Você está aqui: Início / Blog / Exercício de Criatividade: Palavras Aleatórias

Exercício de Criatividade: Palavras Aleatórias

Exercício de Criatividade: O Brasileiro tem fama de ser muito criativo. Algumas pessoas têm um dom especial e com muita facilidade acham soluções incríveis para problemas que anteriormente pareciam impossíveis.

Mas você sabia que é possível exercitar a criatividade? Pois é, nesse artigo vamos passar um exercício que ajuda a desenvolver a sua criatividade.

exercício de criatividade

O primeiro exercício de criatividade que iremos passar foi desenvolvido por Edward De Bono e está disponível em sua belíssima obra: “Creativity Workout”. O nome do exercício é Entrada Aleatória (Random Input).

De Bono conta que por meio deste exercício uma equipe conseguiu gerar 21.000 ideias em apenas uma tarde. Este exercício é o mais simples, porém não o mais fácil de utilizar. Exige treino.

Processo

1. Defina claramente seu foco. Onde e por que você deseja novas ideias criativas? É muito importante ser muito claro sobre qual o seu foco. Se não souber em que está atirando, você nunca acertará seu alvo.
  2. Obtenha uma palavra aleatória.
  3. Use a palavra aleatória para estimular novas ideias para o foco definido.

Cuidado: é necessário foco e disciplina para utilizar esta ferramenta. Criatividade não é sair por aí abraçando árvore, colocando a camisa ao avesso e esperar que as boas ideias caiam do céu.

Lógica

A palavra aleatória irá forçar você a sair da rota comum, do caminho que é percorrido pelo seu piloto automático. Vai forçá-lo a dar uma volta pela periferia dos seus modelos mentais e, quando finalmente você retornar ao centro, retornará enxergando-o o de outra maneira e cheio de ideias novas.

Como usar o método

1. Você não deve apenas procurar conexões entre a palavra aleatória e o foco. Isto não terá efeito estimulante algum. A tarefa não é conectar duas palavras, mas usar a palavra aleatória para estimulá-lo.
  2. Você não deve rearranjar as letras da palavra aleatória ou utilizar suas letras como acrônimo. Use a palavra como ela é.
  3. Você não deve dar uma série de passos para chegar a uma nova palavra aleatória. Você não deve, por exemplo falar: “Navio sugere mar; mar sugere navegação; navegação sugere estrelas – então vamos usar a palavra estrelas”.
  4. Você provavelmente terá de trabalhar em conceitos e valores ao invés de simples associações.
  5. Em todos os pontos, procurar por possibilidades, valores e novas direções. Quando uma possibilidade emergir, persiga a nova possibilidade.
  6. Nunca, nunca, nunca diga: “Eu não gosto desta palavra aleatória, eu vou escolher uma outra”. Você precisar esforçar-se para utilizar a palavra aleatória sorteada. Sem esforçar-se você estará simplesmente esperando achar alguma conexão fácil que não irá estimulá-lo a ter novas ideias.

Alguns dos possíveis resultados provenientes da sua ideia:

1. Resolver o problema escolhido.
  2. Encontrar uma melhoria ou uma simplificação para um processo.
  3. Fornecer uma nova ideia.
  4. Abrir uma direção de trabalho totalmente nova.
  5. Definir um novo conceito.
  6. Definir um novo valor.

Exemplo

Tarefa: ter uma nova ideia para um novo restaurante.

Palavra aleatória: Disfarce.

Pensamentos imediatos:

• Um tema de um roubo.
  • Um tema veneziano, com fotos de gondolas projetadas na parede.
  • Garçons e garçonetes serão mascarados.

Pensamentos futuros:

• Não haverá cardápio. Você dirá ao maitre como se sente e ele decidirá sua refeição.
  • Você não verá a comida que está comendo, pois ela estará disfarçada. Restaurantes todo escuro já existem.

Duas direções emergiram do exercício. A primeira relaciona-se a um tema diretamente associado com disfarce. A segunda relaciona-se ao conceito: disfarçado, mascarado e escondido.

Tarefas. Use a palavra aleatória para obter novas ideia sobre:

1. Como tornar um banco mais atrativo aos seus clientes.
  2. Como resolver o problema dos grafite pintado nos edifícios em uma cidade.
  3. Como resolver o problema dos carros muito velozes em ruas estreitas.
  4. Novas ideias para um jornal.

Mãos a obra!

Para desenvolver ainda mais as suas habilidades, conheça os nossos cursos!

3 comentários em “Exercício de Criatividade: Palavras Aleatórias”

1. Oi Marcio,

Que legal saber que alguém também gosta do De Bono. Há vários livros e uma série de vídeos e apostilas. Já entrou no site do De Bono Consulting? Lá tem vários livros. Se bem que eu acho que depois de ler uns 3 a 4 livros dele, o resto é tudo a mesma coisa.

1. Pingback: Criatividade na prática , saiba mais em| Escola EDTI