Como uma especialização pode ajudar no crescimento profissional

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as qualificações deixaram de ser apenas um atrativo entre os profissionais, passando a ser um fator indispensável para aqueles que desejam se destacar e obter sempre mais crescimento profissional.

Nesse contexto, os cursos de especialização surgem como um dos primeiros passos para que essas metas se concretizem. De caráter prático e focados nas necessidades e demandas do mercado atual, eles oferecem uma série de vantagens para se alavancar uma carreira de sucesso. Mas você ja sabe de que vantagens estamos falando?

Pensando nisso, no artigo de hoje, explicaremos como uma especialização pode ser a peça-chave para que você cresça em sua profissão. Acompanhe!

Mostra interesse em uma educação contínua

Como mencionamos anteriormente, a competitividade e o dinamismo do mercado atual fazem com que os profissionais precisem estar constantemente preparados e devidamente atualizados em relação às exigências e novidades em técnicas, procedimentos, dados, equipamentos, dentre outras.

Isso quer dizer que, quando um colaborador não procura se reciclar de maneira contínua dentro de sua área de atuação, acaba passando aos superiores a imagem de alguém acomodado, inerte e/ou sem ambições, que não aprecia de fato a sua profissão.

Por outro lado, aqueles que investem em cursos de especialização acabam por demonstrar iniciativa e interesse no aprendizado contínuo, se ajustando à realidade da profissão e cumprindo com excelência as suas funções — e nada melhor do que isso para se alcançar o sucesso na carreira, não é verdade?

Agrega diferenciais competitivos

Pense conosco: a cada ano, no país, se formam cada vez mais e mais profissionais em uma determinada área de atuação. Com seus diplomas de graduação em mãos, todos eles vão buscar por boas colocações no mercado.

Todavia, se dentre esses profissionais houver aqueles que se dedicam a segmentos específicos dentro da área em questão, certamente serão eles os primeiros a serem selecionados para as melhores oportunidades, concorda? Amplamente focados em determinada formação, os cursos de especialização corresponderão ao diferencial competitivo entre você e os demais profissionais do ramo.

Isso porque o conhecimento adquirido durante a especialização permite que o colaborador inove, crie, encontre soluções de maneira prática, minimize conflitos e gere oportunidades em suas funções, além de proporcionar o desenvolvimento de uma visão diferenciada e do aperfeiçoamento pessoal.

Em uma especialização que trabalhe pontos de gestão, por exemplo, alguns desses diferenciais competitivos incluem:

  • liderar projetos importantes;
  • estar apto a treinar e orientar pessoas e equipes em determinados projetos;
  • utilizar as ferramentas adequadas para reduzir custos, melhorar a qualidade e aumentar a atividade de produtos e serviços;
  • obter uma visão ampla e consistente de melhoria de processos.

Para quem ainda busca por uma colocação e crescimento profissional, lembre-se também de que, no contexto atual, as empresas observam com cuidado a qualificação dos candidatos, de modo a selecionar ao final apenas aqueles que apresentam as competências necessárias e específicas para as atividades demandadas pela função.

Isso porque as corporações prestigiadas carecem de profissionais com conhecimentos especializados em suas segmentações, que possuem um potencial superior e consigam manter o bom nome e status da empresa perante os clientes.

Aumenta as possibilidades de networking

Independentemente do ramo de atuação, você provavelmente já sabe que manter uma boa rede de contatos é peça fundamental para expandir as oportunidades de carreira, tirar dúvidas, trocar experiências ou até mesmo propor parcerias de sucesso.

Contudo, com a correria do cotidiano de trabalho, é fato que nem sempre há tempo disponível para manter contato com outros profissionais e se dedicar a estabelecer e fortalecer essa agenda.

Além dos benefícios já mencionados, frequentar um curso de especialização profissional pode também te ajudar nessa missão. Isso porque você estará em contato frequente não só com outros profissionais do mesmo ramo e de áreas afins, mas com professores e demais acadêmicos, aumentando significantemente as possibilidades de networking e potencializando os benefícios dessas conexões.

Por fim, lembre-se de que essas possibilidades não estão restritas apenas aos cursos presenciais. Mesmo que você estude na modalidade on-line, também estará em contato com professores e alunos, podendo, inclusive, participar de discussões em fóruns e grupos de estudos — outra ótima forma de se fazer novos contatos!

Torna possível fazer um curso em pouco tempo

Os cursos de especialização possuem menor duração quando comparados aos de graduação, o que certamente representa uma vantagem para quem já está trabalhando e conta com uma quantidade de tempo disponível reduzida. Dessa forma, torna-se possível especializar-se em pouco tempo e poder usufruir prontamente do conhecimento adquirido.

Para aqueles profissionais que querem estar aptos a liderar projetos estratégicos e complexos para a melhoria da atuação e redução de custos nas organizações, os cursos de White Belt, Yellow Belt, Green Belt e Black Belt, por exemplo, possuem a duração de 8, 20, 60 e 80 horas respectivamente, sem deixar de oferecer vantagens indispensáveis como:

  • tornar-se um profissional diferenciado e com certificados reconhecidos;
  • adquirir conhecimento sobre o Modelo de Melhoria, sabendo utilizar suas ferramentas e aplicá-lo;
  • desenvolver habilidades analíticas e gerar resultados em seus projetos.

Além disso, na maioria dos casos, é possível se dedicar a um curso de especialização tanto na modalidade presencial, quanto na a distância (EAD) ou transmitida, caracterizando mais uma vez um custo x benefício positivo para quem almeja se especializar mas precisa equilibrar a capacitação e o dia a dia de trabalho.

Por fim, é válido ressaltar a importância de selecionar uma instituição de ensino de experiência e excelência comprovada, avaliando critérios como metodologia de ensino aplicada, corpo docente e penetração no mercado de trabalho, além das indicações junto aos profissionais que já se qualificaram por meio da escola.

Ficou fácil perceber como um curso de especialização pode contribuir diretamente com o crescimento profissional, não é mesmo? Sendo assim, leve os benefícios apontados no post em consideração e veja a sua carreira alavancar!

E você, gostou do artigo de hoje? Para ficar ainda mais atualizado nos conteúdos relevantes ao universo profissional, não deixe de baixar agora mesmo o nosso e-book e conferir tudo o que você precisa saber sobre práticas exemplares de liderança!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.