Você está aqui: Início / Blog / Dica de ferramenta: Google Ngram Viewer

Dica de ferramenta: Google Ngram Viewer

No artigo de hoje vamos comentar sobre mais uma ferramenta de busca e análise de dados que o Google disponibiliza: o “Ngram Viewer”. E o que faz esta bela ferramenta? Ela busca por palavras, frases e expressões nos livros do Google Books. É possível acompanhar a tendência de um determinado termo de acordo com um período, língua e categoria de livro escolhido. O mais interessante é que a plataforma lhe fornece a % das palavras que são iguais ao termo escolhido.

Por meio desta ferramenta é possível acompanhar as chamadas hot trends nos livros e acompanhar o interesse da população por determinados assuntos ao longo dos anos. A ferramenta também permite vários outras comparações, como a busca por palavras que mais aparecem junto a uma determinada expressão. Para isto, basta utilizarmos o * após a expressão desejada. Está é uma ferramenta extremamente útil para pesquisa de tendências, de marketing e para desenvolvimento de novos produtos.

Alguns exemplos de pesquisa feitas por lá:

1)      Quem será que mais vezes aparece nos livros: gestão de projetos, manufatura enxuta ou seis sigma?

2)      E inovação e empreendedorismo? Será que andam juntos?

3)      E a crise financeira?

4)      E a guerra fria e seus termos?

1 comentário em “Dica de ferramenta: Google Ngram Viewer”