Passo a passo sobre como fazer um gráfico de Pareto no Excel

Vilfredo Pareto foi um economista italiano que viveu entre os séculos XIX e XX. Durante seus estudos econômicos sobre a distribuição de renda da população, Pareto identificou que uma pequena parcela da população detinham a maior parte do PIB, enquanto a maioria da população detinha pouca parte do PIB. Esta relação ficou conhecida como 80/20. 20% do PIB nas mãos de 80% da população e 80% do PIB nas mãos de 20% da população.

Um dos pioneiros em trabalhos na área de Qualidade, Juran, encontrou um padrão semelhante ao encontrado por Pareto na distribuição dos tipos de problemas de qualidade de um certo produto, onde 80% dos problemas de qualidade de uma peça eram causados por 20% de defeitos. Após diversas análises, ele chegou à conclusão que em grande parte dos problemas, poucos tipos de defeitos eram responsáveis pela maioria das rejeições (poucos vitais). Da relação entre esses dois trabalho foi criado o conceito de Gráfico de Pareto.

Um dos objetivos centrais de um programa de qualidade é reduzir perdas provocadas por itens defeituosos que não atendem às especificações. Existem muitos tipos de defeitos que fazem com que um produto não atenda às especificações. Concentrar esforços no sentido de eliminar todos os tipos de defeitos não é uma política eficaz. Devemos focar nos tipos de defeitos que são responsáveis pela maioria das rejeições, sendo mais eficaz atacar as causas desses poucos defeitos mais importantes.

Dado a repercussão positiva de nosso último post, em que explicávamos como elaborar um Gráfico de Pareto no Excel, resolvemos postar também um “passo a passo” com as telas do Excel para a montagem do mesmo. Por meio da apresentação abaixo você verá todas as operações necessárias para utilizarmos esta ferramenta de priorização. Como dica, utilize-a para priorizar suas ações.  

2 respostas
  1. Francisco Gomes says:

    Excelentes dicas, com isso ganhamos todos nós que diariamente utilizamos essa ferramenta tão importante!

Trackbacks & Pingbacks

    Deixe uma resposta

    Want to join the discussion?
    Feel free to contribute!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.