PDSA e SEO 2: Acessos e Redes Sociais

PDSA e SEO 2: Acessos e Redes Sociais

Dando continuidade ao assunto: PDSA e SEO, vamos comentar agora sobre um PDSA que fizemos para verificar se as redes sociais realmente ajudam a aumentar o número de acessos ao site. Lembram como se faz um PDSA? Vamos lá então:

A primeira coisa que fazemos, para preencher o PDSA é colocarmos o nome do projeto ao qual ele pertence e, o objetivo do ciclo em questão. 

Projeto: Aumento de visitas no site 
Objetivo: Verificar se a publicação de um artigo por dia no blog e a divulgação deste nas redes sociais (Facebook, Twitter e Linkedin) irá aumentar o número de acessos ao site

Depois, começando definindo a fase do Plan (Planejar). Nela, iniciamos listando as questões que queremos responder com o ciclo e nossas predições sobre as mesmas. É importantíssimo registrarmos antes do início do projeto e, com o nosso conhecimento atual, o que imaginamos ser as respostas. 

PLAN

Questões

Predições

Q2) A divulgação do artigo nas redes sociais é importante para o aumento no número de acessos? P2) Sim. 

Ainda no Plan, preparamos o nosso plano de coleta de dados e definimos todos os passos que ocorrerão durante o experimento.

Dados

Serão anotados, via Google Analytics:

Número de acessos por meio de referência (Linkedin, Facebook e Twitter): este dado será anotado, pois será necessário para responder a questão 2 e determinar se investiremos mais nas divulgação via redes sociais ou se não vale a pena. Um alto número de acessos por meio de referência nos levará a investir mais tempo para divulgar os artigos em bons grupos do Linkedin e a entender melhor como isto funciona.

Os gráficos serão analisados via gráfico de controle, com o tamanho do subgrupo individual. Caso haja problema na ferramenta do Google, que coletará os dados, o dado aparecerá zerado neste dia e a equipe irá excluí-lo da análise.

Depois, partimos para o Do (Fazer). Nesta fase definimos como cada indicador será coletado.

Após o dia dd/mm/2013, começamos a publicar um artigo no site e divulgá-lo nas redes sociais. Durante todo este período  coletamos os dados e gravamos no Excel. Houve apenas um dia (dd/mm/2013) que houve problema na coleta de dados do site. Isto ocorreu, pois houve problemas no servidor do site. Como mencionado na fase de planejamento, excluímos os dados deste dia.

STUDY

PDSA e SEO 2

Figura 1: número de acessos de referência ao site.

Site 2 PDSA

Figura 2: número de acessos de referência ao site.

 

A predição 2 é confirmada pela figura 1 e 2. Fica clara a importância da divulgação do artigo nas redes sociais. Este, pelos gráficos, é o tipo de acesso mais impactado com a divulgação diária. Se quiser trazer gente por meio da publicação de artigos, você tem que divulga-lo nas redes sociais. Principalmente no Linkedin, como mostra a figura 3. A figura 6 mostra que 81,77% do tráfego de referência analisado veio do Linkedin. Facebook corresponde a 12,50%. Há um forte efeito Pareto.

Site 3 PDSA

Figura 3: % de acessos do tráfego de referência.

 

ACT

O procedimento de publicação no site será mantido, assim como a divulgação nas redes sociais, principalmente o Linkedin. Esta é uma fonte de acessos importante para o site. Aprendemos que a periodicidade dos artigos é muito importante para atrair os visitantes recorrentes.

 

[facebook]
[twitter name=”name”]

2 respostas
  1. Alison Ishii says:

    Olá! Ótima postagem! Parabéns aos envolvidos!
    Abraços, ao prof Ademir e equipe.

    Typo:
    *1. “Fase” no parágrafo que introduz a etapa “Do”
    *2. “Atras” na última frase do “Act”

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