Você está aqui: Início / Blog / 5 dicas para identificar uma boa oportunidade de negócios

5 dicas para identificar uma boa oportunidade de negócios

5 dicas para uma boa oportunidade

5 dicas para uma boa oportunidade  – Todos nós que queremos abrir um negócio sabemos que esta não será uma tarefa fácil, ou ao menos deveríamos saber. Ter seu próprio negócio é uma atividade ao mesmo tempo gratificante e desafiadora. Empreendedorismo pode nos realizar, mas às vezes dói muito. Porém, se quisermos fazer da aventura de empreender uma experiência mais gratificante do que dolorida, temos que nos atentar a alguns pontos básicos.

5 dicas para uma boa oportunidade – Escolha do negócio

O primeiro com o qual nos deparamos é a escolha do negócio. Como vamos saber se o que estamos vislumbrando é de fato uma boa oportunidade, ou uma armadilha que nos pode consumir tempo e recursos? Neste artigo trazemos algumas dicas para avaliar uma oportunidade de negócios:

A oportunidade vai criar valor para os possíveis clientes?

Essa é talvez a pergunta mais importante a ser respondida. Se nosso produto ou serviço não oferecer nenhum benefício aos clientes, eles não comprarão. Quando não temos clientes, não temos propósito para nosso empreendimento. Avalir se a oportunidade entrega valor aos seus clientes deve ser o ponto de partida para saber se a oportunidade de negócio é viável.

A oportunidade oferece um bom potencial de lucro ajustado ao risco?

Ninguém quer empreender para depois de realizados todos os esforços iniciais de um negócio chegar a um sucesso pouco recompensador. Empreender é uma atividade trabalhosa, difícil e incerta. Para que possamos aceitar riscos maiores de fracasso, devemos ter possibilidades maiores de ganhos. Esses ganhos também devem ser viáveis em caso de sucesso do empreendimento. Não vamos criar uma empresa para ganharmos menos dinheiro do que poderíamos ganhar trabalhando como funcionários.

Existe uma boa coerência entre as capacidades da equipe de empreendedores com as necessidades do empreendimento?

É muito mais fácil emprender sobre um produto ou serviço nos quais temos conhecimento. Conhecimento técnico e de mercado. Pode parecer tentador e lucrativo abrir uma empresa de alta tecnologia, porém se o time não tiver conhecimento desta tecnologia e do mercado na qual estarão inserindo-a, o empreendimento tem menos chances de sucesso. Este é um dos pontos batidos pela metodologia Effectuation.

O tempo até o empreendimento tornar-se rentável é razoável?

Nós não somos eternos. Não podemos ficar 20 ou 30 anos tentando fazer com que determinado negócio dê certo. Todo empreendedor deve buscar o faturamento o mais rápido possível, e desta forma, tornar seu empreendimento sustentável. Uma boa oportunidade de negócios se mostrará rentável rapidamente.

O projeto é escalavel e passível de financiamento?

Quando estamos falando em abrir um negócio próprio, não se pode deixar de pensar alto. Uma oportunidade de negócios que vai realmente causar um impacto na sociedade, precisa sair da pequena escala. Para isso temos que analisar seu potencial de tornar-se um negócio de grandes proporções já no começo. Também vale-se notar aqui, como vamos conduzir as atividades e o crescimento para conquistar investidores. Um crescimento rápido e expressivo é bastante difícil sem o apoio deles.

1 comentário em “5 dicas para identificar uma boa oportunidade de negócios”