Você está aqui: Início / Blog / Como ser criativo com a EDTI: Parte 3

Como ser criativo com a EDTI: Parte 3

criativo

O exercício de hoje é chamado de Homem Estranho (ODD MAN OUT). É a nossa terceira atividade sobre criatividade. Você fizeram a primeira e a segunda? Se não fizeram, o final de semana está aí. Ótima oportunidade para reunir os amigos, colocar um problema na mesa e resolvê-lo utilizando um de nossos exercícios. Se você dedicar 10 minutos por dia para aprender a ser mais criativo, terá dedicado 200 minutos por mês e mais de 2000 minutos por ano. 2000 minutos para ser mais criativo é um investimento que vale a pena, não concorda?

Chega de papo e vamos ao exercício. Ele é muito simples, pois está relacionado a um exercício desenvolvido pelo De Bono para crianças.

Processo

1. Obtenha quatro palavras aleatórias.
  2. Mostre, de alguma maneira qual das palavras é estranha ao resto do conjunto.
  3. Defina o critério utilizado para escolher a palavra estranha.

Cuidado: evite utilizar critérios óbvios para definir qual das palavra é a estranha. Estas razões óbvias devem incluir: o número de letras, começar e acabar com alguma letra, etc. Razões fundamentadas na natureza física da pronúncia ou da palavra também deverão ser evitadas.

Exemplo

Quatro palavras aleatórias: pele, resgate, chimpanzé e preocupação.

Pensamentos imediatos:

• Preocupação é a única emoção humana dentre as palavras.
  • Chimpanzé é o único ser vivo.

Pensamentos futuros:

• Resgate é a única palavra que implica em criminalidade.
  • Pele, preocupação e resgaste não são palavras agradáveis (para algumas pessoas). Chimpanzé já é uma palavra simpática.

Variações:

1. O jogo pode ser feito de maneira que o grupo escolha duas palavras fora de contexto. Uma por vez.
  2. O jogo pode ser feito de maneira que o grupo mostre que as quatro palavras podem ser a palavra fora de contexto, justificando assim suas escolhas.

Mão a obra pessoal. Não deixaremos tarefas destas vez, pois vocês já estão aptos a escolherem sozinho onde aplicar a terceira técnica aprendida.

1 comentário em “Como ser criativo com a EDTI: Parte 3”

1. Pingback: Como ser criativo com a EDTI: Parte 4 | Escola EDTI