Aprenda como informatizar seu consultório médico

Atualmente, a informatização de processos é uma realidade da maioria dos negócios, incluindo as clínicas e consultórios de saúde. O uso de um software de gestão médica está se tornando cada vez mais popular entre os profissionais da área que buscam agilidade e organização dos processos.

A informatização e o uso de novas tecnologias facilitam o trabalho de toda a equipe de saúde, otimizam o tempo dos profissionais e possibilitam um atendimento com maior qualidade para os pacientes.

Por isso, no post de hoje, trazemos algumas dicas de como informatizar seu consultório médico. Acompanhe!

1. Invista em um software de gestão

O primeiro passo na informatização do consultório é implementar um software de gestão médica. Especialmente criado para clínicas e consultórios, esse programa utiliza-se de tecnologias para armazenamento, organização e compartilhamento das informações de saúde.

O programa garante que todos os dados do consultório e dos pacientes sejam guardados com segurança e possam ser acessados de forma prática e rápida pelos profissionais de saúde.

Os benefícios do uso de um software de gestão são:

acesso imediato a todas as informações necessárias do paciente em um só lugar;
liberação de espaço físico no consultório, antes usado para o armazenamento de agendas e prontuários;
mais praticidade e rapidez para realizar as tarefas cotidianas do consultório.

2. Escolha o software com cuidado

A escolha do programa de gestão para o consultório deve ser feita com cautela, levando em consideração as características de atendimento e dos pacientes, para que se busquem tecnologias que atendam a essas necessidades específicas.

Alguns dos principais pontos que você deve considerar nessa escolha são:

Integração com outros sistemas: o sistema escolhido deve ser integrado a outros sistemas já existentes, o que possibilita o compartilhamento e a replicação de dados.
Suporte oferecido: o sistema deve contar com um bom suporte, que vai além da manutenção e correção de falhas eventuais, e que esteja disponível a todo o momento.
Armazenamento de dados na nuvem: o sistema deve trabalhar guardando os dados em nuvem. Esse tipo de armazenamento gera maior segurança e agilidade de acesso.
Facilidade de uso: é importante buscar sistemas que sejam intuitivos e facilmente aprendidos pela equipe.
Gestão financeira: sistemas de gestão completos contam com ferramentas de controle e organização do fluxo de caixa.

3. Treine a sua equipe

Um bom treinamento é essencial para que a equipe se familiarize com o novo sistema de gestão e outras tecnologias de informatização implantadas no consultório. A equipe bem preparada se sente parte do processo de mudança do consultório.

Por isso, priorize as empresas que oferecem também o treinamento, com enfoque para o uso no dia a dia e principais dúvidas de manuseio. Todos devem ser capacitados: profissionais de saúde que atendem no consultório, assistentes, secretárias, recepcionistas.

Alguns funcionários podem se mostrar resistentes às novas tecnologias, principalmente os mais antigos e acostumados com o uso de papel e equipamentos tradicionais. Treiná-los adequadamente é a melhor forma de abrir as portas para a aceitação e o uso dos instrumentos de informatização.

4. Utilize a tecnologia de laudo a distância

A informatização do consultório permite a utilização da tecnologia de laudo a distância. O médico realiza um exame de imagem ou traçado no consultório e o envia ao especialista na área por meio do sistema informatizado. O especialista analisa, faz o laudo do exame e o envia de volta para o médico que o solicitou.

Dessa forma, não é necessário que especialista e paciente estejam no mesmo ambiente. Os laudos são emitidos de forma mais rápida, sem que o cliente tenha que comparecer a diferentes consultórios e clínicas, beneficiando todos os envolvidos.

Alguns exemplos de emissão de laudos a distância são:

laudos de imagem à distância (raio-X, tomografia, ultrassom), enviados para o radiologista;
laudos de eletrocardiograma (ECG) à distância, enviados para o cardiologista;
laudos de imagens de possíveis problemas de pele, enviados para o dermatologista.

5. Busque a automação de processos

Uma das maiores vantagens de informatizar o consultório é a possibilidade de automação de processos. Ela ajuda a diminuir a carga de trabalho para a equipe e torna os processos mais ágeis, além de evitar o retrabalho.

A agilidade trazida pelas tecnologias permite que os profissionais de saúde dediquem mais tempo ao cuidado direto do paciente.

Alguns exemplos de automatização dos processos no consultório são:

agendamento e cancelamento de consultas automatizados (online);
envio de mensagens automáticas para os pacientes para lembrar e confirmar as consultas;
customização dos prontuários eletrônicos, com um modelo para inclusão das informações;
controle de estoque com pedidos de material automáticos periódicos.

Processos automatizados ajudam na organização e reestruturação da equipe, o que traz um melhor atendimento para os pacientes. O tempo desocupado ou improdutivo diminui e os profissionais podem trabalhar com mais calma e atenção.

6. Use e abuse da mobilidade

A mobilidade em saúde permite o acesso às informações do paciente mesmo fora do ambiente de trabalho. Muitos softwares de gestão possuem interface para dispositivos móveis, de forma que o profissional se intera sobre o paciente em qualquer lugar e hora, desde que tenha acesso à internet.

Isso é muito vantajoso, pois permite que o profissional tome decisões fora do local de trabalho, por exemplo, se um paciente ligar informando um problema de saúde.

A mobilidade pode ser utilizada também para que o médico ou enfermeiro se prepare para o atendimento dos pacientes do dia seguinte antes de voltar para o consultório.

Assim, o profissional tem mais organização e controle de sua agenda, e pode balancear sua vida profissional e pessoal. Além disso, ajuda a reduzir os atrasos e, consequentemente, a insatisfação dos pacientes do consultório.

A informatização do consultório é um processo que exige tempo e dedicação da equipe do local, mas que vai trazer diversos benefícios tanto para o atendimento quanto para os profissionais e os pacientes.

Informatize seu consultório o quanto antes e esteja em dia com as novidades tecnológicas do mercado.
Gostou de saber sobre como informatizar seu consultório médico? Tem alguma sugestão ou dúvida? Então, compartilhe sua opinião conosco aqui nos comentários!​

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *