Crescimento profissional: qual é a importância de uma certificação?

O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais exigente com o passar dos anos. Com a recente crise econômica enfrentada pelo Brasil, conseguir uma vaga de emprego e se manter na posição já conquistada têm sido um verdadeiro desafio.

Consequentemente, isso fez com que a qualificação se tornasse cada vez mais importante para o crescimento profissional. Um bom currículo é crucial para ter acesso às boas vagas e conseguir promoções com facilidade.

Atualmente, as organizações têm exigido conhecimento técnico e teórico para atender às suas necessidades. Ou seja, o profissional precisa combinar habilidades que vão além da sua formação básica para se destacar e aumentar as chances de crescer dentro da empresa.

Uma das formas de se manter continuamente alinhado com as demandas do mercado é obtendo certificações. Elas aprovam o conhecimento de um profissional em uma determinada área e reforçam o seu currículo. Continue a leitura e saiba mais sobre esse tema!

Como a formação básica deixou de ser o bastante para ser um profissional de sucesso

Com a evolução do mercado, ter apenas um diploma de graduação já não é o bastante. As exigências da sociedade como um todo aumentaram muito e isso reflete no modo de produção das empresas.

Na economia globalizada, não basta mais fornecer o básico ao consumidor. Para satisfazer o seu cliente e não perder negócios é essencial que empresas foquem esforços para garantir a sua satisfação com o serviço como um todo.

Justamente por isso, empresas estão investindo em novas práticas e buscando profissionais com conhecimentos diversificados para atenderem as suas demandas. Afinal de contas, serviços de ponta começam com a estruturação de uma equipe capacitada.

O ambiente corporativo passou a exigir que profissionais fossem capazes de combinar uma formação de qualidade com cursos complementares e certificações. As equipes devem ter conhecimentos específicos para cada serviço que prestam, evitando baixa qualidade no atendimento a demandas externas e garantindo que o desejo do cliente seja sempre atendido.

Em alguns casos, a demanda por uma formação contínua é tão grande que negócios incentivam os profissionais diretamente a realizarem cursos. Afinal de contas, investindo no profissional a companhia mantém o seu nível de engajamento elevado e, ao mesmo tempo, amplia a sua competitividade.

A importância de se manter alinhado com as principais tendências do mercado

Manter-se alinhado com as principais tendências do mercado também é algo que ajuda o profissional. O exemplo mais tradicional está relacionado com a área de tecnologia: especialistas de TI que não conseguem acompanhar as novidades da sua área perdem rapidamente a capacidade de prestar um bom trabalho e auxiliar a TI a ter um papel estratégico no dia a dia do negócio.

Na engenharia, o cenário não é diferente. Os engenheiros precisam estar atentos às principais práticas de gestão, prestação de serviços e uso de materiais.

Saber como cada tendência influencia no seu trabalho, permite ao engenheiro planejar ações com mais qualidade e inovação. As suas escolhas estarão apoiadas no que há de mais moderno na sua área e, assim, permitirão que a sua empresa se mantenha sempre à frente da concorrência.

Com os impactos positivos, o engenheiro poderá se manter à frente de outros profissionais e se destacar dentro do seu local de trabalho. Dessa forma, será mais fácil crescer profissionalmente e ser convidado para cargos de liderança. Afinal de contas, as suas decisões e escolhas terão um impacto direto no sucesso do negócio.

A importância da certificação para a carreira de um profissional

O investimento em certificações é uma tendência que está atingindo todos os setores. Na saúde, por exemplo, médicos precisam de uma formação complementar para se manterem eficientes, atualizados com as novidades da área e capazes de aplicar tratamentos com mais precisão e qualidade.

Nesse sentido, cursos voltados à melhoria da qualidade em saúde tornam-se muito bem vistos no mercado de trabalho. Um bom exemplo disso são os cursos de Green Belt, já oferecidos em algumas importantes instituições do Brasil.

Na tecnologia, o cenário se repete. Os cursos e certificações auxiliam profissionais de TI a se especializarem em manuais de boas práticas e no uso de sistemas avançados. Dessa forma, eles conseguem levar a transformação digital para mais setores e ampliar o impacto da tecnologia no ambiente corporativo.

A área da engenharia tem se beneficiado dessa tendência da mesma forma. Hoje, engenheiros precisam de habilidades que passam pelo relacionamento com pessoas, gestão de equipes e grandes projetos, fatores que às vezes são negligenciados pelos cursos superiores.

Diante disso, o investimento na certificação se tornou uma peça-chave para atingir o sucesso esperado dentro de uma empresa. Quando você adquire mais qualificação, existe um maior reconhecimento por parte do mercado. Isso porque a empresa passa a vê-lo como um profissional sério, preocupado com o desenvolvimento não apenas pessoal, mas também da instituição.

Consequentemente, se você faz cursos em locais renomados não só você poderá crescer dentro da empresa, como também fora dela. Afinal de contas, as suas habilidades estarão sempre alinhadas com aquilo que as principais companhias buscam.

Mas lembre-se: não adianta fazer qualquer curso apenas para colocar no currículo. É preciso que a instituição seja reconhecida pelo mercado como referência em excelência.

A qualificação em um curso qualquer não trará benefícios. Apenas gerará gastos e frustração, já que o mercado não reconhecerá o diploma. Por isso, é preciso prestar muita atenção antes de começar a formação, certificando-se de que você colherá os frutos dessa empreitada.

O mesmo vale para a escolha do tipo de curso que será feito. O importante é que ele esteja alinhado com as demandas do profissional e as tendências do seu setor.

Um jornalista que pretende utilizar a análise de dados para compreender melhor os discursos políticos nas redes sociais durante o período eleitoral, por exemplo, se beneficiaria de uma certificação de Big Data. Porém, saber os fundamentos da metodologia Lean Sigma não seria algo útil para esse cenário.

Já gestores de projetos, engenheiros e líderes de um setor conseguem aproveitar melhor os fundamentos da Lean Sigma. Por isso, o investimento nesse tipo de curso deve ser considerado uma prática crucial para quem trabalha com essas atividades.

A empresa e a oferta de qualificação

Para desenvolver habilidades dentro da sua área de atuação na empresa, é preciso combinar os seus objetivos com os da companhia. Por isso, é importante procurar certificações mais específicas, o que hoje é mais fácil devido às possibilidades oferecidas.

A empresa que oferece ao seu funcionário a oportunidade de se qualificar, sofre menos com a baixa retenção de talentos e também adquire maior reconhecimento por parte do mercado. Além do mais, ela própria se desenvolve, já que um profissional mais qualificado é capaz de realizar os processos com maior eficácia.

O grande diferencial da certificação é que ela prepara o trabalhador para tomar decisões mais acertadas. Ou seja, ajuda o profissional a ter mais foco nas questões que movimentam a empresa, ajudando-o a aprimorar a sua capacidade estratégica e, por conseguinte, superar as metas que forem impostas.

Como a certificação é focalizada, ela tem um maior impacto na performance dos profissionais e, consequentemente, no dia a dia do negócio. Se a companhia tem falhas na gestão de projetos internos, os profissionais podem ser incentivados a realizar uma certificação voltada para essa rotina.

A companhia conseguirá solucionar as suas necessidades e, ao mesmo tempo, ampliar a formação do seu time. Dessa forma, será mais fácil atingir os resultados esperados e manter um ambiente de alto engajamento, em que todas as ações e investimentos do negócio colaboram para o alcance das suas metas operacionais e comerciais.

Os benefícios de uma certificação para o crescimento profissional

É possível enumerar uma lista imensa de benefícios que uma certificação pode trazer para a carreira. A seguir falaremos das principais.

Reconhecimento

O mercado reconhece que a profissionalização e qualificação mais avançada, valoriza muito o trabalhador. Com isso, a possibilidade de conseguir um cargo melhor é bem maior. Os seus conhecimentos sempre estarão alinhados com aquilo que empresas necessitam e, ao mesmo tempo, o seu currículo estará a frente de quem investiu apenas na formação básica de sua área.

O profissional que busca se especializar mostra uma preocupação com o futuro e com a qualidade do seu trabalho. Por isso, a empresa enxerga a iniciativa como uma oportunidade de obter maior contribuição, renovação e inovação nos processos.

Como consequência, quem se especializa tem mais chances de obter uma promoção. A empresa saberá que o profissional tem um foco contínuo na melhoria do seu conhecimento e que reconhecer a melhoria das suas habilidades auxiliará no aumento do seu engajamento e, ao mesmo tempo, leva a melhores resultados comerciais.

Maiores salários

Uma das maiores preocupações do trabalhador é com relação ao salário e os benefícios que receberá. A pessoa mais qualificada, consequentemente, consegue obter maiores ganhos. Sabe-se que o mercado paga mais por quem tem mais habilidades, por isso, as chances de competir por melhores cargos também aumentam.

Em muitos processos seletivos, ter uma formação complementar pode auxiliar o profissional a negociar um salário mais atraente. Ao demonstrar para a empresa que o seu currículo tem habilidades avançadas, ele terá mais poder de barganha para buscar uma remuneração acima daqueles que tem apenas uma formação básica.

Networking

O networking é a capacidade de se conectar profissionalmente com outros trabalhadores. Ter uma boa rede de contato facilita na busca por novas vagas, melhora o reconhecimento do profissional e auxilia na troca de boas experiências. Como o mercado está bastante volúvel, buscar reforçar esse aspecto da sua carreira é algo crítico.

Por isso, investir em um curso também deve ser visto como uma forma de melhorar o networking do profissional. Durante o processo de certificação, ele encontrará outras pessoas que podem se tornar parceiras no futuro e auxiliar na troca de habilidades.

Além disso, o profissional que investe na sua formação mostra aos seus pares que está se qualificando e buscando melhorar no desempenho das suas funções. Como consequência, as chances de ele ser indicado a uma boa oportunidade serão muito maiores no futuro.

Conhecimento avançado

A especialização abre um leque de habilidades para uma pessoa. Principalmente, a chance de adquirir conhecimento mais avançado sobre determinado assunto ou área.

Se você for um administrador, por exemplo, pode realizar especializações em diferentes áreas como análise de dados. Com certeza, isso será um diferencial na hora em que a empresa precisar que alguém ofereça insights sobre o mercado.

Já um profissional de TI poderá se especializar em áreas como gestão de segurança de dados e otimização de serviços. Por fim, um profissional de engenharia pode conhecer as novas práticas da sua área e as rotinas que auxiliarão no seu dia a dia a ter uma melhor gestão de pessoas e de projetos.

Flexibilidade

Atualmente, muitas instituições de ensino oferecem a modalidade EAD (educação a distância). Tal fato mostra uma preocupação com a flexibilidade de horários do estudante.

O ensino a distância permite que os profissionais se eduquem em mais locais, sem as amarras do ensino localizado. Dessa forma, ele aprenderá com mais mobilidade e agilidade.

Mas fique atento: essa modalidade exige mais do profissional, já que basicamente ele contará com o seu esforço pessoal para poder crescer. Ou seja, o EAD estimula a pessoa a estudar e a se dedicar mais, o que é um grande benefício já que o conhecimento é melhor absorvido.

Muitas certificações já são fornecidas com esse modelo de aprendizado, que também exige um menor investimento. Assim, profissionais conseguem melhorar o seu currículo mesmo em cenários desafiantes.

O gerenciamento da carreira após obter uma certificação

O profissional precisa ter a consciência de que ter uma certificação não é o único fator que impacta na sua carreira. Diversos outros aspectos precisam ser levados em consideração, entre eles podemos destacar: a pesquisa constante, atualização e habilidades interpessoais.

Primeiro, a pessoa necessita desenvolver a capacidade de ser autodidata. Nem sempre ela terá à disposição um professor, mas isso não significa que ela não possa pesquisar e obter mais conhecimento. Isso faz com que entremos no próximo tópico: atualização.

Com a velocidade de mudanças nas regras e execução de processos, mesmo que você faça um curso neste ano, ele não vai durar para sempre. Muitos tópicos importantes podem sofrer modificações, até mesmo radicais, de um ano para outro. Por isso, vale a pena procurar sempre se atualizar para não se tornar obsoleto para o mercado.

O último ponto diz respeito ao relacionamento com os seus pares. A sua certificação passa a ser muito mais valorizada quando você a utiliza para ajudar outras pessoas a crescerem dentro dos seus respectivos cargos. Essa habilidade é muito valorizada pelas empresas no dia a dia, por isso, desenvolva a sua capacidade de se relacionar bem com o outro.

Como você pôde ver, é preciso fazer um planejamento de carreira para alcançar todo o sucesso que deseja na profissão. O primeiro passo é certificar-se em um curso de qualidade.

Escolhendo uma empresa com cursos alinhados com as demandas do mercado e experiência no ramo, o profissional conseguirá atingir os seus objetivos de médio e longo prazo. Ao mesmo tempo, poderá sempre buscar as melhores oportunidades para a sua carreira.

Não existe mistério, você só precisa de dedicação, força de vontade e de uma instituição renomada. Por isso, se você deseja crescimento profissional, entre em contato com a Escola EDTI. Nós temos os melhores cursos para você!

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *