Lean e a Gestão de Pessoas

Lean e a Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas

Gestão de pessoas – Em tempos de baixo nível de desemprego, muito se fala sobre o desenvolvimento das pessoas dentro das organizações. Frases como “As pessoas são nosso recursos mais precioso” tornaram-se parte da declaração de missão de muitas empresas. A gestão dos recursos humanos ganhou destaque e tornou-se uma função importante na maioria das empresas.

Porém, quando visitamos as organizações e conversamos com os funcionários, fica fácil concluir que a realidade é muito diferente. Nestas visitas, vemos uma grande quantidade de pessoas mal preparadas para desempenharem suas funções, debatendo-se inutilmente para realizar até mesmo as tarefas mais básicas.

A coisa fica ainda pior

Quando subimos de nível e vamos para os supervisores, pois geralmente a estes é atribuída a função de tocar os projetos de Lean Six Sigma, a coisa fica ainda pior. A maioria destes profissionais foram promovidas devido ao seu trabalho duro e sua lealdade, porém lhes falta até mesmo as habilidades mais básicas na área de gestão de pessoas. Eles não tem capacidade para liderar sua equipe de trabalho.

Num nível acima, encontramos gerentes e líderes que não possuem um plano de carreira estruturado e sequer sabem como fazê-lo. Alguns destes gestores conseguem apenas entender algumas ferramentas isoladas para o desenvolvimento de pessoas.

Desenvolver pessoas que poderão resolver problemas e realizar melhorias diárias.

Esta realidade faz com que a maioria das pessoas e consultorias que possuem conhecimento em Lean Six Sigma frustrem-se. Isto acontece pois estas empresas enxergam o Lean Six Sigma como uma caixa de ferramentas e não conseguem entender o seu maior valor: desenvolver pessoas que poderão resolver problemas e realizar melhorias diárias.

Se a empresa realmente enxerga os funcionários como seu ativo precioso, pergunto-me o porquê tão pouco é feito por elas. Será que os gestores pensam que fazem muito mais do que realmente fazem? Ou será que esta história de falar que as pessoas são algo importante não passa de propaganda barata?

Faça o teste: pergunte na sua organização sobre os últimos treinamentos e peça por exemplos de aplicação. Você terá várias surpresas.

Está claro que muitas empresas não possuem um método eficiente para capacitar as pessoas. Muitas organizações investem milhões em programas de capacitação caríssimos em diversas áreas. Há cursos que vão de aspectos técnicos até inovação e criatividade. Porém, quando descemos para a fábrica ou para o escritório e perguntamos para as pessoas da operação como é que elas aprenderam a realizar suas tarefas a resposta é muito diferente. Quase a totalidade delas aprendeu seu trabalho de uma maneira desorganizada, sem correlação nenhuma com seus treinamentos. 

Na EDTI nós sempre buscamos realizar programas de redução de custo aliados ao desenvolvimento da equipe. Não há resultado sem aprendizado contínuo. E a melhor forma de aprendizado na empresa é lançar mão do método científico, ou do PDSA.

Bibliografia: Toyota Talent – Developing Your People the Toyota Way.

Gestão de pessoas

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *