Como encontrar sentido no trabalho

Ter sentido no trabalho talvez seja um dos maiores objetivos de grande parte dos profissionais hoje em dia. Com a possibilidade de escolherem o rumo que querem seguir, muitas pessoas buscam aliar uma boa expectativa de remuneração com uma atividade que de fato proporcione realização de vida. Porém, quando essa condição não é alcançada, o indivíduo pode se sentir desmotivado para atuar em um local onde não tenha propósito. Para superar essa situação, confira em seguida algumas dicas para encontrar sentido no trabalho.

Descobrir um propósito para a carreira

Muita gente vê o trabalho apenas como um emprego, ou seja, uma fonte de renda para pagar as contas. Com esse tipo de visão, o profissional pode rapidamente perder o sentido no trabalho. Isso ocorre porque a falta de motivação e de desafios pode deixar as atividades do emprego monótonas e cansativas.

Para fugir dessa realidade, o profissional deve fazer um exercício de autoconhecimento, para identificar o porquê escolheu determinada ocupação. Além disso, ele tem que desenvolver uma visão realista acerca dos motivos que geram desânimo no emprego. Às vezes as causas de decepção no trabalho são conjunturais, como um chefe pouco inspirador, atividades diferentes das atribuídas ao cargo, falta de inovação etc.

Uma maneira de se encontrar sentido no trabalho é buscar uma empresa com a qual o profissional se identifique, seja em termos de cultura organizacional ou de modelo de negócio. Nesse sentido, o escritor e especialista em liderança Simon Sinek, descobridor da teoria do chamado “círculo dourado”, identificou uma característica comum entre pessoas e organizações de sucesso.

Segundo o autor, líderes inspiradores agem a partir de um propósito e tem o “porquê”, e não “o quê”, como a causa das próprias ações. “Pessoas não compram o quê você faz; elas compram o porquê você faz. O objetivo não é fazer negócios com todo mundo que precisa do quê você tem. O objetivo é fazer negócios com pessoas que acreditam no quê você acredita”, ressalta Sinek.

Vencer crenças limitantes para ter sentido no trabalho

No exercício de autoconhecimento, que pode ser realizado por meio de sessões de coaching, por exemplo, o profissional pode identificar bloqueios, crenças ou comportamentos que prejudicam o próprio desenvolvimento da carreira.

Num caso assim, muitas vezes a falta de sentido no trabalho tem mais a ver com questões internas da pessoa do que com as condições reais do ambiente da empresa. Ao superar barreiras psicológicas ou experiências profissionais frustrantes do passado, o indivíduo passa a ter uma postura mais confiante e proativa, que contribui para o encontro de sentido no trabalho.

Criar um clima organizacional melhor

Por vezes as condições do ambiente da empresa onde se atua são causas de desânimo e de pouco engajamento dos colaboradores. Para evitar esse cenário, a aplicação do modelo de melhoria no empreendimento pode ser uma excelente maneira de promover um clima organizacional saudável.

O profissional que tem a certificação Green Belt, por exemplo, aprende a respeito de vários fatores que contribuem para a melhoria do ambiente de trabalho, como treinamento, desenvolvimento de alianças e relações cooperativas, redução de aspectos desmotivadores etc.

Além das dicas que mencionamos no post de hoje, quais outras você acredita que ajudam o profissional a encontrar sentido no trabalho? Deixe seu comentário aqui no blog. Participe!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.