planejamento e controle da produção

Planejamento e controle da produção: você sabe o que é PPCP?

Em busca de uma produção com mais agilidade, economia e qualidade, muitas empresas vêm adotando o Planejamento e Controle da Produção. Com o objetivo de integrar setores, determinar recursos operacionais e até mesmo identificar possíveis gargalos de produção, a famosa ferramenta, também conhecida como PPCP, auxilia o empresário nas principais atividades de gerenciamento da produção, além de oferecer um melhor direcionamento para o sucesso do negócio.

Nesse sentido, no post a seguir, vamos apresentar o que é PPCP e por que você também deve adotá-lo no seu empreendimento. Confira!

O que é PPCP?

O Planejamento e Controle da Produção é um sistema que gerencia os recursos operacionais da empresa. Seu uso permite um maior controle e uma racionalização de matérias-primas, produtos, mão de obra, entre outros componentes necessários para o sucesso da produção.

Além disso, é válido destacar que, para o bom funcionamento do PPCP, todos os setores relacionados à manufatura — como os departamentos de manutenção e logística — devem estar integrados para fortalecer a comunicação interna e o processo produtivo. Embora cada equipe tenha uma função específica, elas devem trabalhar juntas para que as etapas operacionais sejam executadas com agilidade, evitando possíveis perdas e defasagens do processo.

Quais os seus objetivos?

O PPCP gira em torno de três funções:

  1. planejamento: define os produtos que serão produzidos e o prazo para a entrega;
  2. programação: determina todos os recursos que serão necessários para o funcionamento do fluxo de produção;
  3. controle: monitoramento e correção de possíveis falhas do processo.

Além desses pilares, para que a ferramenta atinja os objetivos dentro da empresa, outras questões, como a quantidade de produtos que será produzida, a análise do layout da planta da empresa e a determinação da mão de obra, devem ser verificadas.

Depois disso, o gestor pode controlar, planejar e prever todo o processo de produção, contornando possíveis obstáculos de forma mais eficiente. Na prática, o maior objetivo do PPCP é funcionar como um suporte à gerência, diminuindo a chance de falhas e, consequentemente, trazendo mais economia e qualidade para a empresa.

Quais os principais benefícios para sua empresa?

Redução de custos

Um maior controle e planejamento reduz os custos que seriam necessários para lidar com imprevistos da produção, além de gerar menos perdas de materiais e menos gastos com itens que não são tão essenciais para o negócio.

Melhor acompanhamento da produção

O PPCP organiza as ordens de pedido, tornando suas execuções mais bem estruturadas. Com isso, é possível acompanhar melhor o prazo das tarefas “atrasadas” ou “em dia”, o que diminui a chance de não cumprir algum tipo de pedido.

Maior integração entre setores de produção e vendas

Os setores de produção e vendas devem estar interligados, já que, antes mesmo de vender um produto, o vendedor deve saber se esse está disponível — e quem pode confirmar isso é exatamente o produtor!

O controle e o planejamento tornam a integração entre esses setores mais simples, melhorando o fluxo de vendas da empresa.

Quais as etapas de planejamento?

Previsão de demanda

Essa etapa envolve a previsão, a partir de dados estatísticos, da demanda daqueles produtos que tiveram maior saída e dos materiais que foram mais utilizados na empresa e que, provavelmente, vão precisar ser estocados novamente em um determinado período de tempo. Essa projeção é feita para evitar a falta de itens essenciais para o funcionamento da produção.

Planejamento da capacidade produtiva

Aqui, são utilizados dados retirados da previsão de demanda para verificar se haverá necessidade de fazer adequação da produção em algum setor da empresa. Caso a demanda esteja muito alta, será feito um planejamento prévio para aumentar a capacidade produtiva.

Planejamento Agregado da Produção (PAP)

O PAP é o nome que se dá para o planejamento estratégico da produção. Ele é formulado anualmente, porém pode receber correções mensais, dependendo do momento da empresa. Essa é a fase em que são decididas as contratações e demissões de funcionários, horas extras, promoções, rotatividade do estoque, entre outros.

Programação Mestra da Produção (PMP)

PMP é a etapa responsável por cumprir os planos de produção no curto prazo. Esse é o momento em que são analisados e direcionados os recursos para suprir as demandas. Essa parte do planejamento vai além da previsão da demanda e envolve compras de produtos, solicitações de produção, entre outros.

Programação Detalhada da Produção (PDP)

Essa etapa é separada para que o gestor defina as operações diárias de produção da empresa. Entre as principais atividades envolvidas, podemos citar:

  • sequenciamento das ordens da produção: ao minimizar gargalos e atrasos, é determinado o ordenamento das operações;
  • gestão de materiais: administração e estoque das matérias-primas que serão utilizadas na produção;
  • emissão das ordens da produção: aplicação do programa de produção e liberação de documentos essenciais para a operação.

Controle da produção

Por fim, na última etapa, é feito o controle da produção. O acompanhamento das operações é algo essencial para checar se tudo está indo de acordo com o plano inicial. Essa é a melhor hora para identificar gargalos da produção e tomar novas decisões para gerar resultados mais significativos para o negócio.

Quais são as ferramentas adequadas para o processo?

Seis Sigma

A Seis Sigma é famosa por trazer grande qualidade e produtividade para os processos dentro de uma empresa. Ela é utilizada para identificar e solucionar problemas da produção, a fim de trazer os melhores resultados para o negócio por um custo de operação muito mais baixo.

Kaizen

O método tem o objetivo de tornar o negócio o mais lucrativo possível a partir do trabalho em conjunto. Seus princípios são a diminuição dos desperdícios, o aumento da produtividade, a integração e o envolvimento de todos os colaboradores, a transparência dos processos e a prática como meio de aprendizado.

Kanban

Esse sistema funciona à base de post-its que marcam o fluxo da produção. Imagine um quadro dividido em duas partes. Em um lado, o gestor anota todas as tarefas que precisam ser realizadas e, no outro, todas as etapas necessárias para a execução das operações — normalmente, as etapas são divididas em “para executar”, “em andamento” e “finalizado”.

Ao avançar em alguma tarefa, o cartão é deslocado para o próximo passo. Essa é uma excelente maneira de visualizar toda a produção e evitar que algum prazo não seja cumprido.

O Planejamento e Controle da Produção é a ferramenta ideal para quem deseja mais agilidade, economia e qualidade. Ao adotá-la, você obterá todas as vantagens de ter uma produção com o mínimo de falhas e, consequentemente, aumentará de forma significativa os seus lucros.

Gostou de conhecer o que é PPCP? Então, aproveite para nos seguir nas redes sociais e fique por dentro dos próximos posts! Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *