Experimento Fatorial Completo

Experimento Fatorial Completo

Experimentos ou testes são realizados por pessoas em todos os campos do conhecimento. O objetivo dos métodos estatísticos é fazer desse processo o mais eficiente possível e suas bases remontam Sir Ronald Fisher, formado em biologia e matemática pela universidade de Cambrigde (Inglaterra), em 1909 foi trabalhar em uma estação agrícola experimental chamada Rothamsted Station. Esse centro de pesquisas tinha o objetivo de desenvolver tecnologias capazes de aumentar a produtividade agrícola, como novos fertilizantes ou espécies.

Em experimentos desse tipo o tempo de espera pelos resultados é muito alto, muitas vezes maior do que um ano. Nesse contexto, a eficiência e garantia de que as conclusões fossem válidas e objetivas era fundamental e o Fisher desenvolveu nos 7 anos seguintes de seu trabalho as bases das metodologias de experimentação.

A indústria logo percebeu o potencial dessa técnica para desenvolver produtos cada vez mais baratos e robustos e a Motorola, em 1986, lança o famoso programa green belt e o ambiente de negócios 6-sigma que tem como ferramenta central a metodologia de experimentação.

Nos dias de hoje é observado uma adoção cada vez maior das técnicas de delineamento de experimentos por empresas da área de serviços, como bancos, empresas de marketing, entre outras, onde o Google é um grande representante.

Uma boa forma de conduzir experimentos é por meio da técnica de Experimentos Fatoriais.

O passo inicial é determinar quais serão os fatores a serem estudados, seus respectivos níveis e a variável resposta. Um experimento fatorial é completo quando todas as combinações dos níveis dos fatores estão presentes no experimento. No nosso tutorial nós vamos estudar somente experimentos fatoriais com  fatores e cada fator com apenas dois níveis. Essa classe de experimentos é chamada por 2n e é denotada de fatoriais .

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *