Listamos 7 livros que todo gestor em início de carreira deveria ler!

Profissionais que ocupam cargos de liderança, independente da área e do ramo do negócio, devem constantemente aprimorar seus conhecimentos sobre gestão de pessoas para serem mais do que apenas chefes, mas sim, verdadeiros líderes.

Afinal, hoje em dia ainda é bem comum ver pessoas que crescem nas suas carreiras, conquistam novos cargos e assumem um papel de liderança. Entretanto, muitos desses profissionais assumem a função de líderes sem o devido preparo para lidar da melhor maneira com o seu pessoal, oferecer feedbacks corretamente ou criar um clima que estimule a produtividade da equipe, por exemplo.

Apesar de a experiência contar muito e da possibilidade de aprender a ser um bom gestor no decorrer da atividade, não são todos os que dispõem de tempo suficiente, ou então do conhecimento necessário para fazer uma boa gestão de pessoas e desenvolver a liderança.

Palestras, cursos e seminários ajudam muito ao gestor em início de carreira, no entanto, uma boa literatura também é fundamental para complementar a formação e ajudar o profissional a se transformar num líder muito eficaz.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 7 livros que todo gestor em início de carreira deveria ler. Confira!

1. O livro de ouro da liderança, de John Maxwell

Para muitos experientes no quesito gestão e liderança, o livro de autoria de Maxwell é uma verdadeira bíblia. Trata-se de uma excelente referência tanto para o gestor em início de carreira como para aquele profissional que já tem um pouco mais de conhecimento em gestão de pessoas — afinal, conhecimento nunca é demais, não é mesmo?

O livro de ouro da liderança é um título de fácil leitura, com linguagem leve, exercícios e muitas dicas preciosas para o leitor. O livro chega a ser praticamente um curso de liderança que pode ficar na sua cabeceira e ser estudado dia após dia.

2. Inteligência emocional, de Daniel Goleman

Você já parou para se perguntar por qual razão algumas pessoas com um QI consideravelmente alto não se dão bem em alguma questão, enquanto que outras pessoas com um QI mais singelo conseguem resultados surpreendentes? A resposta para isso é simples: inteligência emocional.

Segundo Goleman, uma carreira pode ser destruída desnecessariamente pela simples falta de autocontrole, motivação e persistência — características que fazem parte da inteligência emocional.

Por isso, no livro, o autor explica aos seus leitores como desenvolver o QI emocional e melhorar, dentre outras, as habilidades de gestor, sabendo também treinar e desenvolver o comportamento da equipe.

3. Não tenha medo de ser chefe, de Bruce Tulgan

Nesse livro, Bruce Tulgan mostra qual é o maior problema das empresas nos dias de hoje: uma verdadeira epidemia de subgerenciamento que acaba por afetar toda uma escala de comando.

A partir de uma ideia no estilo “faça você mesmo”, o autor apresenta um caminho para o gestor reassumir seu papel e se tornar o verdadeiro e bom líder que sua equipe necessita.

Na obra, é possível identificar as principais dificuldades que os gestores enfrentam e conferir casos reais e soluções simples, eficazes para resolver os problemas do cotidiano. Com uma abordagem bem prática, Tulgan também desvenda cada um dos mitos sobre o gerenciamento de pessoas, para que o gestor conheça a realidade da função e, literalmente, não tenha medo de ser chefe.

4. Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa, de Eduardo Ferraz

Muito gestor em início de carreira tem medo de ofender ao dizer não, de parecer arrogante ao expor seus talentos ou de lidar com pessoas difíceis. Se você tem esses ou outros medos, não pode deixar de ler esse livro.

Eduardo Ferraz ajuda seus leitores a encontrar a resposta para as mais diversas situações usando uma linguagem coloquial e de compreensão bem fácil. É um título útil tanto para melhorar suas habilidades no meio executivo, como no meio pessoal.

5. Modelo de melhoria, traduzido por Ademir José Petenate em parceria com a Escola EDTI

O livro traz um dos métodos mais empregados na realização de melhorias, formado por 3 questões (Objetivo, Indicadores, Mudanças) mais o ciclo PDSA (Plan-Do-Study-Act), utilizado para organizar as coletas de dados, testes e implementação de mudanças.

Com uma estrutura bastante simples, o Modelo de Melhoria se tornou a principal referência em melhoria de processos na área da saúde, mas pode ser aplicado em qualquer tipo de organização.

Também é uma ótima maneira de implementar uma cultura de resultados, pois apresenta uma estrutura onde todas as mudanças precisam comprovar seus resultados por meio de indicadores. Como a cultura de resultados tem sido um tema importantíssimo nas empresas atualmente, esse livro torna-se indispensável para todos aqueles que desejam bater suas metas consistentemente e sempre progredir na carreira.

6. Transformando suor em ouro, do técnico Bernardinho

Pode até parecer estranho que o livro de um treinador e ex-jogador de vôlei esteja nessa lista, mas Transformando suor em ouro é, sem dúvida, uma excelente leitura para um gestor em início de carreira, mesmo que ainda não ocupe um cargo de liderança.

Afinal, no livro, Bernardinho traz exemplos práticos de motivação, de relações humanas e de como conseguir o melhor de cada membro da equipe. Contando com uma série de histórias e dicas motivacionais, essa é certamente uma leitura bem fácil e agradável.

7. A quinta disciplina, de Peter M. Senge

Grande parte dos manuais de gestão é baseada em cases e em análise de informações. A quinta disciplina, entretanto, foge desse padrão.

Criada a partir de uma epifania que o autor teve em uma manhã quando meditava, a obra é baseada em cinco disciplinas que devem ser adotadas pelas empresas e pelos seus gestores.

Apesar de serem apenas cinco disciplinas, a quinta é o verdadeiro ouro do livro. Batizada de “pensamento sistemático”, ela abrange a análise do confuso sistema de relacionamentos, removendo todas as barreiras para garantir um genuíno aprendizado.

E então, você já conhece ou leu algum desses títulos sugeridos em nossa lista de livros que todo gestor em início de carreira deveria ler? Aproveite e confira também mais algumas dicas de como ser um gestor de sucesso!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *