capa-5-vantagens-de-fazer-uma-especializacao-na-area-da-saude

5 vantagens de fazer uma especialização na área da saúde

Tempos atrás, ter o diploma de ensino superior era o suficiente para conquistar uma posição de destaque. Contudo, a realidade atual é outra. Os cursos de especialização deixaram de ser um diferencial e se tornaram pré-requisito para os profissionais que almejam vagas promissoras.

Esse cenário é válido para todos os segmentos, sobretudo para a área de saúde. Os profissionais que atuam nesse mercado sabe da importância de se atualizarem constantemente para, assim, executarem com excelência a sua função. Eles precisam ampliar os conhecimentos e estar a par das tendências, proporcionando um serviço de qualidade.

Além do mais, os profissionais que possuem uma pós conseguem transmitir mais confiança para os pacientes, uma vez que eles têm pleno domínio sobre a atividade que exercem. Não é só isso. O hospital ou clínica também ganha, pois vai ter no seu quadro de efetivos um profissional de referência, que trará novidades do mercado, revolucionando os serviços da instituição.

Esses são apenas alguns prós de se apostar em uma especialização na área da saúde. Listamos 5 vantagens ao longo do post. Quer conhecê-las? Continue a leitura!

1. Adquirir mais habilidades

Ao cursar uma especialização, sem sombra de dúvida, o profissional da saúde desenvolverá novas habilidades e competências, tornando-se mais capacitado para lidar com as demandas diárias. Com uma pós-graduação — seja um MBA, seja uma especialização ou mestrado —, o profissional vai ampliar os seus horizontes, vendo o mundo sob uma nova perspectiva. Isto é, ele sairá da zona de conforto.

Nesse sentido, ele aprenderá novas estratégias e métodos, que vão ser úteis no exercício da função. Dependendo da especialização, você terá mais conhecimentos sobre a gestão como um todo, o que influencia diretamente no sucesso da instituição. Afinal, será possível reavaliar os procedimentos internos, apostando em processos mais efetivos, que vão otimizar o tempo e o trabalho. Em outras palavras, você conseguirá tomar decisões mais assertivas.

Não se esqueça de que uma administração qualificada também melhora a experiência do paciente. Em outras palavras, as competências aprendidas vão aprimorar a organização de forma geral. É importante frisar que, na academia, você conquistará mais saberes científicos, o que aumentará a sua autoconfiança, deixando-o mais confortável para atuar na área com maestria.

2. Ter um leque de possibilidades

Como já dito, ter uma pós-graduação permite ao profissional se tornar um gestor. Saiba, agora, que as possibilidade são bem mais amplas. É possível, por exemplo, ser um decisor político, responsável por examinar a dinâmica do sistema de saúde pública, analisando os devidos efeitos sobre a sociedade. Como é um cargo complexo, exige do profissional competências singulares.

A carreira acadêmica também é uma alternativa, principalmente para aqueles que pensam em começar um mestrado. O educador trará a tona questões sociais, legais e econômicas da área da saúde. Para abordar com propriedade o assunto, ele deve estar antenado às informações, além de adquirir os saberes transmitidos na sala de aula.

Caso você seja do tipo curioso e busca fazer descobertas significativas, é viável tornar-se um pesquisador. Lembre-se de que é por meio das pesquisas que se encontram provas e evidências concretas para aprimorar as políticas públicas e, claro, desenvolver soluções farmacêuticas para doenças em geral.

Essas são apenas algumas das possibilidades. O fato é que o profissional que se especializa na área da saúde tem um vasto leque de escolha — até porque são inúmeros os temas de estudo, como epidemiologia, nutrição, sustentabilidade, gestão em saúde, justiça social e ética, saneamento ambiental, gestão financeira e outros.

3. Aumentar a remuneração

Outro ponto benéfico de realizar uma pós-graduação é a possibilidade de elevar a remuneração. Um profissional com mais conhecimento e bagagem acadêmica, certamente, é valorizado pelo mercado, que carece de especialistas.

Não tenha dúvida, nesse sentido, que o seu currículo será visto com outros olhos pelos recrutadores, que buscam profissionais com aptidões exclusivas. E acredite: a equipe de RH sabe que precisa oferecer uma proposta de salário atrativa, caso contrário não conseguirá fechar um acordo. Ou seja, você terá uma remuneração, possivelmente, bem acima da média.

4. Ampliar a rede de contatos

Uma consequência extremamente vantajosa de fazer uma pós é a possibilidade de aumentar sua rede de contatos durante as aulas, tornando-se uma alternativa para ampliar o networking. Convivendo com profissionais que possuem os mesmos interesses e até mesmo atuam na mesma área, você terá uma excelente oportunidade de trocar experiências e obter dicas para ter êxito na profissão.

Vale destacar ainda que os encontros diários com tais profissionais consistem em uma maneira efetiva de se fazer conhecido no mercado, o que facilita a conquista de uma boa colocação na área. Fazer uma pós-graduação possibilita a criação de vínculos profissionais importantes, dando o devido impulso para você trilhar uma carreira de sucesso.

Você terá uma agenda repleta de nomes relevantes, que podem ser a porta de entrada para uma experiência única. Até porque as indicações são valiosas, uma vez que transmitem mais segurança e credibilidade aos responsáveis pela contratação.

5. Colaborar com a melhoria da saúde

É claro que no decorrer dos anos, o setor de saúde — tanto público quanto privado — no Brasil passou, sim, por avanços. Porém é preciso evoluir muito mais, e o profissional com pós-graduação em saúde possui a responsabilidade de pensar novas estratégias para aprimorar o segmento, independentemente do lugar que esteja.

Lembre-se, nesse contexto, de que você optou por essa área para fazer a diferença. Afinal, tão importante quanto a questão financeira é a realização profissional. Então, saiba que ao realizar um curso extra, você terá a possibilidade de colaborar com o bem-estar da população, aprimorando os processos da saúde no país.

Ter uma especialização na área da saúde tornou-se item indispensável para os profissionais que buscam alcançar posições de destaque no mercado. Por isso, não pense duas vezes para investir em uma pós, que o tornará mais qualificado e capacitado em determinada área, fator que garantirá pontos extras com os recrutadores.

Quer conhecer melhor as propostas dessa área ou esclarecer algumas dúvidas? Que tal, então, entrar em contato conosco? Será uma satisfação atendê-lo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.