comece-seu-2018-com-mais-foco-em-sua-carreira

Comece seu 2018 com mais foco em sua carreira

Foco em sua carreira: Ano novo vida nova, certo? Todo começo de ano pessoas estabelecem muitas metas para o que querem, sem considerar como irão realmente alcançá-las, e acabam as deixando de lado. Que tal aproveitar esse ano para se planejar e realmente cumpri-las?

A melhor forma de fazer isso acontecer é traçar metas concretas, se organizar e construir um plano para deixar muito mais fácil atingi-las, principalmente quando se trata de questões profissionais.

  Conseguir aquele emprego desejado, ser promovido, se tornar um bom líder, estão entre os objetivos mais citados entre as pessoas que desejam mudar a vida profissional, tudo isso pode acontecer! Desde que você se planeje com antecedência e cumpra aquilo que estipular.

Dedicar esse tempo prévio para analisar, traçar planos focados em melhorias de longo prazo e planejar o que deve ser feito vale muito a pena, pois uma vez que você organiza seus objetivos, consegue visualizá-los com mais clareza e se sente mais motivado e comprometido para concluí-los.

Mas por onde começar?

De maneira geral, traçar um plano de carreira é uma ótima maneira de começar, além de também ajudar a definir de forma mais realista onde você quer chegar, o que aumenta suas chances de sucesso, e evita que você perca tempo com atividades que não irão ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Basicamente, o plano de carreira é um programa bem estruturado que irá estipular o caminho que será percorrido, determinando as competências necessárias para percorrê-lo, desde sua posição atual, até seu objetivo final.

Reflita sobre seu estado atual, entender isso é o aspecto inicial do plano de carreira. Faça uma análise completa da sua carreira, leve em conta todos os aspectos, qual o cargo que você ocupa atualmente, o que lhe agrada e desagrada ao longo de sua rotina de trabalho, registre essas informações.

Defina seu estado desejado, não basta apenas desejar ganhar uma promoção e ter ascensão profissional, qual o cargo pretendido? Daqui a alguns anos, onde você pretende chegar? Já considerou o estilo de vida que você deverá levar para se manter nessa posição?

Vale ressaltar que também é muito importante descobrir quem você é, seus pontos fortes e fracos, sabendo isso você consegue traçar uma estratégia mais eficaz, pois seus planos vão levar em conta o que está em seu alcance, e o que precisa aprimorar.

Divida suas ações entre metas de curto, médio e longo prazo, adaptado e remodelado suas ações de acordo com os resultados obtidos a cada etapa, procure sempre ser realista.

Tenha sempre em mente que determinadas situações irão tirá-lo de sua zona de conforto, não tenha medo, afinal, uma mudança de vida nunca acontece sem que sua rotina mude. Esteja aberto a experiências novas, em todas essas situações você irá adquirir conhecimento e poderá ver suas ações sob uma nova perspectiva e isso pode ajudar a levá-lo para mais próximo de seus objetivos profissionais, além de que novas oportunidades podem surgir.

Existem planos de carreiras mais específicos, que levam em conta as possíveis áreas de atuação dentro de determinadas profissões, são eles:

Plano de Carreira em Y

Esse tipo de plano segue o modelo de crescimento baseado na letra Y, o que isso quer dizer? Seguindo a estrutura da letra, este modelo segue a ideia de que você se encontra em um determinado ponto da sua carreira e então encontra dois caminhos possíveis.

Setores como de engenharia, tecnologia, entre outros, exigem um conhecimento técnico em cargos maiores, o que leva para uma carreira como especialista.

Outro caminho a ser seguido é na área de pesquisa e desenvolvimento, em que o conhecimento é estratégico para a organização, a carreira Y é bem comum.

Desse profissional, é esperado um papel revolucionário dentro da organização, que seja capaz de trazer inovações, como no caso do lançamento de novos produtos, ajudando a empresa a se manter à frente da concorrência, a partir da sua bagagem de conhecimento especializado.

Já em áreas como administrativo, comercial, marketing e financeiro, o profissional técnico costuma chegar no máximo a um nível de coordenação, não encontrando espaço para ser um gerente ou mesmo diretor especialista.

5Plano de Carreira em W

Assim como o plano em Y apresenta dois caminhos possíveis de crescimento, o plano em W, sugere um terceiro que é o misto dos outros dois. Em vez de seguir como especialista ou gestor, o profissional pode se tornar um gestor de projetos. Ele não chega a ser um líder tradicional, responsável pelo desenvolvimento de outras pessoas, mas acompanha pontualmente o desempenho dessas pessoas dentro de um projeto específico dando feedbacks mais técnicos e atuando de forma consultiva.

Na prática, esse modelo não se espalhou com tanta força pelas organizações porque funciona em setores bastante específicos, como o de tecnologia, por exemplo. Nesse caso,  um programador sênior pode gerir outros desenvolvedores, se tornar especialista ou ainda gerir projetos de desenvolvimento de novas tecnologias dentro da empresa.

Seguindo esses princípios básicos, mantendo sempre a motivação para alcançar seus objetivos você irá alcançar a mudança desejada.

Que tal começar essas mudanças dando uma turbinada em seu currículo? Cursos de certificação são uma ótima forma de se aprimorar e destacar em seu trabalho!

Conheça sobre nossos cursos em nosso site e descubra qual se adequa mais às suas necessidades.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *