7 livros para você entender variação

7 livros para entender variação

Uma das seis habilidades mais importantes para se realizar projetos de melhoria é o entendimento da variação. Entendê-la é fundamental para respondermos a segunda pergunta do Modelo de Melhoria, “como saberemos se a mudança é uma melhoria?”, provando que a mudança foi uma melhoria.

Muitas equipes, porém, confundem-se na hora de responder tal questão, pois não conseguem separar a variação comum ao processo com a variação de causa especial. É comum, principalmente na área de vendas, equipes comemorarem quando obtém um resultado maior que o mês anterior, aborrecer-se quando este é menor, e criar teorias para explicar estas variações. Este tipo de comportamento é extremamente perigoso, pois pode referendar mudanças que não trouxeram benefício nenhum. Podem também, estimular a promoção de indivíduos que em nada contribuíram para melhorar as vendas, indivíduos que somente se aproveitaram da incapacidade da sua gerência em lidar com os dados.

Mas, qual é a melhor maneira de se aprender a lidar com dados? A melhor maneira em minha opinião é fazendo um curso de Estatística Aplicada. Sugiro um curso de Six Sigma ou um curso de Modelagem Estatística. Caso não tenha tempo, ou disponibilidade para fazer o curso, minha sugestão é recorrer aos livros. Há ótimos livros sobre este assunto, alguns muito prazerosos de ler. Neste artigo, preparamos uma seleção de alguns deles.

 7 livros para entender variaçãoA lógica do Cisne Negro – Nassim Nicholas Taleb 
 Iludidos pelo Acaso – Nassim Nicholas Taleb 
 Antifrágil – Nassim Nicholas Taleb 
 O Andar do Bêbado – Leonard Mlodinow 

 
Fora de Série – Outliers – Malcolm Gladwell  
 O Sinal e o Ruído – Nate Silver 
Uma Senhora Toma Chá – Como a Estatística Revolucionou a Ciência no Século XX – David Salsburg 

Boa leitura e aproveitem. Qualquer dúvida, comentário ou sugestão, nos escrevam ([email protected])

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *