Como ser criativo com a EDTI

Como ser criativo com a EDTI

como ser criativoNos nossos próximos post iremos falar sobre um assunto muito importante atualmente: criatividade. Hoje, muitas das empresas de classe mundial produzem com qualidade, entregam no tempo que o cliente deseja, tem acesso a bons fornecedores e acesso a bons parceiros. Quase todas as grandes empresas compartilham elos em suas cadeias, tornando difícil uma empresa se destacar de suas principais rivais.

Num mercado maduro e com concorrentes fortes, a única maneira de se destacar e crescer é por meio da criatividade. Ideias criativas são a base para as inovações e as soluções realmente novas. Tais ideias ajudam a empresa a se destacar em qualquer campo que ela deseje.

Algumas empresas optam em propor ideias criativas para reduzir seus custos, outras, para aumentar suas vendas. Deste modo, ser criativo é fundamental para que a organização tenha sucesso e consiga se perpetuar num ambiente cada vez mais padronizado e competitivo.

Com algumas exceções, a maioria dos gestores concordam sobre a importância da criatividade no dia a dia de suas equipes. Porém, quando falamos sobre o assunto, somos indagados sobre como ser criativo. Muitas pessoas ainda acreditam que a criatividade é um talento nato, ou você nasce com ela ou você nunca a terá. Esta é uma visão completamente errônea sobre criatividade.

Edward De Bono provou em seus mais de 30 anos ensinando criatividade de que qualquer um pode aprender a ser criativo. Ele já ministrou treinamentos para crianças de 4 anos, idosos de 90, executivos, analfabetos, acadêmicos e pessoas com déficit de aprendizado. Todos aprenderam a ser criativos, alguns mais outros menos, como qualquer coisa que aprendemos.

Uma das razões para este conceito errôneo é a falta de treinamento sobre o tema. Ninguém ensina criatividade. Nos ensinam a tocar piano, a conhecer as capitais de todos os países, a decorar a tabuada, o nome dos presidentes, tênis, resistência dos materiais, mas poucas vezes vi a criatividade aparecer em uma grade curricular.

Por ser tão importante e tão pouco ensinada, a EDTI vai utilizar os próximos post para lhes ensinar sobre criatividade.

Para isto, vamos precisar firmar um compromisso. Vocês precisaram praticá-la. Não há como correr sem aprender a andar. Não há como jogar tênis sem aprender a bater na bolinha e não há como ser criativo sem praticar.

Cada post trará um exercício sobre criatividade. Cada exercício será divido em processo, lógica, uso do método e resultados. Lembrem-se: para o método funcionar tem que praticar. Levem cada exercício a sério e em caso de dúvida entrem em contato conosco pelo [email protected] Será um prazer ajudarmos vocês nesta caminhada.

Como novidade, daremos 5 vagas no curso VIP de Criatividade da EDTI para os leitores que mais participarem e mais se esforçarem. Portanto, se você quiser aprender mais sobre o tema, esta é sua chance. Participe e aproveite.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *