Entenda a importância da autoconfiança para o seu sucesso

A importância da autoconfiança está na capacidade de um profissional se sobressair em ambientes cada vez mais competitivos e que exigem uma postura diferenciada daqueles que almejam alcançar o reconhecimento pelo seu desempenho.

Assim, a autoconfiança é uma das principais habilidades que toda pessoa inserida no mercado de trabalho deve desenvolver para conquistar uma carreira de sucesso, sendo uma característica que diferencia uma pessoa bem-sucedida de um profissional inerte, que tem receio de arriscar por não confiar em si e no seu trabalho.

Todo mundo pode ter autoconfiança

Autoconfiança é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa que esteja disposta a investir no seu aprimoramento pessoal e profissional.

Walt Disney, por exemplo, foi despedido pelo editor de um jornal por falta de ideias criativas e outros motivos. Como empreendedor, fracassou dezenas de vezes até convencer um gerente de banco a lhe conceder um empréstimo. Com o dinheiro, tempos depois, ele ergueu a Disneylândia, o célebre mundo da Disney, sucesso mundial que aguça a imaginação de crianças e adultos no mundo todo.

Já Abraham Lincoln chegou a ser conhecido como “Senhor Fracasso”, porque foi derrotado em quase tudo a que se candidatou na vida política. Hoje, ele é considerado por quase toda a população americana como o maior presidente dos Estados Unidos da América, e seu nome está na história.

Steve Jobs, criador da Apple, teve uma vida profissional repleta de altos e baixos. No ano de 1984, ele foi demitido da própria empresa que ajudou a fundar e depois se reergueu. Retornou para a presidência e transformou a Apple na maior organização mundial em valor de mercado.

Como podemos observar, autoconfiança é uma questão de persistência e atitude. Ao contrário, uma pessoa que não confia em seu potencial se restringe a sempre se sentir abaixo dos outros e sempre esperar que as outras pessoas digam o que fazer e como agir.

Já uma pessoa com autoconfiança toma para si a responsabilidade sobre seus atos e consegue reunir forças para se levantar e seguir em frente.

A importância da autoconfiança para o seu sucesso

A autoconfiança ensina a:

  • seguir em frente diante dos obstáculos que, inevitavelmente, vai encontrar no seu dia a dia profissional;

  • persistir mesmo quando tudo parecer desfavorável;

  • ter entendimento de que pode vencer ao melhorar as suas estratégias;

  • cultivar o bom humor diante de pessoas que tentam depreciar seus sonhos e planos.

5 dicas para você se tornar um profissional autoconfiante

1. Mantenha-se informado regularmente

Caso você se sinta inseguro, isso pode estar ligado à falta de preparo e de atualização de conhecimento. O mundo está em constante transformação, e você precisa acompanhar essas mudanças, seja na sua área técnica ou nas relações interpessoais.

Por isso, reúna esforços para se informar rotineiramente sobre tudo o que diz respeito à sua área de atuação e ao meio social no qual você está inserido. A internet é uma excelente ferramenta para pesquisa e pode ser uma boa aliada para você buscar informações que lhe serão úteis.

Além disso, é importante fazer cursos, especializações, ler livros, revistas, artigos e todo tipo de material que julgar necessário para o seu aprimoramento.

2. Tenha iniciativa

Ter iniciativa é muito importante na hora desenvolver qualquer coisa, tanto um novo processo, como ideias e novas soluções para a sua área de atuação. Seja você o agente de mudança e não espere pelos outros.

Você pode começar desenvolvendo pequenos hábitos diariamente. Fique à frente de alguma atividade, proponha diretrizes e seja participativo. Autoconfiança pode ser adquirida com o hábito. Tenha coragem para dar o primeiro passo e tudo vai acontecer naturalmente.

3. Seja uma pessoa positiva

As palavras têm poder, por isso, use expressões afirmativas ao conduzir conversas e reuniões. Mostre-se preparado para assumir as responsabilidades que lhe são entregues e assuma uma postura positiva diante dos desafios do cotidiano.

Acredite mais em você e procure canalizar suas energias para atividades com as quais tenha afinidade.

4. Trabalhe sua autoestima

A autoestima está intimamente relacionada à autoconfiança. Caso você se considere uma pessoa inferior às outras, como menos inteligente, menos capaz e menos competente, certamente não será um profissional autoconfiante.

Para reverter isso, experimente se olhar no espelho e admirar o que vê, o que faz, o seu trabalho e o seu desempenho. Assuma que você é um bom profissional e deixe o medo de lado.

Ignore as críticas destrutivas e foque apenas o seu autodesenvolvimento. Dessa forma, você vai conquistar o que deseja em pouco tempo.

5. Se falhar, siga em frente

O fracasso chega para todos. Contudo, a maneira como lidamos com ele é o que nos diferencia. Em um discurso aos alunos da Universidade Stanford, Steve Jobs falou como se sentiu ao ser demitido da Apple: “Eu não tinha percebido naquela época, mas meu desligamento foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido. A percepção pesada do sucesso foi substituída pela leveza de ser um iniciante, uma pessoa menos segura das situações. Aquele acontecimento me libertou para eu entrar em um dos períodos mais criativos da minha vida”, disse.

Assim, muitas vezes, o fracasso é uma oportunidade para aprender e melhorar. Tenha isso em mente e siga em frente! Profissionais autoconfiantes têm iniciativa, entendem o que devem fazer e aonde querem chegar. Confiam em seu esforço e fazem com que os outros também confiem e acreditem em seu desempenho.

Portanto, a autoconfiança é um hábito que precisa ser praticado todos os dias. Quanto mais você estimular atitudes que favoreçam o alcance da autoconfiança, mais seguro você se tornará em seu trabalho, na realização de seus projetos, em suas rotinas, no cumprimento de seus deveres, ao conduzir uma reunião, ao discursar para uma grande plateia e até mesmo em sua vida pessoal.

Caso você precise de ajuda, procure por profissionais de coaching e até mesmo terapeutas. Estar aberto para o seu autodesenvolvimento é o primeiro passo para o sucesso!

O que você achou deste post sobre a importância da autoconfiança para o seu sucesso? Compartilhe sua experiência conosco comentando este post!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.