Política: as despesas da União

Política: as despesas da União

No artigo de hoje vamos tratar de alguns assuntos relacionados ao ambiente macroeconômico e aos indicadores do governo. O primeiro que vamos analisar é o tamanho do governo federal. Será que está crescendo mesmo? Uma boa maneira de se medir isto é por meio das despesas com pessoal da união – pessoal civil total. Como será que este indicador anda se comportando hein? A figura 1 mostra isto.

 pcusteio1

Figura 1: despesas com pessoal da união – pessoal civil total.

A figura 1 mostra a evolução nas despesas no governo Lula. Parece que o nosso ex-presidente gostava deste tipo de gasto. Em sei governo eles saltaram de 5 bilhões para 15. Isto que eu chamo de herança maldita. A presidente Dilma pegou a máquina inchada.

Agora, falta analisar o retorno. Será que as despesas estão aumentado a uma taxa constante? Vamos ver um gráfico de controle na figura 2.

 pcusteio2

Figura 2: evolução da taxa de retorno da despesa mensal da união.

A figura 2 me deixa de cabelo em pé. Imagina que sua empresa aumente as despesas com pessoal a uma taxa média de 1,7% ao mês. O que se pode fazer? E o pior é que em todos os governos a taxa de retorno aumenta. A farra fiscal é uma prática reiterada da escola brasileira. O problema é que chegamos num ponto que o aumento percentual é realizado sobre uma base enorme e, se continuarmos neste ritmo podemos acabar mal. O que vocês acham? É ano eleitoral, portanto vamos opinar e discutir bastante. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *