Como melhorar a comunicação por meio de cursos de especialização?

Quando você escolhe fazer cursos de especialização em sua área, significa que está investindo em capacitação e conhecimento especializado e agregando ainda mais peso ao seu currículo. Mas você pode estar ganhando mais do que isso. Começar um curso de especialização também pode garantir que você incorpore outros tipos de experiência e atributos ao seu perfil profissional, como ter uma boa comunicação.

Ter que expor suas ideias durante a aula, participar em grupos de debates e interagir com seus colegas de sala são algumas das grandes oportunidades que você terá não só para aprender sobre a sua área, mas também para desenvolver a expressão verbal — elemento tão exigido e necessário no mercado de trabalho.

Confira nossas dicas abaixo sobre como aproveitar ao máximo os cursos de especialização e ir muito além do conhecimento teórico:

Leve seu conhecimento profissional para a sala de aula

Por estar em um curso de especialização, provavelmente você e seus colegas terão inúmeras histórias e informações do mercado de trabalho e sobre o segmento em que atuam para compartilhar. Além de conseguir trocar melhores soluções e ver como os demais profissionais da sua área lidam com dificuldades, você pode aproveitar esse momento para treinar como falar em público sobre o seu trabalho de forma clara, segura e sucinta. 

Pense que se em algum momento alguém de sua empresa pedir para você explicar exatamente o que faz ou se em uma entrevista alguém perguntar sobre os seus desafios, você já estará treinado e com a resposta na ponta da língua. 

Aproveite os trabalhos em grupo

Muitas pessoas fogem dos trabalhos em grupo em curso de especialização por conseguirem trabalhar de forma mais fácil e rápida sozinhos. No entanto, trabalhar em grupo pode ser muito importante para você aprender a dividir tarefas e trocar informações com seus colegas, da mesma forma como acontece dentro das empresas.

Mesmo tendo que dedicar um tempo a mais para os estudos quando a tarefa é feita em grupo, dê prioridade a isso e aproveite ao máximo o lado bom do trabalho em equipe. Você pode se reunir com os colegas de grupo antes de começar o trabalho para decidirem como ele será feito, qual o foco e por que será feito assim, criando um debate em torno do assunto e tendo que usar elementos como poder de persuasão e consenso, chegando a uma ideia final.

O trabalho em grupo também é uma grande chance de receber feedback dos seus colegas. Com uma relação mais próxima, seus colegas de curso poderão falar abertamente como você atua em equipe, e você também poderá fazer o mesmo com eles, compartilhando a sua visão. Além de você se conhecer mais como profissional, também poderá treinar como dar um feedback claro e de forma gentil a quem está a seu redor. E isso é um elemento muito importante para quem almeja cargos de liderança, como os de gerência e coordenação.

Leia muito e se mantenha informado

Normalmente, quem está fazendo cursos de especialização está tendo que trabalhar e estudar ao mesmo tempo, o que diminui o tempo livre para se dedicar às atividades complementares passadas em sala de aula. Mesmo sendo difícil conciliar tudo isso, é importante investir um tempo do seu dia ou final de semana para essas recomendações dadas por professores ou colegas de classe.

Ler sobre a sua área não só o ajudará no conhecimento sobre ele, mas também dará argumentos que poderão ser usados em trabalhos escolares, reuniões e até mesmo em entrevistas, caso você esteja procurando uma nova posição. Quando você se informa sobre um assunto, consegue explicá-lo bem e justificar sua opinião com base em fatos e em grandes nomes do mercado.

Muitas atividades passadas hoje incluem vídeos, aulas online e tutoriais da internet, que podem ser encontrados facilmente pelos alunos e podem ser vistos com mais facilidade. Aproveite esse artifício ao seu favor e não deixe de se informar!

Vá além da sala de aula

Mesmo tendo uma grade curricular montada, muitas instituições de ensino oferecem opções extracurriculares para seus alunos. Com workshops, seminários, eventos, apresentação de trabalho de outras turmas e até palestras com profissionais da área, os alunos conseguem aprender ainda mais e complementar seus estudos com informações que vêm diretamente do mercado de trabalho.

Por isso, aproveite para participar desses momentos oferecidos pela instituição de ensino escolhida e tire o melhor deles. Além de passar conhecimento, eventos e workshops são ótimas oportunidades para melhorar seu networking ao conhecer mais pessoas do seu ramo. Já palestras com profissionais da sua área podem proporcionar a chance única de conversar e tirar suas dúvidas diretamente com profissionais de destaque do seu segmento.

Não escolha qualquer curso de especialização 

Para conseguir aprender ao máximo, não adiantar escolher qualquer curso de especialização. Ao escolher uma instituição de ensino de referência e conectada com o mercado atual, você garante que sairá do curso com um aprendizado realmente significante tanto para as suas hard skills (habilidades técnicas usadas para desempenhar a sua função, como ter produtividade ao escrever para o jornalista) e também para as suas soft skills (características que complementam a sua função, como saber se comunicar de forma agradável e  saber trabalhar em equipe). 

Participar de cursos de especialização depois da graduação é uma das grandes oportunidades de melhorar sua experiência profissional e continuar sempre atento a novidades no seu segmento e ainda deixa o seu currículo muito mais completo. Não se esqueça de seguir nossas dicas para tirar o máximo do seu curso e conseguir ir além do conhecimento passado em sala de aula. 

Sair com um conhecimento técnico mais aprofundado deve ser sempre seu foco, mas não se esqueça de que o seu curso de especialização também pode ser uma boa oportunidade de trabalhar outras características importantes para o mercado. Desta forma, ao terminar o curso, você se tornará um profissional completo.

Quer saber mais sobre cursos de especialização e qual é o melhor modelo para você? Entre em contato conosco e saiba mais sobre os cursos oferecidos pela EDTI.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.