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Lean Inception: o que é, como fazer e quais são as etapas?

Lean Inception pode ser a metodologia ideal para times que precisam alinhar ideias e definir com clareza o que deve estar na versão de lançamento de um produto. 

Quando há muitas opiniões e pouco foco, ela oferece um caminho estruturado e colaborativo para tomar decisões mais rápidas e acertadas. 

Neste artigo, você vai descobrir como aplicar essa abordagem na prática.

lean inception

O que é Lean Inception?

Lean Inception é uma metodologia ágil usada para alinhar times na criação de produtos, combinando Design Thinking e Lean Startup. 

Criada pelo consultor Thoughtworks no Brasil e cofundador da Agile Brazil, Paulo Caroli, o framework é uma das bases para o desenvolvimento de um MVP, o Mínimo Produto Viável.

Profissional com larga experiência em projetos, Caroli percebeu que, na maioria deles, perdia-se muito tempo na fase de Inception, dentro do modelo Rational Unified Process (RUP).

Foi então que, em 2003, ele decidiu que o foco seria única e exclusivamente no MVP, deixando todo resto para as etapas subsequentes do RUP — Elaboration, Construction e Transition.

De acordo com a proposta do Lean Inception, define-se o MVP em uma semana.

Isso ocorre por meio de dinâmicas colaborativas, facilitando decisões rápidas, alinhamento de expectativas e foco no que realmente gera valor para o usuário.

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Quando fazer uma Lean Inception?

Desenvolver um produto ou software do zero exige técnicas específicas.

Um deles é a Lean Inception, recomendada em momentos específicos do ciclo de vida de um produto

Um bom momento para realizá-la é no início de um novo projeto, quando ainda não há clareza sobre o escopo ou as funcionalidades prioritárias. 

Ela ajuda a equipe a alinhar expectativas e definir um plano inicial que atenda às necessidades dos usuários.

Também é interessante aplicar a Lean Inception quando há muitas ideias, mas pouca clareza sobre por onde começar. 

Ela funciona bem quando diferentes stakeholders têm visões divergentes sobre o que deve ser feito, em razão do processo colaborativo que ajuda a chegar a um consenso. 

Assim, todos compartilham o mesmo entendimento antes de avançar com o desenvolvimento, evitando divergências futuras e retrabalho.

Etapas da Lean Inception

Se seguidas à risca, as etapas da Lean Inception garantem o desenvolvimento de um MVP funcional, pronto para ser levado aos primeiros testes. 

Confira como cada uma delas se desenrola.

Alinhamento

A primeira etapa é para garantir que todos estejam com o mesmo entendimento sobre o propósito do produto

É o momento de reunir o time para conversar sobre objetivos, contextos e expectativas, de modo que todos saibam de onde vêm e para onde vão.

Visão do Produto

Aqui o grupo discute o que se quer alcançar com o produto. 

A visão ajuda a guiar as decisões nas próximas etapas e traz clareza sobre o que está sendo construído.

Personas

Neste momento, o time define quem vai usar o produto. 

São criados perfis que representam os diferentes tipos de usuários, ajudando a pensar nas necessidades reais das pessoas.

Jornada do Usuário

A jornada é o caminho que uma pessoa percorre ao usar o produto. 

Ao mapeá-la, a equipe de desenvolvimento pode visualizar as ações e os pontos de contato, desde o início até o fim da experiência.

Features

Com base na jornada, o time discute quais funcionalidades poderiam ser criadas para ajudar os usuários. 

O objetivo aqui é levantar ideias sem se preocupar, ainda, com a ordem ou prioridade.

Priorização

Depois de listar as funcionalidades, o grupo discute o quanto cada uma pode ajudar e o quanto demandaria de trabalho. 

Essa análise ajuda a entender o que pode ser feito primeiro.

Sequência Técnica

Com base no que foi discutido antes, o time organiza as funcionalidades em uma sequência que faça sentido do ponto de vista técnico, prevendo o que precisa ser feito primeiro antes de avançar às próximas etapas.

lean inception

MVP (Produto Mínimo Viável)

A etapa final é definir o MVP — a menor versão do produto que pode ser lançada para testar hipóteses e começar a gerar aprendizado. 

O objetivo é colocar algo no ar que já dê a ideia do produto final, mesmo que de forma simples.

Conclusão

De certa forma, a Lean Inception é como um “atalho” no desenvolvimento de produtos porque foca na criação de um MVP funcional.

Assim, perde-se menos tempo nas etapas subsequentes, por meio de testes e provas com a versão funcional daquilo que será desenvolvido no futuro.

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