Você está aqui: Início / Blog / O que é o Green Belt 40 horas? Confira agora.

O que é o Green Belt 40 horas? Confira agora.

Com a popularidade cada vez maior da metodologia, algumas empresas que ministram treinamentos de Seis Sigma modernizaram seus treinamentos frente as novas necessidades dos clientes e surgiu a modalidade Green Belt 40 horas.

A certificação mais procurada dentro do Six Sigma tem sido o Green Belt, pois indica um nível de conhecimento avançado para melhorar processos, mas, diferentemente o Black Belt, o Green Belt normalmente não é um profissional dedicado exclusivamente a iniciativas de melhoria. Essas características o tornam um profissional extremamente atrativo para o novo mercado que trabalho que se configura.

Pensando em melhorar seus cursos a Escola EDTI criou no ano de 2012 o treinamento Green Belt de 40 horas, que se tornou referência no mercado desde então. Confira nesse post o que é essa certificação e tire todas as suas dúvidas agora!

Certificações Seis Sigma e Green Belt

A metodologia Seis Sigma ou metodologia Six Sigma (em inglês) é uma abordagem desenvolvida para aumentar a qualidade e, consequentemente, a rentabilidade das empresas. Por essa razão os profissionais que a dominam têm sido cada vez mais requisitados no mercado de trabalho. Na última década temos percebido a tendência da necessidade de apresentação de um certificado na metodologia para ingresso em muitas organizações. Você pode conhecer mais detalhes sobre o Seis Sigma nesse excelente texto.

Como no Seis Sigma são realizados projetos de melhoria estruturados é necessário que a organização possua pessoas treinadas para sua execução. Assim, possuir um certificado de uma instituição reconhecida que ateste sua competência na metodologia pode ser a porta de entrada para boas posições nas principais empresas.

Os níveis de certificação Six Sigma são divididos em faixas (belts), com cores diferentes, assim como no judô. As certificações existentes são as seguintes: White Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt e Master Black Belt.

Como funciona o Green Belt 40 horas

A inspiração do Green Belt de 40 horas da Escola EDTI é o curso da Unicamp. Como as duas escolas dividem a mesma coordenação, era natural que isso acontecesse. Você pode conferir mais sobre a história do curso Green Belt da Unicamp e da Escola EDTI.

Na Unicamp o curso possui carga horária de 80 horas e conta com um projeto simulado durante o curso, assim como na Escola EDTI. A diferença é que na Unicamp esse projeto simulado é realizado todo durante o curso, enquanto que na EDTI o projeto é realizado dentro da sala e finalizado pelo aluno individualmente em casa, o que conta mais 20 horas de carga horária. Por essa razão o Green Belt 40 horas da Escola EDTI é um curso com 60 horas de carga horária – 40 horas dentro da sala + 20 horas de projeto simulado.

Outra importante diferença entre os dois cursos é a abordagem didática. Na Escola EDTI o viés é mais prático aplicado, permitindo uma aula mais dinâmica sobre os assuntos.

Com essas características foi possível desenvolver um curso com uma carga horária de sala de aula de 40 horas, sem perder conteúdo, e com um valor mais atraente para os postulantes a certificação Green Belt.

O sucesso dessa abordagem tem sido referendado pelos mais de 2000 Green Belts certificados desde de 2012.

Características do Green Belt 40 horas da Escola EDTI

Todo o conteúdo necessário para a certificação Green Belt é ministrado dentro da sala de aula. Durante as aulas é apresentado o estudo de caso que será o projeto entregue ao final do curso. Esse projeto é desenvolvido conforme as ferramentas do Seis Sigma são apresentadas e ele é estruturado dentro do roteiro DMAIC (confira mais sobre o DMAIC).

Durante a execução do projeto os professores dão todo suporte necessário e o aluno fica com a responsabilidade final de organizar os resultados e enviá-los em formato de apresentação gerencial. Leia sobre as regras para a certificação.

Uma grande vantagem da Escola EDTI é que, mesmo sendo aluno da modalidade presencial, recebe acesso às vídeo-aulas do curso e pode revê-las quantas vezes quiser. Caso você perca alguma aula também é possível assisti-la e não perder nenhum conteúdo.

Você também recebe o acesso ao suporte diário da nossa equipe de professores. Seja por e-mail ou pelo Skype você tem nossos professores prontos para ajudá-lo em seu aprendizado.

A validade do curso Green Belt de 40 horas é o mesmo do curso de 80 horas

Como foi apontado na explicação sobre o curso de Green Belt da Escola EDTI e da Unicamp, os conteúdos abordados nos dois cursos são equivalentes, somente a abordagem é alterada.

Por essa razão a validade do curso de Green Belt 40 horas da Escola EDTI é a mesma do curso de 80 horas.

Existe alguma diferença de conteúdo entre o curso de 80 horas e o de 40 horas?

Podemos dizer que caso você opte em fazer o Green Belt de 40 horas da Escola EDTI você não perderá nenhum conteúdo. Caso você opte por outra instituição é importante verificar se os seguintes tópicos são abordados.

• Gráficos de controle
  • Capabilidade
  • DoE (planejamento estatístico de experimentos)
  • MSA (análise do sistema de medição)
  • Geralmente alguns desses assuntos são omitidas nas ementas escolas, portanto fique de olho.

35 comentários em “O que é o Green Belt 40 horas? Confira agora.”

1. Boa noite, tenho dificuldades em encontrar informações sobre a validade da Certificação Green e Black belt. Pode me dizer se é necessário renovação periódica ou algo como o PMI provê, como a necessidade comprovação de PDUS?

Muito obrigado.

1. Oi Alexandre, você precisará desenvolver essa habilidade na prática e para isso conte com nossa equipe.
      É como se você estivesse treinando tênis. Não adianta só olhar bons jogadores, você precisa aplicar na prática e algumas dificuldades aparecerão.

2. Pingback: Curso Green Belt: o que é, para que serve e onde fazer