Rotatividade de estoque

O estoque deve ser tratado como prioridade,  ignora-lo apenas trará problemas inevitáveis para sua empresa. Mas como evitar que isso aconteça? Acompanha agora o conteúdo de nosso post e saiba mais!

eBook: Como é o GREEN BELT da Escola EDTI na visão de seus alunos?

Entrevistamos três alunos que dividiram sua trajetória ao longo desse processo, desde a decisão de se tornar um Green Belt, até a experiência ao longo das aulas. Escolher uma instituição de ensino adequada é primordial para uma experiência completa de aprendizado, não basta tomar a decisão de realizar cursos para se destacar se isso não gerar, de fato, conhecimento ao aluno.





Capa eBook: Como é o GREEN BELT da Escola EDTI na visão de seus alunos?

Em muitos negócios, por não controlar de forma adequada a entrada e saída de produtos, como por exemplo, não saber quando determinada mercadoria entrou e nem o porquê de ela estar lá, é algo que não deve ocorrer em momento algum.

Entre as possíveis soluções para estes momentos indicamos realizar o calculo do giro de estoque da sua empresa. Através dele será possível administrar corretamente o fluxo de entrada e saída de produtos, falaremos mais deste calculo a seguir.

Muitas vezes, o problema acontece quando não há equilíbrio: mercadorias acumuladas e sem procura ou demanda por produtos, mas escassez no estoque.

Ambas as situações podem acarretar em prejuízo, pois na primeira o dinheiro investido não é revertido em vendas, e na segunda, o cliente fica insatisfeito com a indisponibilidade do produto desejado e não realiza a compra.

Giro do estoque

A rotatividade ou giro de estoque é um indicador que releva a velocidade em que o inventário foi renovado em um determinado período ou qual é o tempo médio de permanência de um produto antes da venda.

O cálculo desse giro pode ser feito a partir custos ou itens, considerando o volume total de vendas e a média de estoque.

É um dos principais instrumentos para medir a avaliar a gestão de inventário, e pode ser avaliado em diferentes periodicidades, embora a análise anual seja mais frequente. A conta nada mais é do que a quantidade vendida em determinado período em relação ao total de itens armazenados.

Use esse recurso conforme a necessidade de sua empresa e do volume de bens guardados. Por ser aplicável a qualquer escala e tipo de produtos, esse indicador se mostra útil como padrão de mercado, na busca de equilíbrio com o ritmo de vendas.

Como analisar os resultados:

  • Resultados menores do que 1, significam que, ao final do período, sobraram produtos não vendidos no estoque.
  • Resultados maiores do que 1, significam que todos os itens foram renovados pelo menos uma vez no período avaliado.

Como mencionado anteriormente, calcular giro de estoque é uma boa técnica para identificar se o inventário está abandonado ou precisando de mais investimentos para dar conta da demanda exigida.

A primeira informação a definir qual será o período calculado. É comum encontrar análises de períodos de ciclos anuais, em alguns casos podem ocorrer variações deste período, como é o caso de produtos perecíveis, é necessário considerar intervalos menores.

Após a determinação do período que será calculado, será necessário levantar dados referentes a totalidade de produtos vendidos no período e o volume médio no inventário, seja em itens, seja em preços. Em resumo, a conta se refere ao total de vendas dividido pelo volume médio armazenado.

Vantagens de uma empresa com alto giro do estoque

O produto não fica ultrapassado na prateleira: se isso é fácil de entender para quem lida com perecíveis (itens com prazo de validade vencido, por exemplo), para outros casos há perdas relacionados a risco de extravio ou até superação por lançamentos que chegam ao mercado (no caso de eletrônicos, por exemplo);

Não é necessário muito espaço para armazenamento: Custo de armazenamento é alto, especialmente nas grandes cidades. Quanto maior o tamanho dos produtos que você vende, mais espaço precisa. Otimizar o volume tem impacto direto nos gastos da empresa.

Menos riscos de perdas: Em caso de sinistros, como incêndios ou roubos, o prejuízo é menor. Assim, questões como seguro e segurança podem ter redução de custos.

Gestão otimizada

Ferramentas de gestão podem ser verdadeiras auxiliares para buscar o equilíbrio na movimentação de mercadorias. Disponibilizamos uma planilha de controle de estoques que vai lhe ajudar a registrar as entradas e saídas da sua empresa.

Também recomendamos nosso sistema de controle de estoque on-line para facilitar ainda mais a administração. Com ele você tem controle total do inventário dos seus produtos, controla as compras, emite nota fiscal, cadastra as mercadorias e registra as transportadoras, os fornecedores e suas respectivas notas fiscais de entrada e saída. Tudo em um só lugar e sem complicação.

Gostaria de saber mais sobre este e outros assuntos? Então não perca tempo, faça agora o curso de Green Belt e continue aprendendo muito mais! Basta acessar aqui.



No votes yet.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta