Você está aqui: Início / Blog / Aprenda a selecionar projetos de sucesso através de 12 perguntas!

Aprenda a selecionar projetos de sucesso através de 12 perguntas!

Um ponto crucial para o sucesso de qualquer projetos Seis Sigma é a seleção de bons projetos. Pessoas com experiência na realização de projetos de melhoria investem um bom tempo na seleção e priorização de possíveis projetos de maneira a otimizar os ganhos globais das ondas de melhorias.

Durante nossos mais de 20 anos de experiência desenvolvemos um check-list com 12 perguntas que nos auxiliam a definir se um projeto é ou não adequado.

Confira a seguir!

eBook: Como é o GREEN BELT da Escola EDTI na visão de seus alunos?

Entrevistamos três alunos que dividiram sua trajetória ao longo desse processo, desde a decisão de se tornar um Green Belt, até a experiência ao longo das aulas. Escolher uma instituição de ensino adequada é primordial para uma experiência completa de aprendizado, não basta tomar a decisão de realizar cursos para se destacar se isso não gerar, de fato, conhecimento ao aluno.

Capa eBook: Como é o GREEN BELT da Escola EDTI na visão de seus alunos?

1. Existem soluções conhecidas para o problema?

Se a resposta é SIM, esse não é um projeto de melhoria. Implemente a solução conhecida. Nesse caso, use a fase I do roteiro EDTI para realizar a implementação.

Se a resposta é NÃO, considere este como um projeto em potencial.

2. Os objetivos do projeto estão alinhados com objetivos estratégicos da organização?

Se a resposta é SIM, siga em frente.

Se a resposta é NÃO, há um alto risco do projeto não ter os recursos necessários ($, tempo, patrocínio) para ser completado com sucesso.

3. O resultado da ação de melhoria pode ser mensurado financeiramente?

Se a resposta é SIM, siga em frente

Se a resposta é NÃO, siga em frente se o critério de ganho financeiro não for importante para esse projeto

4. Há dados disponíveis para avaliar a magnitude do problema?

Se a resposta é SIM, siga em frente.

Se a resposta é NÃO, considere o esforço necessário para conseguir os dados.

5. O projeto é para lidar como uma causa especial?

Se a resposta é SIM, então quase certamente não  é um bom projeto de melhoria.

Se a resposta é NÃO siga em frente.

6. O projeto pode ser completado em 4 meses ou menos?

Se a resposta é SIM, siga em frente.

Se a resposta é NÃO, considere reduzir o escopo do projeto ou o dividir em dois ou mais projetos

7. O processo ou organizações onde as melhorias deverão ser feitas estão em mudança ou transformação?

Se a resposta é SIM há um risco na condução do projeto, pois outras mudanças podem impactar de forma positiva o projeto (e aí ficará difícil separar o efeito do projeto de outras mudanças sendo feitas) ou de forma negativa, até inviabilizando o projeto.

Se a resposta é NÃO siga em frente.

8. Os processos que geram o problema são realizados com frequência?

Se a resposta é SIM, siga em frente.

Se a resposta é NÃO, há um alto risco de não se conseguir medir o impacto de mudanças realizadas.

9. As mudanças a serem feitas necessitam de aprovação do cliente?

Se a resposta é SIM, avalie se o projeto deve ser realizado. Muitas vezes o cliente demora muito para aprovar uma mudança, e para aprovar ele requer que boa parte do ganho financeiro do projeto lhe seja repassado.

Se a resposta é NÃO, siga em frente.

10. Há pessoas com tempo disponível para realizar o projeto?

Se a resposta é SIM, siga em frente.

Se a resposta é NÃO, aborte. Projetos de melhoria não devem ser feitos quando “der tempo”.

11. O patrocinador e a equipe têm autonomias para realizar as mudanças que se fizerem necessárias?

Se a resposta é SIM, siga em frente.

Se a resposta é NÃO, negocie essa autonomia antes. Faça uma análise dos stakholderes e estabeleça uma estratégia para lidar com as dificuldades que se apresentarão no decorrer do projeto e decida se o projeto deve ser realizado agora.

Usando essas 12 perguntas nós acreditamos que você conseguirá escolher os projetos de melhoria corretos para sua empresa! Para continuar aprendendo, não perca tempo! Se inscreva agora em um de nossos cursos de certificação Seis Sigma.

Faça sua inscrição nos links a seguir: Green Belt/Black Belt.