Curso Seis Sigma Green Belt: 5 erros que você não pode cometer

Se você já está trabalhando na área em que gosta, mas busca crescimento profissional e ainda não sabe como atingi-lo, um curso Seis Sigma Green Belt pode ser de grande utilidade para seu objetivo.

Com a proposta de reduzir custos e de problemas de qualidade, essa metodologia inovadora e agora essencial nas empresas tem sido uma das principais saídas para sobressair-se em um mercado altamente competitivo.

Além disso, o curso te prepara para melhor se comunicar com seus colegas e apresentar resultados aos superiores e demais colaboradores de maneira eficiente.

O domínio de tarefas técnicas certamente não é o suficiente para conseguir uma posição melhor e, portanto, o curso Six Sigma Green Belt se torna um diferencial para aqueles que almejam um cargo de gerência.

Para que você aproveite ao máximo o curso, destacamos 6 erros que você não pode cometer. Confira!

1. Não conhecer as modalidades do curso

Você pode fazer um curso Seis Sigma Green Belt de duas formas, presencial ou a distância. Ambos podem ser bons ou ruins, vai depender da instituição escolhida, as ferramentas que você dispõe e sua identificação pessoal com a forma de estudar.

Um curso presencial te traz a vantagem de estar em contato pessoal com professores, colegas de curso e profissionais da instituição. Isso traz um dinamismo muito maior nas relações e nos estudos, pois você não estará sozinho nesse processo, podendo consultar professores, colegas e utilizar recursos como a biblioteca, sala de estudos, obter suporte presencial etc.

Em um curso EAD você precisará de organização, autodeterminação e uma estrutura de trabalho boa o suficiente para suprir as necessidades que terá com a plataforma adotada pela instituição. Um bom computador com uma internet rápida, uma webcam e uma impressora podem ser requisitos básicos para não ficar dependente de terceiros.

Todavia, o curso online oferece um formato individualizado e personalizado que seria impossível no curso presencial. Essa flexibilidade, se utilizada com foco e propósito, torna-se a grande vantagem dessa modalidade.

Como conclusão do seu curso Seis Sigma Green Belt, você deverá desenvolver um projeto que será aplicado em um contexto real. Portanto, pouco importa se seu conhecimento foi construído em uma em sala de aula ou no ambiente virtual. Depende mesmo é de como você aproveitou suas escolhas.

Também é importante procurar uma escola que ofereça todo o suporte possível para ajudá-lo no aprendizado. Por exemplo, hoje já existe uma opção de curso de Green Belt onde existe um professor Black Belt diariamente disponível no chat/ vídeo chamada para ajudá-lo em qualquer dúvida, seja relacionada ao curso ou ao seu projeto real.

2. Não se organizar

Um curso Seis Sigma Green Belt envolve uma metodologia que busca resultados rápidos e que certamente também exigirá de você presteza nos estudos, sobretudo se estiver por conta própria no ambiente EAD.

Geralmente tem uma carga de 60 e objetiva resultados práticos para serem aplicados no máximo de 6 meses. Se você não se preparar para enfrentar esse desafio, certamente não aproveitará tudo que o curso pode te oferecer. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar. Veja:

  • crie um cronograma de estudos com data, horário e tema a ser estudado;

  • reveja esse cronograma periodicamente para que seja algo praticável e de acordo com a sua realidade;

  • estude demanda tempo e dinheiro, saiba conciliar ambos para que um não atrapalhe o outro;

  • se optar por EAD, não deixe de conferir se possui o material necessário em casa e dispõe da garra e do tempo preciso para se dedicar sozinho.

3. Iniciar os estudos sem planejamento

Independentemente de você estar pouco ou muito insatisfeito com sua posição atual na empresa, é certo que um curso Seis Sigma Green Belt pode ajudá-lo a crescer profissionalmente a curto e médio prazo.

Porém, escolher o curso de última hora, sem antes consultar instituições de referência e as modalidades disponíveis, se presencial ou EAD, pode ser uma grande perda de tempo e de dinheiro.

Além do mais, há a questão financeira que deve ser pensada e planejada de antemão. Você não vai querer parar um curso que pode fazer total diferença na sua carreira por que não programou suas finanças. Pense nisso!

4. Encarar o curso Seis Sigma Green Belt como trampolim

Sim, é claro que você vai fazer um curso Seis Sigma Green Belt porque quer subir de cargo ou encontrar um trabalho melhor, não é mesmo? Porém, não encare o curso apenas pelo certificado que ele pode te oferecer.

Se optar pela modalidade presencial, lembre-se de aproveitar a rede de contatos que ela oferece. Você estará em contato com outros profissionais da sua área, que inclusive, podem ser futuros parceiros ou te indicar para o emprego que tanto busca. As perguntas que eles fizerem em sala de aula também podem te servir.

No curso EAD não deixe de se beneficar do caráter personalista dessa modalidade. Você terá a oportunidade de esmuciar suas principais dúvidas com um atendimento individualizado com professores e tutores. Se bem utilizada, essa modalidade pode ser tão produtiva quanto a interatividade e o dinamismo comuns no formato presencial.

Reconheça a potencialidade do curso para além da certificação e usufrua ao máximo do melhor que cada modalidade pode te oferecer.

5. Perder a motivação

Conforme temos apontado, o curso Seis Sigma Green Belt é um grande diferencial em sua carreira e você se deve preparar para tirar o maior proveito desse conhecimento.

Por esse motivo, você deve pesquisar sobre as modalidades disponíveis e de acordo com o seu perfil, organizar sua rotina e se preparar financeiramente, bem como aprender a ter foco.

Muitas pessoas, às vezes até por um processo de autossabotagem, acabam abrindo mão de grandes oportunidades em suas vidas quando estão prestes a concluí-las ou mesmo quando iniciam uma nova empreitada.

Você não vai querer que isso aconteça com você, não é mesmo? Por isso, veja algumas dicas que podem te ajudar a ter clareza para vencer essa limitações mentais:

  • anote suas razões e motivações para ter optado por um curso Seis Sigma Green Belt e deixe em um lugar visível;

  • na hora dos estudos deixe o celular de lado, fique longe da TV e feche todas as janelas do seu navegador no computador;

  • lembre-se de que atingir objetivos demanda tempo, siga em frente com propósito e saiba que chegará aonde quer;

  • não conte com promessas profissionais, realmente procure aprender ao máximo com o curso e os resultados serão consequência.

Com esses 5 direcionamentos, você evitará alguns erros comuns que podem acontecer como estudante de um curso Seis Sigma Green Belt. Se você tem interesse em fazer o curso e ainda tem dúvidas, leia nosso artigo sobre como escolher o melhor curso Seis Sigma Green Belt!

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.