Qual certificação Six-Sigma é mais adequada à você?

Qual a diferença entre cada certificação Six Sigma?

Com o crescente número de empresas que utilizam a Certificação Six Sigma, aumenta a curiosidade dos profissionais em saber quais as diferenças entre as certificações Black Belt, Green Belt e Yellow Belt. As dúvidas são grandes e as pessoas se perguntam: faço um curso Green Belt ou um White Belt? Há uma escala crescente de habilidades? Qual certificação Six Sigma é a mais adequada para o meu caso? Se você já fez alguma dessas perguntas ou quer saber mais sobre cada tipo de certificação, confira as explicações a seguir.

Certificação Six-Sigma Yellow Belt

Essa certificação é adequada para os profissionais que realizam projetos de baixa complexidade, ou seja, seus projetos não dependerão de um grande número de interações com outros processos e departamentos da empresa. Esses projetos também possuem a característica de terem rápida implementação, com prazos que não ultrapassam dois meses.

Certificação Six-Sigma Green Belt

Quem faz o curso Green Belt e obtém essa certificação realiza projetos de melhoria com grau de complexidade média. Esses profissionais são orientados pelos black belts na condução de seus projetos. Para ser Green Belt, é necessário ter o domínio completo de conceitos importantes do Six Sigma, por exemplo, conhecer o que é um sistema, um processo e as técnicas e métodos na realização das melhorias.

Geralmente, profissionais que fazem o curso Green Belt e recebem esse certificado continuam a desempenhar o trabalho de rotina ao mesmo tempo que desenvolvem projetos de melhoria. Temos percebido nos dias de hoje, pela grande necessidade de redução de custos e pelo entendimento da alta direção de que a melhoria é função de todos, que existe uma procura cada vez maior por colaboradores com a certificação Green Belt.

Certificação Six-Sigma Black Belt

Utilizado originalmente na Motorola, no despertar do Six Sigma, o termo Black Belt nasceu para classificar alguém que orientava ou liderava uma equipe de melhoria Six Sigma. Os Black Belts geralmente eram treinados por várias semanas para analisar processos e conduzir equipes, desenvolvendo importantes habilidades nesse período.

Para empresas da área técnica e de manufatura, o treinamento dos Black Belts incluía uma sólida dose de ferramentas estatísticas como amostragem, análise multivariada e planejamento de experimentos. Já para as empresas de áreas relacionadas a serviços e a negócios, uma menor ênfase era dada a elas, pois se priorizava o mapeamento e a análise de processos, além da utilização de algumas ferramentas como o diagrama causa-efeito, os histogramas e os gráficos de Pareto.

Além dos conhecimentos do Green Belt, o Black Belt precisa ser capaz de identificar melhorias e formar recursos para que elas aconteçam. Esse profissional também é designado para orientar os Green Belts a realizarem seus projetos, além de ser o responsável por elucidar as dúvidas na metodologia Six Sigma dentro da empresa.

Master Black Belt

O Master Black Belt é alguém que geralmente recebeu um profundo treinamento em ferramentas estatísticas e de melhoria de processos. Ele exerce um papel semelhante ao do Black Belt, mas trabalha com um número maior de equipes. Normalmente, Master Black Belts já gerenciaram com sucesso várias equipes de melhoria e, dessa forma, possuem uma vasta experiência acumulada. Em algumas empresas, os Master Black Belts atuam como consultores em gerenciamento de mudanças junto ao conselho administrativo e a outros gerentes.

Em determinadas companhias, os Black Belts e especialmente os Master Black Belts ocupam funções nas quais se dedicam ao Six Sigma em tempo integral. Nesses casos, espera-se que eles orientem vários times de melhoria de uma só vez. Frequentemente há a expectativa de que os Black Belts concluam um certo número de melhorias de processo em um determinado tempo ou economizem um volume financeiro “X” por meio da redução de defeitos ou pela criação de novos processos.

Uma definição precisa do trabalho dos Black Belts e dos Master Black Belts pode variar conforme as necessidades da organização e do estágio de desenvolvimento em que ela se encontra, indo de funcional completa para a totalmente projetizada.

Agora que você já sabe a diferença entre cada Certificação Six Sigma e o que se espera de cada profissional, escolha para começar, o curso (Yellow Belt, Green Belt, Black Belt) que se adequa melhor à necessidade e à posição que você ocupa hoje na empresa onde atua. Se desejar, tire suas dúvidas!

Certificação Six Sigma

Dica de leitura

No dia a dia de uma empresa, é preciso acompanhar uma série de acontecimentos. Ao distribuir competências, o responsável por uma área ou um projeto otimiza os recursos, como força de trabalho e tempo. Como um projeto precisa ter começo, meio e fim, a ferramenta 5W2H ,que é muito útil na delegação de tarefas, se adapta perfeitamente a essa característica.

Caso queira saber mais de como gerir projetos com maior eficiencia, conheça mais sobre 5W2H e suas contribuições

44 respostas
  1. Roberto Juriate says:

    Srs, Bom dia !!

    Gostaria de iniciar o processo de certificação em green belt.

    Podem me informar qual é o melhor caminho ??

    Grato,

    Eng. Roberto Juriate

  2. Marcelo says:

    Um bom começo é escolher em qual escola você fará a certificação. Procure pela reputação dos professores e coordenadores do curso. Isso certamente dirá sobre a qualidade do curso.
    Um abraço,
    Prof. Marcelo

  3. Marcelo says:

    Oi Vinicius,

    Recomendo a Escola EDTI, pois é uma entidade com muita experiência no assunto.

    O prof Ademir Petenate, nosso presidente, criou e coordena o curso de Green Belt e Black Belt da Unicamp, uma das mais importantes universidades da America Latina;
    Nossa equipe tem mais de 30 anos de experiência em projetos de melhoria.

    Se quiser conhecer mais sobre nossa metodologia, faça o downalod gratuito de nossa apostila de Green Belt no link http://mkt.escolaedti.com.br/apostila-green-belt.

    Um abraço,

  4. Sandro carmona says:

    Boa noite Prof Marcelo , eu gostaria de saber , se para um profissional da área comercial é importante é bem visto no curriculum ter a certificação gerente belt
    Att

  5. Marcelo says:

    Bom dia Sandro, todos os departamentos são organizados por processos e melhora-los, no caso comercial, significa ter um menor custo de aquisição de clientes e maior taxa de fechamento.
    Com as ferramentas da metodologia 6-sigma você conseguir;a desenvolver projetos para atingir esses objetivos!
    Um abraço

  6. Flávio Silveira says:

    Olá Prof. Marcelo. Eu vi o material do curso de Green Belt e honestamente como sou da área de serviços, mais especificamente da área de qualidade no atendimento e relacionamento com clientes achei um pouco técnico e estatístico demais. Me pareceu muito mais voltado para qualidade de produção. Existe uma customização especifica para minha área? Como gestor devo começar em qual Yellow, Green , Black?

  7. Marcelo says:

    Caro Flávio,
    O início dos programas de 6-sigma (yellow, greeen, e black belt) foi na melhoria de produção, mais especificamente na produção.
    Mas desde de os anos 2000, vemos essa metodologia sendo aplicada cada vez mais em serviços, pois suas ferramentas ajudam a melhorar processos, a maneira pela qual todas as organizações e departamentos são estruturados.
    Nós, do grupo EDTI, temos aplicado treinamentos e consultorias de 6-sigma em diversas empresas de serviços, tais como Itau-Unibanco, Unimed, CpqD e mesmo em indústrias, as aplicações nos processos administrativos tem crescido exponencialmente.
    Acredito que para você um bom início nessa metodologia seja a certificação Green Belt!
    Abraços

  8. Cristian Silvestre says:

    Olá, Marcelo! Gostaria de saber se é necessário ter experiência profissional para ser apto a ter uma certificação oficial Black Belt, ou é possível se tornar apto apenas fazendo um treinamento específico. Caso seja possível candidatar-se à certificação Black Belt apenas com experiência acadêmica, você teria algum centro de treinamento que me recomendaria? Abraço!

  9. Letícia Prim Medeiros says:

    Olá boa noite! Uma dúvida, tem algum requisito para tirar green, black ou master ? Por exemplo: para tirar a certificação de green precisa-se do yellow. Para tirar o black precisa do green e assim por diante?
    Ou a pessoa já pode tirar o green ou black ?

  10. Evandro says:

    Gostaria de saber onde é aplicado o exame para tirar a certificação, ou apenas participar do curso.

  11. Alexandre Andrade says:

    Caro Marcelo,

    Sou engenheiro civil, gerente de projetos pelo IPMA. Onde os conhecimentos do six-sigma pode se encaixar nas áreas de conhecimento da gestão de projetos?

  12. Marcelo says:

    Olá Alexandre,

    Na minha visão, gerenciamento de projetos e 6-sigma (gerenciamento de projetos de melhoria) são complementares e possuem grande sinergia.

    Em projetos de melhoria (6-sigma ou outra metodologia similar) ainda não sabemos qual a solução para o problema e precisamos de ferramentas que nos ajudem a identificar as “causas-raízes” do problema (fluxograma, análise de desperdícios, experimentação planejada (DoE), técnicas de análise de dados). Depois de identificada para mudança que será implementada partimos para a gestão dessa implementação.

    Apesar do 6-sigma tratar do assunto de implementação, ele é um tanto superficial se comparada ao conhecimento adquirido em um curso de gestão de projetos.

    Um abraço,

  13. Evandro says:

    Bom dia!
    Como faço para investir na carreira six-sigma? Tenho que fazer um curso? Posso tentar a certificação direto? Qual instituição aplica o teste da certificação? Tenho que comprovar algum projeto desenvolvido?
    Obrigado pela atenção.

  14. Gabriel Lippi says:

    Bom dia Marcelo, tenho 19 anos e estou no 3° semestre do curso de Engenharia Mecânica. Ainda não trabalho em uma área de projetos, porém a empresa em que trabalho incentiva (inclusive financeiramente) certificações.. Gostaria de saber qual o mais adequado para o meu perfil. Obrigado

  15. Marcelo says:

    Evandro,
    Sugiro que como primeiro passo faça nosso curso gratuito de certificação White Belt (www.escolaedti.com.br/white-belt/).
    Abraços

  16. Marcelo says:

    Oi Evandro,
    Se fizer o curso com a Escola EDTI a avaliação de certificação é realizada no último dia de aula.
    Você pode realizá-la online ou no local do curso, dependendo da modalidade de curso em que você estiver matriculado.
    Abraços

  17. Marcelo says:

    Oi Letícia,
    A pessoa pode tirar o Black Belt diretamente. Para isso ela passará por um treinamento com carga horária de 100 horas, onde as ferramentas do Yellow Belt e Green Belt j;a estarão inseridas.
    Abraços,

  18. Marcelo says:

    Oi Gabriel,
    Acredito que o melhor seja realziar a certificação Green Belt, onde você terá uma arsenal de ferramentas para realizar melhorias e gerar resultados em sua organização.
    Um abraço,

  19. Marcelo says:

    Oi Cristian,
    O conteúdo é todo passado durante o curso e realizamos um projeto simulado dentro da aula para que você tenha um modelo para aplicação.
    Com certeza, como todo conhecimento, a experiência faz com que você tenha uma velocidade de implementação maior.
    É similar a praticar algum esporte. Durante o treinamento desenvolvemos todos as habilidade, mas é preciso jogar para conseguir ter a experiência adequada.
    Como estidade, recomendo a Escola EDTI, que é comandada pela mesma equipe que coordena os curso de 6-sigma da Unicamp desde de 2000.
    Um abraço,

  20. Marcelo Oliveira says:

    Bom dia,
    Tenho uma empresa de consultoria em Engeharia Mecânica e Inspeção. Posso tirar direto a certificação Black Belt e atuar como consultor para os clientes que já atendo, mesmo sendo de segmentos economicos variados?

  21. Fernando says:

    Marcelo trabalho em uma empresa de telecomunicações na área de planejamento de redes de transporte. Planejo o crescimento da rede de acordo com as demandas que recebo de outras areas como exemplo: links de clientes vendido pela area ďe atacadoáreas na empresa, links de rede ip, regionais etc. Fiz o treinando yellow belt mas não consigo identificar algum projeto na Minha área. O projeto deve ser desenvolvido apenas para otimizar processos ou pode ser baseado em uma melhoria de rede por exemplo…tenho uma rede onde meu cabo de fibra optica passa por uma determinada região que ocorrem furtos constantes paralisando a rede. Posso desenvolver um projeto alterando o caminho do cabo para aumentar a disponibilidade da rede? Mesmo que isso envolva custo? Poderia me dar um help? Obrigado

  22. Marcelo says:

    Oi Fernando, você pode elabora um projeto com o objetivo de reduzir furtos. A primeira ideia de mudança você já tem, que é alterar o caminho. Com o curso de Green Belt você irá aprender ferramentas para conseguir enxergar outras mudanças.
    Por exemplo, será que o furto depende da localização? Depende do tipo de rede? Esses aprendizados irão direcionar o desenvolvimentos das mudanças para resolver seu problema.

    Abraços

  23. Bruno says:

    Prezado professor Marcelo, boa tarde.
    Estou procurando emprego, e hoje me deparei com essas informações. Achei bem interessante, e que realmente poderiam agregar positivamente meu currículo. No entanto, assim como os demais, tenho a dúvida de qual certificação eu poderia realizar. Tenho formação em computação, MBA gerenciamento de projetos. Acredito, pelo que li, que seja o green belt, mas gostaria de saber a sua opinião por gentileza.
    E se for possível, por favor, gostaria de saber se é possível realizar algum curso online, e qual seria o valor da certificação.
    Muito obrigado pela atenção.
    Abraços.

  24. Leonardo says:

    Caro Marcelo,

    A prova que você citou, realizada no último dia do curso, emite um certificado de comprovação do treinamento ou ela me torna um certificado Green Belt?

    A prova de certificação está inclusa no curso, ou é a parte?

    Estou questionando, porque a prova não aparece na ementa do curso.

    Obrigado.

  25. Alexandre Costa says:

    Caro Marcelo,

    Qual seria a melhor ou mais adequada certificação para quem atua com Coordenação ou Gerência de Marketing?

    Obrigado.

    Abraço.

  26. Marcelo says:

    Oi, Leonardo.

    O certificado é uma comprovação de que você fez curso e também a certificação de que agora você é um profissional Green Belt.

    A prova está inclusa no curso.

    Um abraço,
    Marcelo.

  27. Marcelo says:

    Oi, Mario.

    O certificado é reconhecido e respeitado em todo território nacional. O reconhecimento internacional depende do país onde você deseja que o seja. Devido à reputação do prof. Ademir, sócio e fundador da Escola EDTI, muitos países podem reconhecer sua certificação facilmente. No entanto, recomendamos que consulte as condições de reconhecimento do país para onde deseja ir, pois é algo muito variável.

    Um abraço,
    Marcelo.

  28. Nadja says:

    Oi Marcelo,

    Sou formada em engenharia de produção e me interessei pelo curso, as minhas experiências não estão diretamente relacionadas a produção mas a compras e logística. Onde o curso inicia-se? Percebi que direcionava ou black ou green…Não existe uma ordem lógica de conhecimento e aprofundamento das ferramentas?
    Qualquer um pode ser feito como EAD?

    Grata

    Nadja

  29. Rogério Pinto de Aguiar says:

    Ola Marcelo,
    Sou formado em Química Industrial e Farmácia e desejo me qualificar em Qualidade para entrar nas áreas Industrial e Farmácia Magistral. Qual seria o melhor caminho em termos de qualificação? Moro em Macaé-RJ, cidade que “respira” Petróleo e Gás com alguns cursos relacionados, mas gostaria de cursar cursos sólidos e que agreguem valor à minha formação.
    Att
    Rogério

  30. Joao Francisco says:

    Marcelo, boa tarde.

    Sou formado em TI e tenho certificação PMP. Atuo em projetos de pesquisa e desenvolvimento, projetos de TI. Tive um contato com Six sigma quando trabalhei em uma indústria, fiz treinamento de Green Belt, porem não conclui o projeto para ter a certificação. Tenho interesse na área apesar de não trabalhar na indústria. O que você me aconselha. Acha que vale a pena um treinamento em six sigma?

  31. Anderson says:

    Boa tarde, Marcelo.

    Tenho formação como técnico em mecatrônica e faço faculdade de engenharia, porém, ainda não tenho experiência profissional na área técnica. Na sua opinião, seria importante ter este curso de green belt mesmo sem ter atuada na área, ou seria melhor ter certa experiência para poder associar o trabalho com o treinamento oferecido pelo curso ? Para ser mais claro, a dúvida é: se eu fizer este curso, terei um diferencial na hora de ser contratado e também na hora de realizar minhas atividades? Desde já, agradeço a atenção.

  32. IGOR BARROS says:

    Marcelo, boa tarde!

    Sou formado em Administração e trabalho no setor de compras da Tv Globo, o que esse curso poderia agregar no meu lado proffisional tendo base as atividades que realizo hoje!

    obrigado

  33. Paula Cristina says:

    Boa Tarde! Acabo de me formar em Relações Internacionais, com ênfase em diplomacia corporativa e estou procurando um curso que possa melhorar meu currículo. Então, gostaria de saber se para minha área o six sigma é aplicável.
    Grata

  34. Marcelo says:

    Oi Nadja, o conhecimento é organizado por faixas, assim como no judô (branca, amarela, verde e preta). Você pode fazer qualquer um pelo EAD.

  35. Marcelo says:

    Oi Paula, tudo bem?
    para cargos de gestão, uma das tarefas sempre é melhorar processos para ganhar escala e eficiência e esse curso ajuda nesse foco.
    Abraço

  36. Ivan Oliveira says:

    Boa tarde Igor,
    Além da capacidade de analisar dados e entender variação, em um curso de Green Belt o profissional terá contato com técnicas para visualizar e organizar processos, liderar equipes em projetos de melhoria e gerenciar processos por meio de indicadores. Com isso, o profissional consegue aumentar a própria capacidade de desenvolver projetos com resultados financeiros de alto impacto.

  37. Ivan Oliveira says:

    Boa tarde Anderson,

    Sim pois além da capacidade de analisar dados e entender variação, em um curso de Green Belt o profissional terá contato com técnicas para visualizar e organizar processos, liderar equipes em projetos de melhoria e gerenciar processos por meio de indicadores. Com isso, o profissional consegue aumentar a própria capacidade de desenvolver projetos com resultados financeiros de alto impacto, que podem melhorar a carreira de muitos profissionais. Isso porque a metodologia Seis-Sigma é hoje a menina dos olhos nas indústrias mais desenvolvidas.

  38. Marcelo Petenate says:

    Pode sim Marcelo, o conhecimento de Black Belt é relacionado às ferramentas e métodos para melhoria, que podem ser aplicados em qualquer segmento econômico.
    Abraços

  39. Marcelo Petenate says:

    Oi Leonardo, a prova e o projeto simulado fazem parte da avaliação tanto do Green quanto do Black Belt.
    Caso aprovado você torna-se Green Belt certificado.
    A certificação já esta inclusa em nossos valores.
    Um abraço

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Objetivo da iniciativa Six Sigma; […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.