Aspectos da Gestão da Melhoria

Aspectos da Gestão da Melhoria

Aspectos da gestão

Aspectos da gestão  – Técnicas estatísticas, incluindo o controle estatístico do processo e o planejamento de experimentos, além de ferramentas para resolução de problemas, são técnicas básicas para o controle e melhoria da qualidade nas organizações. Porém, para serem utilizadas de maneira eficiente, estas técnicas devem fazer parte do sistema de gestão da empresa.

O sistema de gestão de uma organização deve ser organizado para garantir que a melhoria da qualidade seja parte da filosofia central da empresa. Para ter sucesso na implantação e gestão da qualidade, a empresa deverá se preocupar com três atividades: planejamento da qualidade, garantia da qualidade e controle e melhoria da qualidade.

Planejamento da qualidade

Planejamento da qualidade é uma atividade estratégica e vital para que a empresa garanta um sucesso duradouro nos seus negócios. É uma atividade tão importante quanto planejar o desenvolvimento de produtos, as finanças, o marketing e o planejamento da utilização dos recursos humanos. Sem um planejamento estratégico da qualidade, uma enorme quantidade de tempo, dinheiro e esforço será perdida pela organização ao lidar com projetos ruins, defeitos de manufatura, falhas em campo e reclamações dos clientes. O planejamento da qualidade envolve identificar os clientes, tantos os internos como os externos, e suas necessidades. Após, a empresa deverá trabalhar para que as necessidades identificadas sejam atendidas e superadas. Para isto, planejar as ações da qualidade é uma etapa fundamental.

Garantia da qualidade

Garantia da qualidade é o nome dado ao conjunto de atividades que visa garantir que os níveis de qualidade dos seus produtos e serviços estejam de acordo e que os problemas relativos à qualidade dos seus clientes e fornecedores sejam resolvidos de maneira apropriada. A documentação do sistema da qualidade é um componente importante para isto. Esta documentação deverá envolver quatro componentes política, procedimentos, instruções de trabalho e registros. A política lida com o que deve ser feito e porquê. Os procedimentos focam nos métodos e nas pessoas que vão implementar a política. Instruções de trabalho são orientadas ao produto, departamento, ferramenta ou máquina. E os registros são uma maneira de se documentar as políticas, os procedimentos e as instruções de trabalho que foram seguidas. Registros também são utilizados para rastrear determinadas unidades ou lotes de produtos e, se necessário para recalls de produto.

Controle e melhoria da qualidade

Controle e melhoria da qualidade é o nome dado ao conjunto de atividades que garantem que os produtos e serviços alcancem as necessidades dos clientes e sejam melhorados de maneira continua. Como a variabilidade é a maior fonte de problemas na qualidade, as técnicas estatísticas são as principais ferramentas para o controle e melhoria da qualidade. A melhoria da qualidade é alcançada de projeto em projeto. Estes projetos envolvem equipes com grande conhecimento e experiência na utilização dos métodos estatísticos. Os projetos de melhoria devem ser selecionados de maneira cuidadosa, pois todo projeto deve ter um impacto significativo nas metas do negócios.

Por meio destas três técnicas fundamentais, sua empresa certamente irá conseguir emplacar a melhoria dos processos de negócios em todos os seus processos. Se quiser conhecer como implementá-las, venham fazer o nosso Green Belt.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *