Saiba mais sobre o que é ser um Green Belt

Dando sequência a nossa série especial sobre Green Belt, hoje iremos nos aprofundar no tema e falar mais sobre o que se trata exatamente ser um Green Belt!

Você pode conferir o primeiro texto da série acessando aqui: O que é o Seis Sigma e as suas diferentes certificações?

eBook: Como é o GREEN BELT da Escola EDTI na visão de seus alunos?

Entrevistamos três alunos que dividiram sua trajetória ao longo desse processo, desde a decisão de se tornar um Green Belt, até a experiência ao longo das aulas. Escolher uma instituição de ensino adequada é primordial para uma experiência completa de aprendizado, não basta tomar a decisão de realizar cursos para se destacar se isso não gerar, de fato, conhecimento ao aluno.





Capa eBook: Como é o GREEN BELT da Escola EDTI na visão de seus alunos?

Um Green Belt é uma pessoa capaz de realizar projetos de melhoria. Mas qual a razão disso ser tão importante? Hoje em dia a competição entre as empresas esta cada vez mais acirrada e, com isso, essas organizações têm procurado melhorar seus processos para tornarem-se mais produtivas e reduzir problemas de qualidade.

Para atingir esse objetivo é muito importante trabalhar em um projeto de melhoria estruturado e o Green Belt é reconhecido pelo mercado como uma pessoa capaz de realizar tais projetos, resultando em um profissional essencial para qualquer empresa que queira se destacar.

O termo Green Belt surgiu na Motorola, onde foi criado um método para executar projetos de melhoria que eles chamaram de Seis Sigma. Dentro desse método o Green Belt era o líder desses projetos.

Quando o antigo CEO da GE (General Eletrics) Jack Welch adotou o Seis Sigma como ponto central de sua estratégia e conseguiu resultados extraordinários com isso o Seis Sigma passou a ser implementado em diversas empresas e com isso aumentou a demanda por profissionais que possuíam a habilidade de liderar esses projetos.

Mas o que é preciso para crescer profissionalmente? Quais atitudes o profissional deve ter ao longo de sua trajetória para chegar aonde tanto deseja? Antes de qualquer coisa, ele deve estar disposto a se preparar, o que exige planejamento, foco, disciplina, determinação e persistência, ou seja, requer muito trabalho e uma dose extra de concentração.

Este texto vai fornecer uma força para que você consiga dar aquela guinada na sua carreira. Tendo em vista que o sucesso do profissional está ligado diretamente relacionado ao fato de ele ser capaz de se diferenciar no mercado, mostraremos como isso é possível.

O que todo Green Belt deve saber

Durante o curso Green Belt, vários conhecimentos são desenvolvidos e praticados. Os Green Belt se formam com habilidades específicas e capacidades técnicas que colaboram na formação de um profissional completo e capacitado. Por isso, um Green Belt deve ter em seu repertório cada uma das onze habilidades listadas abaixo.

Paixão por aprender

O Green Belt precisa ser alguém apaixonado por aprender novas habilidades. Ele trabalhará diretamente sob a supervisão de um Black Belt, em período parcial por até 40 horas adicionais por mês. Por isso, deve estar aberto para absorver o máximo de aprendizado possível.

Conhecer o básico

É imprescindível que o Green Belt conheça o básico das ferramentas da metodologia Seis Sigma. Além de aplicá-las, ele deverá ser capaz de orientar outros profissionais sobre o seu uso.

Foco e disciplina

Diferentemente dos Black Belts, que gerenciam vários projetos ao mesmo tempo, o Green Belt deve ter disciplina e foco na tarefa que tem em mãos naquele momento. Se concentrando em um processo por vez, o Green Belt consegue realizar suas tarefas com maior precisão e eficiência.

Comunicação

Comunicação é uma característica chave de todo Green Belt. Por lidarem diretamente com profissionais ranqueados tanto acima quanto abaixo deles na hierarquia da organização, os Green Belts devem dominar uma comunicação clara e efetiva.

Regressão Linear

O Green Belt precisa entender o funcionamento da regressão linear e como duas variáveis independentes podem se correlacionar. Como a metodologia Seis Sigma se baseia em dados e análises estatísticas, saber visualizar e analisar esses dados é um pré-requisito básico de todo Green Belt.

Feedbacks e relatórios

De maneira complementar às características comunicativas, o Green Belt deve estar sempre atento aos status dos projetos gerenciados. Assim, qualquer problema ou alteração de prazo poderá ser efetivamente comunicada ao Black Belt responsável.

Diagramas

Além das habilidades com dados e análises estatísticas, todo Green Belt deve ser capaz de criar histogramas e diagramas de Pareto e também saber diferenciá-los e entender quando cada um deve ser usado.

Decisões

Uma importante característica do profissional Green Belt é a capacidade de tomar decisões baseado em dados e análises, não apenas em seus instintos. Como se encontra sob a supervisão de um Black Belt, o Green Belt aprenderá com ele as melhores maneiras de lidar com problemas e outras complicações.

Apesar disso, até conseguir uma certificação mais elevada, os Green Belts devem sempre trabalhar com os dados fornecidos pelos seus superiores.

Proatividade

Assim como todo e qualquer profissional de destaque, o Green Belt deve mostrar proatividade e uma grande capacidade produtiva. Enquanto saber resolver problemas é um pré-requisito básico para qualquer Green Belt, ser proativo e descobrir maneiras de evitar a ocorrência deles é um diferencial.

Reconhecer quando precisa de ajuda

Apesar de toda a proatividade e capacidade de decisão, um Green Belt deve saber quando necessita de ajuda. Como ocupa uma posição de dedicação em tempo parcial para liderar projetos e processos de melhoria, o papel do Green Belt é manter o foco em suas tarefas, e não tentar administrar tudo de uma vez.

Por isso, sempre que encontrar dificuldades, o Green Belt deve ter humildade e sabedoria para decidir o momento certo de buscar ajuda com profissionais mais bem certificados, como os Black Belts.

Responsabilidade

Enquanto trabalham projeto a projeto, um de cada vez, o Green Belt deve se mostrar responsável, sabendo lidar com prazos e prioridades. Como responde diretamente para seu Black Belt, o Green Belt deve entender que nem sempre sua prioridade será a mesma do seu superior. Por isso, é essencial que ele seja capaz de planejar corretamente – e com antecedência – suas tarefas.

No curso Green Belt, o profissional terá contato com situações que o ajudam a desenvolver cada uma dessas habilidades. Apesar de não ter o mesmo nível de aprofundamento de um Black Belt, os profissionais certificados como Green Belt devem encarar os ensinamentos como um importante passo na carreira, capaz de alçá-los a níveis de liderança dentro de suas organizações.

Todos os fatos citados neste artigo ajudam não somente o profissional a se certificar como um bom Green Belt, mas, principalmente, auxiliam na formação de um profissional capacitado e diferenciado no mercado.

Essas características, ao serem exercitadas dentro do curso Green Belt, fazem com que o profissional desenvolva para si um perfil altamente cobiçado no mercado de trabalho.

Além de um currículo recheado e qualificado, o Green Belt se torna um profissional melhor, capaz de contribuir para a melhoria da organização, além de almejar voos mais ambiciosos na própria carreira.

Além disso, o curso te prepara para melhor se comunicar com seus colegas e apresentar resultados aos superiores e demais colaboradores de maneira eficiente.

O domínio de tarefas técnicas certamente não é o suficiente para conseguir uma posição melhor e, portanto, o curso Six Sigma Green Belt se torna um diferencial para aqueles que almejam um cargo de gerência.

Você pode fazer um curso Seis Sigma Green Belt de duas formas, presencial ou a distância. Ambos podem ser bons ou ruins, vai depender da instituição escolhida, as ferramentas que você dispõe e sua identificação pessoal com a forma de estudar.

Um curso presencial te traz a vantagem de estar em contato pessoal com professores, colegas de curso e profissionais da instituição. Isso traz um dinamismo muito maior nas relações e nos estudos, pois você não estará sozinho nesse processo, podendo consultar professores, colegas e utilizar recursos como a biblioteca, sala de estudos, obter suporte presencial etc.

Em um curso EAD você precisará de organização, autodeterminação e uma estrutura de trabalho boa o suficiente para suprir as necessidades que terá com a plataforma adotada pela instituição. Um bom computador com uma internet rápida, uma webcam e uma impressora podem ser requisitos básicos para não ficar dependente de terceiros.

Todavia, o curso online oferece um formato individualizado e personalizado que seria impossível no curso presencial. Essa flexibilidade, se utilizada com foco e propósito, torna-se a grande vantagem dessa modalidade.

Como conclusão do seu curso Seis Sigma Green Belt, você deverá desenvolver um projeto que será aplicado em um contexto real. Portanto, pouco importa se seu conhecimento foi construído em uma em sala de aula ou no ambiente virtual. Depende mesmo é de como você aproveitou suas escolhas.

Também é importante procurar uma escola que ofereça todo o suporte possível para ajudá-lo no aprendizado. Por exemplo, hoje já existe uma opção de curso de Green Belt onde existe um professor Black Belt diariamente disponível no chat/ vídeo chamada para ajudá-lo em qualquer dúvida, seja relacionada ao curso ou ao seu projeto real.

Um curso Seis Sigma Green Belt envolve uma metodologia que busca resultados rápidos e que certamente também exigirá de você presteza nos estudos, sobretudo se estiver por conta própria no ambiente EAD.

Geralmente tem uma carga de 60 e objetiva resultados práticos para serem aplicados no máximo de 6 meses. Se você não se preparar para enfrentar esse desafio, certamente não aproveitará tudo que o curso pode te oferecer. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar. Veja:

  • crie um cronograma de estudos com data, horário e tema a ser estudado;
  • reveja esse cronograma periodicamente para que seja algo praticável e de acordo com a sua realidade;
  • estude demanda tempo e dinheiro, saiba conciliar ambos para que um não atrapalhe o outro;
  • se optar por EAD, não deixe de conferir se possui o material necessário em casa e dispõe da garra e do tempo preciso para se dedicar sozinho.

Independentemente de você estar pouco ou muito insatisfeito com sua posição atual na empresa, é certo que um curso Seis Sigma Green Belt pode ajudá-lo a crescer profissionalmente a curto e médio prazo.

Porém, escolher o curso de última hora, sem antes consultar instituições de referência e as modalidades disponíveis, se presencial ou EAD, pode ser uma grande perda de tempo e de dinheiro.

Além do mais, há a questão financeira que deve ser pensada e planejada de antemão. Você não vai querer parar um curso que pode fazer total diferença na sua carreira por que não programou suas finanças. Pense nisso!

Sim, é claro que você vai fazer um curso Seis Sigma Green Belt porque quer subir de cargo ou encontrar um trabalho melhor, não é mesmo? Porém, não encare o curso apenas pelo certificado que ele pode te oferecer.

Se optar pela modalidade presencial, lembre-se de aproveitar a rede de contatos que ela oferece. Você estará em contato com outros profissionais da sua área, que inclusive, podem ser futuros parceiros ou te indicar para o emprego que tanto busca. As perguntas que eles fizerem em sala de aula também podem te servir.

No curso EAD não deixe de se beneficar do caráter personalista dessa modalidade. Você terá a oportunidade de esmuciar suas principais dúvidas com um atendimento individualizado com professores e tutores. Se bem utilizada, essa modalidade pode ser tão produtiva quanto a interatividade e o dinamismo comuns no formato presencial.

Reconheça a potencialidade do curso para além da certificação e usufrua ao máximo do melhor que cada modalidade pode te oferecer.

Conforme temos apontado, o curso Seis Sigma Green Belt é um grande diferencial em sua carreira e você se deve preparar para tirar o maior proveito desse conhecimento.

Por esse motivo, você deve pesquisar sobre as modalidades disponíveis e de acordo com o seu perfil, organizar sua rotina e se preparar financeiramente, bem como aprender a ter foco.

Muitas pessoas, às vezes até por um processo de autossabotagem, acabam abrindo mão de grandes oportunidades em suas vidas quando estão prestes a concluí-las ou mesmo quando iniciam uma nova empreitada.

Você não vai querer que isso aconteça com você, não é mesmo? Por isso, veja algumas dicas que podem te ajudar a ter clareza para vencer essa limitações mentais:

  • anote suas razões e motivações para ter optado por um curso Seis Sigma Green Belt e deixe em um lugar visível;
  • na hora dos estudos deixe o celular de lado, fique longe da TV e feche todas as janelas do seu navegador no computador;
  • lembre-se de que atingir objetivos demanda tempo, siga em frente com propósito e saiba que chegará aonde quer;
  • não conte com promessas profissionais, realmente procure aprender ao máximo com o curso e os resultados serão consequência.

Com esses  direcionamentos, você evitará alguns erros comuns que podem acontecer como estudante de um curso Seis Sigma Green Belt.


0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.