Notícia sobre evento do NEMO

NEMO Unicamp – Palestra promovida pelo Núcleo de Estudos em Melhoria Organizacional – NEMO-IMECC-UNICAMP com o professor Dr. Ademir José Petenate, deixa lista de espera com mais de 130 interessados.

NEMO Unicamp Prof. Ademir palestrando sobre o modelo de Melhoria no NEMO/Unicamp
NEMO Unicamp

No dia 30 de agosto de 2012 o Núcleo de Estudos em Melhoria Organizacional do NEMO Unicamp ,
promoveu no Auditório do IMECC a Palestra: Melhoria de Processos.

O tema abordado foi implantado pelo professor Ademir na Unicamp em 2000, após buscar a Metodologia nos Estados Unidos.

Junto ao grupo de pesquisadores que trabalharam por muito tempo com William Deming, e graças a um convênio do
Imecc com a Compaq do Brasil, que financiou a montagem dos cursos de melhoria de processos
(formação de Green Belts e Black Belts).

Modelo de Melhoria

O Modelo de Melhoria é aplicado em várias empresas parceiras atráves dos cursos de Extensão Universitária Formação Green Belts e Black Belts e na Unicamp atráves do Planes [Planejamento Estratégico], e do PDG [Programa de Desenvolvimento Gerencial.

O tema melhoria de processos se tornou tão importante nas organizações que os pesquisadores americanos lançaram o livro The Improvement Guide (título original).

No Brasil o professor Ademir adquiriu os direitos de tradução e o livro em língua portuguesa chama-se “Modelo de Melhoria” editora Mercado de Letras.

A palestra contou com o convidado Emerson Barbosa que implantou com sucesso o modelo de melhoria na empresa Sensor onde é Diretor Executivo.

O tema também é abordado nos cursos de Extensão Universitária, Metodologia Seis Sigma Formação Green e Black Belts oferecidos regularmente através da Escola de Extensão da Unicamp.

NEMO

O Programa de Melhoria de Processos da UNICAMP foi criado em 2000 tendo como base o primeiro Mestrado Profissional em Qualidade do Brasil.

O Professor Dr. Ademir José Petenate do Departamento de Estatística do IMECC/UNICAMP, foi convidado pela COMPAQ/HP para formar uma parceria e criar o programa de 6 Sigma na UNICAMP no formato do programa de sua unidade nos EUA.

Os cursos de Melhoria de Processos Green Belt e Black Belt eram ministrados nos Estados Unidos pela API (Associates in Processes Improvement) e o prof. Ademir foi buscar as referências para a criação do programa na UNICAMP o que resultou em um estreito relacionamento entre a UNICAMP e a API formada por um grupo de consultores e pesquisadores com vasta experiência profissional. Seus membros são autores dos livros e artigos fundamentados no trabalho do Dr. W. Edwards Deming.

A parceria foi estendida com a aquisição pelo professor Ademir dos direitos de tradução e comercialização no Brasil do livro The Improvement Guide cujo título em português é Modelo de Melhoria.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *