O que devo fazer para crescer na carreira de enfermagem?

Um enfermeiro é responsável pela manutenção da saúde das pessoas, atuando em conjunto com outros especialistas como médicos, anestesistas, nutricionistas, fisioterapeutas etc. Por ser um profissional indispensável dentro da estrutura de espaços ligados à saúde, os estudos, a dedicação e o planejamento são elementos fundamentais para quem deseja obter sucesso dentro da carreira de enfermagem.

O profissional da área de enfermagem pode atuar em diferentes campos: hospitais; clínicas particulares; unidades de saúde; atendimento domiciliar — também conhecido como homecare —; ou até mesmo em empresas privadas. E entre as suas principais atribuições estão a higiene do espaço, a administração de medicamentos, a coleta de dados e o acompanhamento do estado dos pacientes, além da coordenação de toda a equipe de enfermagem.

Para aqueles que sonham em empreender no setor, reunimos neste artigo algumas dicas para ajudá-lo a ingressar na carreira de enfermagem com sucesso. Discutimos desde tópicos ligados à formação acadêmica até o dia a dia dos profissionais da área, confira!

Foque em ensino de qualidade, cursos de extensão e especializações

Para ingressar na área, o aspirante a enfermeiro deverá se dedicar com afinco aos estudos. Por isso é muito importante encontrar um bom curso que se adéque não apenas às condições financeiras, mas também aos anseios de crescimento e à qualidade na formação acadêmica do profissional.

Após terminar o curso, seja ele técnico ou de graduação, é possível recorrer às especializações e cursos de extensão; já nos casos de graduação o aluno pode ainda iniciar um mestrado ou uma pós-graduação. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, investir em capacitação profissional ainda é uma das maneiras mais eficazes de se obter sucesso na carreira a longo prazo.

Hoje, as instituições de ensino dispõem de inúmeros formatos de cursos presenciais e por  ensino à distância, além de formas de financiamento que podem se adequar a todos os orçamentos.

Entenda o mercado de trabalho e trace seus objetivos

A área de enfermagem permite ao profissional atuar em diferentes segmentos, desde enfermagem geral, geriátrica, médico-cirúrgica, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, carreira acadêmica e outras. Essa amplitude de possibilidades pode trazer momentos de confusão para os profissionais que optam por ingressar na área.

Para minimizar esse tipo de problema, é imprescindível que o futuro enfermeiro pesquise por completo o mercado de trabalho, entendendo seus desejos mais íntimos e sua essência, além de traçar metas a curto, médio e longo prazo para a sua carreira.

Por exemplo: se o seu objetivo é concluir a graduação para no futuro ser um conceituado professor da área de saúde, será preciso também buscar mestrados e doutorados, publicar artigos científicos, entre outras ocupações.

Estudo, organização, determinação e planejamento são elementos fundamentais para o crescimento e a consolidação de um profissional.

Tenha comprometimento com os pacientes e a instituição

Dentro do dia a dia de um hospital, por exemplo, o enfermeiro é o profissional mais próximo do paciente. Portanto, para obter êxito na função, o comprometimento com os pacientes e com seu bem-estar é peça-chave para o sucesso na carreira.

Vale ressaltar que é necessário que o enfermeiro também esteja alinhado e comprometido com os valores e a missão da entidade para a qual presta serviços.

Comunique-se bem para alcançar o sucesso desejado

Conciliar a comunicação de acordo com as necessidades individuais é um dos grandes desafios de um enfermeiro, sejam elas necessidades de pacientes, médicos ou outros parceiros dentro do seu cotidiano de trabalho.

É parte da rotina de um profissional da área lidar com um fluxo intenso de pessoas a cada dia. Toda a equipe de enfermagem, médicos, pacientes, seus acompanhantes e outros especialistas fazem parte dessa rotina, e um enfermeiro competente precisa também ter muito jogo de cintura para se comunicar da forma correta com tantas pessoas distintas.

Entenda a necessidade de ser um bom líder

Estar capacitado para assumir cargos de liderança é uma das tarefas mais difíceis atualmente. A dificuldade em liderar outros profissionais é um problema recorrente em diversas áreas, inclusive no segmento de enfermaria.

Antes de tudo, o profissional graduado em enfermagem precisa entender o significado e a importância de desempenhar com excelência um cargo de liderança. Será ele quem comandará uma equipe, e esta deverá entender e executar os comandos guiados pelo líder para determinadas tarefas.

Saiba trabalhar em equipe

Como diz o ditado, “o homem não é uma ilha”. Essa máxima também se aplica ao universo profissional.

Para que um enfermeiro seja competente e tenha um rendimento de alta qualidade não bastam os cursos de graduação e especialização. É preciso entender a necessidade de trabalhar em equipe e, mais ainda, ter a capacidade de lidar com as diferenças.

Vale reforçar que o dia a dia de um profissional de enfermagem é permeado de muitas pessoas, dos mais diferentes tipos. Entender as qualidades e os defeitos e respeitar o tempo e as limitações de cada um ajudará ao enfermeiro desenvolver, ao lado de seus companheiros de trabalho, um local com mais harmonia e capaz de passar aos pacientes a segurança necessária.

Aprenda a lidar com as emoções

Saber lidar com as emoções pode ser uma das tarefas mais árduas para um bom enfermeiro. O profissional estará constantemente em contato com os pacientes e seus familiares, inclusive nos momentos mais delicados dentro de um tratamento.

O enfermeiro é o profissional mais próximo dos pacientes dentro da conjuntura de um hospital, portanto é de suma importância que ele entenda a necessidade de também proporcionar uma estrutura emocional para os seus pacientes.

Seja um profissional empático

Hoje, muito se fala sobre adotar posturas mais empáticas em nosso cotidiano e também nos ambientes profissionais. A empatia nada mais é do que a capacidade do ser humano de se colocar no lugar do outro, se permitindo sentir e entender as emoções e angústias do próximo.

Dentro de uma ocupação na qual os profissionais estarão diariamente em contato com os mais diferentes perfis de pessoas, é fundamental entender a importância de tratar seus pacientes e colegas de trabalho de maneira imparcial.

Acima de tudo, cabe ao enfermeiro ter a consciência de que é fundamental tratar o outro como gostaria de ser tratado.

Independentemente do segmento, cabe ao profissional investir em aspectos básicos para traçar uma carreira de enfermagem de sucesso. Com planejamento, organização, capacitação a comprometimento você conseguirá desenvolver uma trajetória bem-sucedida na área.

Listamos neste artigo algumas das principais diretrizes para quem deseja empreender na área. Leia outros textos para entender a importância da capacitação profissional, de cursos de extensão e de outras certificações para incrementar sua carreira.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.