TODOS OS CURSOS DA EDTI POR R$ 169,90/MÊS.
INCLUINDO GREEN E BLACK BELT!!
Comece agora e cancele quando quiser.
home office

Home office: Dicas e Vantagens!

por Marcelo Petenate
publicado em | atualizado em

Nas últimas semanas, muitas pessoas têm se encontrado na situação inédita de ter que trabalhar do conforto de suas casas.

A epidemia do COVID-19 se alastrou por todos os cantos do mundo no primeiro trimestre do ano, chegando ao Brasil em meados de março e mudando de vez nossa rotina.

Pelo histórico recente de como o vírus se comportou em outros países, podemos afirmar que nosso período de distanciamento social está longe do fim.

Em meio às preocupações com contágio, a grande maioria das pessoas se viu confinada dentro de casa e obrigada a se adaptar a uma realidade de trabalho remoto.

Por conta de todos esses acontecimentos, nunca se falou tanto em home office quanto nos últimos dias.

Pensando nisso, preparamos o artigo a seguir com as principais dicas e vantagens para que você consiga tirar de letra essa fase.

O que é o home office?

O que é o home office?

Chamada de home office, a modalidade de trabalho que usa a casa como escritório não é nenhuma novidade.

Pelo mundo todo, diversos profissionais aproveitam da mobilidade trazida pela internet para produzir do conforto de seus lares.

Para montar o seu home office, tudo que você precisa é de um computador com acesso à internet e meios de comunicação que permitam cumprir com suas obrigações.

Bastante popular, a modalidade de trabalho remoto já era uma possibilidade em pelo menos 56% das empresas do mundo – é o que aponta o relatório Global State of Remote Work, de 2018.

No caso específico da América do Sul, o número pode ser ainda maior, pois os trabalhadores latino-americanos são 67% mais propensos a assumirem uma posição de home office em tempo integral.

Mas, quando falamos em trabalho remoto, é preciso lembrar que essa é uma opção apenas para quem realiza trabalhos de escritório que dependem apenas de um computador.

Alguns serviços, considerados essenciais pelo Estado, continuam com sua rotina normal durante o período de distanciamento social.

Estamos falando dos médicos, enfermeiros, jornalistas, policiais e entregadores que têm tido um papel fundamental para que o resto de nós possa ficar em casa e assim amenizar os efeitos da pandemia.

Como trabalhar home office

Como trabalhar home office

Popular pelo mundo todo, a modalidade de trabalho remoto ganhou muitos adeptos nas últimas semanas devido às circunstâncias trazidas pelo COVID-19.

Empurrados para a posição do home office, muitos profissionais lutam para manter uma rotina produtiva de trabalho no ambiente doméstico.

Esse desafio fica ainda mais difícil para quem tem filhos e precisa dar conta de entretê-los durante o expediente.

A tarefa de manter-se ativo e concentrado nas próximas semanas pode ser complexa, especialmente para quem não tem costume de trabalhar de casa.

Abaixo, você confere algumas dicas de como transformar seu ambiente de descanso em ambiente de trabalho sem comprometer o seu bem-estar durante o processo.

Organize seu espaço

O primeiro passo para garantir uma rotina produtiva dentro do home office é se certificar de que você tem um espaço preparado para começar a produzir.

A organização de uma mesa em um canto menos movimentado da casa é decisiva para que você crie um ambiente de trabalho e consiga se concentrar em suas atividades.

Com as lojas físicas fechadas, muita gente tem usado o comércio eletrônico para comprar seu estoque de materiais para organizar seu escritório de casa.

Evite distrações

Um grande desafio de quem começa a trabalhar de casa é evitar as distrações que podem aparecer durante o dia.

Por estar dentro de um ambiente até então dedicado ao descanso e ao lazer, é comum acabar distraído por uma reprise do seu programa favorito nos primeiros dias em casa.

Seja responsável na organização do seu tempo, delimitando o horário de trabalho como se estivesse dentro da empresa.

Faça pausas

No extremo oposto dos distraídos, estão os workaholics que acabam caindo em uma rotina de 24 horas de trabalho sempre que precisam trabalhar de casa.

Esse comportamento é extremamente prejudicial para o trabalhador, que acaba exausto em pouco tempo e incapaz de produzir com a mesma qualidade que teria se estivesse com a mente descansada.

Por isso, é importante estabelecer limites para o seu home office, programando pausas para o almoço e para o cafezinho durante o expediente.

Quais as vantagens do home office?

Não é à toa que tantas empresas e profissionais do mundo todo têm apostado no home office como uma modalidade de trabalho.

Quem trabalha de casa tem uma liberdade maior de horário, podendo escolher o período em que se sente mais confortável e produtivo para desempenhar suas atividades.

Como o isolamento, diminuem-se as interferências ao fluxo de trabalho, o que permite ao profissional permanecer focado por mais tempo.

Quem trabalha de casa consegue também economizar, já que não precisa mais gastar com o deslocamento nem com alimentação em restaurantes.

Por fim, o home office permite uma maior conexão com o ambiente doméstico, onde você pode aproveitar a companhia da sua família no horário de almoço ou brincar com seu pet durante a pausa do café.

Algumas desvantagens

Mas, como nem tudo são flores, a modalidade de trabalho remoto também conta com algumas desvantagens que precisam ser mencionadas.

Ao mesmo tempo em que o contato com a família pode ser agradável, as interrupções constantes podem passar dos limites – principalmente se você tiver que cuidar de crianças pequenas durante o dia.

E para quem mora sozinho, o período de distanciamento social pode gerar um sentimento de solidão, já que estaremos obrigados a passar dias sem sair de casa.

Outro ponto de dificuldade é que nem todos nós temos a mesma estrutura de empresa dentro de nossos lares, com móveis de escritório ergonômicos e um pacote de internet que dê conta da demanda.

Por fim, é preciso ser diligente na hora de estabelecer um limite entre o trabalho e o descanso, delimitando espaços e horários para cada coisa.

Essa separação é importante para que você consiga se concentrar quando precisa e relaxar quando for o momento – uma dificuldade comum a quem trabalha de casa.

Conclusão

A epidemia de COVID-19 fez com que muitas pessoas se vissem obrigadas a trabalhar de casa pela primeira vez na vida.

Ainda que conte com diversas vantagens, o home office tem obstáculos específicos que podem se apresentar como um desafio para quem não está acostumado com a prática.

Com as nossas dicas, você vai ver que o trabalho remoto não é nenhum bicho de sete cabeças.

Para garantir a nossa segurança e do restante da sociedade, devemos nos organizar para sair de casa o mínimo possível nas próximas semanas, mantendo uma rotina produtiva neste ínterim.

Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos voltar à normalidade o quanto antes!