6 características de um funcionário proativo

6 Características de um funcionário proativo

Funcionários proativos são parte essencial de um mundo corporativo onde as equipes estão cada vez mais enxutas e exigentes com a qualidade da mão de obra de seus funcionários, isso gera uma demanda muito maior por pessoas capazes e que sejam produtivas o suficiente para dar conta de uma alta demanda de trabalho.

No entanto, tomar decisões corretas e se antecipar às possíveis demandas exige que o profissional esteja preparado e atento a todas as situações, de modo que se possa adquirir conhecimento, experiência e informações que o favoreçam diante de situações de crise, e é isso que define um profissional proativo.

Na contramão destas características existe o perfil reativo, bem diferente do colaborador que tem visão sistêmica. Esse segundo tipo de profissional é aquele que espera as coisas acontecerem para só então solucionar o problema, esse tipo de atitude é fortemente desaconselhada, no entanto, nem todas as pessoas são proativas natas, mas isso não é o fim de sua carreira profissional, isso é uma prática constante e diária que exige dedicação, confira aqui dicas de como se tornar o profissional que se destaca diante dos demais:

1. Trabalhar como se fosse seu próprio negócio

Pessoas proativas enxergam sempre o trabalho como sendo seu, possuindo um perfil empreendedor mesmo numa estrutura organizacional, um proativo têm uma forte crença em suas próprias capacidades. Ao mesmo tempo, reconhecem suas fraquezas de forma crítica e honesta, buscando aprimorar seus pontos fracos.

2 – Visão de futuro

Também é essencial e um princípio fundamental, observar, executar e prestar mais atenção. Proativos vivem o hoje, mas sem esquecer do amanhã, pensam sempre na frente, orientam-se pelo longo prazo, desta forma todo seu trabalho é executado buscando um objetivo e o tornando mais eficiente.

3. Iniciativa

Se interessar, “vestir a camisa da empresa” e torcer pelo seu desenvolvimento, fazendo o máximo para que isso aconteça, impossível existir proatividade pessoal sem tomada de iniciativa e antecipação prévia. Proativos iniciam e terminam o que começaram.

4. Encontrar atalhos e soluções

Pense sempre que se existem maneiras melhores de se fazer o trabalho faça desta forma, tudo deve ser executado de forma mais rápida, mais fácil, e com menor custo. Evite se acomodar a situações e execuções que você acredita que não estejam funcionando, proativos fazem acontecer, não se limitam aos acontecimentos, além de não se deixar intimidar diante das dificuldades e dos obstáculos, use esses acontecimentos para avançar e melhorar.

5. Conhecimento sobre os membros que compõe toda a equipe

Se atente para não exagerar em comportamentos arrogantes e não escutar opiniões de outras pessoas, você não está sempre certo e esse tipo de comportamento pode ser confundido com alguém arrogante, prepotente ou antipático, indivíduos de iniciativa atuam de forma conectada com as pessoas, valorizando parcerias e redes de relacionamento. A proatividade é uma prática social, ninguém é proativo sozinho.

6. Foco no que pode resolver

Não deixe que as preocupações fora do seu círculo de influência o desanimar, centre seus esforços e energia no que podem modificar e se dedique inteiramente a aquilo que está encarregados.

Dos líderes aos funcionários de maior ou menor hierarquia, é essencial que toda equipe tenha e mostre sempre esta veia proativa em seu trabalho diário, além de buscar pelas melhorias sugeridas para esse aperfeiçoamento é essencial estar aberto a colaborar com as melhorias contínuas, a observar o ambiente de trabalho de forma mais sistêmica, vendo onde a organização pode melhorar, onde existem novas oportunidades de crescimento e também identificando os possíveis focos de problemas que o negócio pode ter caso não se antecipe e faça algo a respeito.

Essa ideologia é a aplicada nos cursos de certificação Six Sigma da Escola EDTI, saiba mais acessando aqui.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *