Você está aqui: Início / Blog / Para seguir os passos de Elon Musk: 5 conselhos do gênio da tecnologia para sua carreira

O empreendedor, filantropo e visionário Elon Musk é hoje uma das personalidades do mundo dos negócios mais admiradas por profissionais e estudantes. E apesar de atuar no setor de tecnologia, é inspiração também fora da área. Isso porque sua trajetória reflete muita consistência no caminho percorrido em direção aos seus objetivos, por meio da obtenção do conhecimento necessário para tanto e de uma ideia clara de seus pontos fortes e onde aplicá-los. Mas também devido ao seu pensamento futurista, sempre em busca de soluções para problemas que, muitas vezes, ainda nem existem.

Nascido em Pretória em 1971, Musk desde jovem superou obstáculos, como a criação fria e rígida do seu pai e o bullying constante na escola, para desabrochar sua genialidade ao aprender sozinho sobre programação de computador em três dias.  Formou-se em Economia e Física nos EUA e fundou startups, ou empresas emergentes baseadas em tecnologia, como a Zip2 e PayPal, garantindo seu status de bilionário antes dos 30 anos de idade.

Inspiração para Hollywood

Não é mera coincidência, porém, se a descrição do perfil de Musk soa familiar. A história do empresário deu origem ao personagem Tony Stark, o Homem de Ferro dos filmes da Marvel. O super-herói vivido por Robert Downey Jr. nas telas de cinema, assim como Elon, é um inventor, empresário e engenheiro. O próprio ator já mencionou em diversas entrevistas a influência do empresário na construção do personagem. Tanto Musk quanto Stark são o tipo de homem que, de acordo com Downey:

“Escolheram uma ideia pela qual viver e algo para o qual se dedicar.”

E não iriam perder tempo na busca pela realização de seus projetos.

(fonte: The True Story of Elon Musk, Robert Downey Jr. and Tony Stark)

Atualmente, Musk vislumbra revolucionar a humanidade e se dedica em “viabilizar o futuro”: comanda as empresas SpaceX, cujo foco é  em voos comerciais para a Lua e Marte; a Tesla Motors, que fabrica carros elétricos; a SolarCity, produtora de painéis solares para gerar energia sustentável; e a Hyperloop, focada em transporte urbano em túneis de alta velocidade.

Dadas as credenciais, fica claro que Musk tem muito a ensinar sobre metas de crescimento em sua carreira. Por isso, separamos 5 conselhos do empresário para não apenas inspirar, mas servir de guia para trajetória profissional:

1.Tenha um objetivo útil

Quando pensar no seu objetivo, seja ele grande ou pequeno, pergunte-se: qual é a utilidade  do meu propósito? Ele beneficia as pessoas, melhora as condições de vida de uma comunidade, ou é apenas diferente? Afinal, de que serve uma ideia que não gera mudanças positivas?

2.Fuja de ideias delirantes

Fácil se enfeitiçar por ideias que parecem brilhantes, não é mesmo? Mas evite devaneios. Atenha-se à realidade e esteja aberto(a) às críticas e feedbacks de pessoas que respeita e confia.

3. Trabalhe duro

Pode soar como um conselho repetitivo de pessoas bem-sucedidas, mas crucial para qualquer empreendimento. Concentre-se no seu objetivo profissional, dedique-se, participe de palestras, leia livros e artigos sobre o assunto, ganhe o máximo de experiência de toda oportunidade. Para já colocar em prática, a dica é dar uma olhada no nosso artigo sobre desenvolvimento de soft skills.

4. Não tema o fracasso

Musk acredita que o fracasso faz parte do processo e é valiosa fonte de conhecimento, além de estimulante para a inovação.

5. Exercite seu poder de escolha

Você não precisa se conformar com a forma como as coisas funcionam. Seu poder de escolha é real e depende de você fazer a diferença para sua carreira. Estar acima da média e realizar feitos extraordinários é, sim, questão de escolha!

A ideia de Elon Musk sobre sucesso na carreira, portanto, se resume em assumir a responsabilidade pelo seu sucesso, acreditar na sua ideia e insistir em um trabalho realista e útil para as pessoas. E para você, é claro!

Desenvolva já sua mentalidade progressista e encontre sua próxima oportunidade de carreira em uma das mais de 300 mil vagas na adzuna.com.br.

*Conteúdo parceria
Post original em:

1 comentário em “Para seguir os passos de Elon Musk: 5 conselhos do gênio da tecnologia para sua carreira”

1. Pingback: Tecnologia exponencial: conceito e aplicações práticas