Você está aqui: Início / Blog / Como os empreendedores de alto crescimento resolvem problemas complexos?

Como os empreendedores de alto crescimento resolvem problemas complexos?

Existem dois tipos de pessoas no mundo. Aquelas que acreditam que a realidade já tem todas as respostas e aquelas que olham ao redor e se perguntam: o que nós ainda não enxergamos?

Black Belts são pessoas que estão aptas a enxergarem esses caminhos, o que a maioria das pessoas que não foram treinadas para gestão de projetos não consegue ver.

Continua acompanhando e descubra como!

eBook: Como fazer análise de dados

A análise de dados tem sido uma habilidade cada vez mais requisitada no mercado de trabalho. A quantidade de dados disponíveis é enorme, mas poucas pessoas conseguem transformá-los em insights para decisões de negócios.

Capa eBook: Como fazer análise de dados

Os segredos são o meio do caminho entre as convenções e os mistérios. Enquanto as convenções são as respostas que encontramos quando chegamos ao mundo — a gravidade, o mapa-múndi e a gramática, por exemplo — os mistérios são as perguntas que parecem impossíveis de serem respondidas pela humanidade — como a existência de vida em outros planetas.

Entre esses dois extremos, vive um outro tipo de pergunta. Essas são as questões difíceis de serem respondidas, mas não impossíveis. Exigem de nós enxergar uma verdade que poucos conseguem ver, pensar o que ninguém antes pensou e acreditar que somos capazes de realizar milagres. Milagres que se tornam reais quando criamos e recriamos tecnologia.

A tecnologia alarga o potencial humano e, por isso, cria o que parecia impossível. Na prática, são poucos os que se dedicam inteiramente a descobrir algo inédito. São empreendedores de alto crescimento como Black Belts que fazem a mudança acontecer no mercado.

Diferente desses empreendedores, a maioria das pessoas vive como se não existissem mais segredos no mundo. Isso porque cada descoberta provoca o efeito contrário: quanto mais você revela novos segredos, menos acredita que existem outros a serem descobertos.

Então, o que nos leva a acreditar que o mundo já está pronto?

A verdade que poucos enxergam — e que talvez seja o segredo sobre os segredos — é que ainda existem milhares de fenômenos e negócios a serem descobertos, mas eles só se revelarão àqueles que, de verdade, se dedicarem a persegui-los.

Toda resposta que você encontrar vai te levar a descobrir um novo segredo: algo que é importante, mas desconhecido para a maioria das pessoas. Difícil, mas possível de ser realizado. E o que você vai descobrir em seguida é extraordinário: se existem muitos segredos no mundo, provavelmente ainda existem muitas empresas inovadoras esperando por um empreendedor para trazê-las ao mundo.

Sim, existem dois tipos de pessoas no mundo. Qual delas você quer ser?

Black Belt

No Black Belt a capacitação é mais aprofundada em relação a parte estatística e de liderança pessoal, pois além de formar um profissional capacitado para executar melhorias, o Black Belt também deve ser capaz de orientar equipes de Green Belt, atuando como um coach.

A escolha entre os dois cursos deve ser baseada na necessidade do aluno no momento, levando em conta também o quanto o aluno gostaria de se comprometer com os processos de melhoria.

Conteúdo programático Black Belt

• Introdução ao Lean Six-Sigma
  • Lean Six-Sigma
  • Organização vista como um sistema
  • Modelo de Melhoria: 3 Questões Fundamentais
  • Modelo de melhoria: PDSA
  • Estruturação do trabalho em equipe
  • Técnicas para estruturar o trabalho em equipe
  • Estatística
  • Probabilidade
  •  Distribuições de probabilidade
  • Medidas de localização e de variação
  • Modelos probabilísticos para v.a. discretas
  • Modelo probabilísticos para v.a contínuas
  • Estudo de uma população
  • Teste de hipóteses
  • Define
  • Introdução
  • Contrato de Melhoria
  • SIPOC
  • Diagrama direcionador
  • Measure
  • Fluxograma
  • Sistema de medição
  • Tipos de variáveis
  • Análise da variação
  • Gráfico de tendência e causas de variação
  • Análise de indicadores
  • Gráficos de frequência: histograma e dot-plot
  • Estatísticas descritivas
  • Gráfico de barras e tabelas
  • Gráfico de Pareto
  • Gráfico de controle
  • Capabilidade
  • Análise do Sistema de Medição (MSA)
  • Estratificaçã0
  • Analyse
  • Introdução: desenvolvimento de mudanças
  • Diagrama de causa e efeito
  • Introdução ao Lean
  • Fluxo contínuo, sistemas puxados e Kanban
  • Transparência, trabalho padrão e 5S
  • Desconexões
  • Diagrama ECRS
  • Balanceamento de linha
  • Diagrama de espaguete
  • Value Stream Mapping (VSM)
  • Poka-Yoke
  • Uso de tecnologia
  • Uso de criatividade
  • Uso de conceitos de mudança
  • Correlação entre variáveis
  • DOE – introdução
  • DOE – estudo de uma população
  • DOE – plano completamente aleatorizado
  • DOE – plano aleatorizado em blocos e antes vs. depois
  • DOE – experimento fatorial completo
  • DOE – experimento fatorial fracionado
  • Modelo de regressão linear simples
  • Modelo de regressão linear múltipla
  • Improve
  • Teste de mudanças
  • Control
  • Implementação de mudanças
  • Sou Green Belt, devo obter a certificação Black Belt?

Nos dias de hoje a certificação Green Belt tem sido um pré-requisito de entrada em muitas empresas. Com isso muitas pessoas já possuem esse certificado e por isso ser Black Belt é ser um diferencial.

Com uma habilidade analítica mais apurada o Black Belt tem sido procurado para muitos cargos de liderança nas organizações brasileiras.