Qual o propósito de sua organização?

Qual o propósito de sua organização

Qual o propósito de sua organização

Qual o propósito de sua organização? No mercado atual, um problema crônico que vem assombrando as empresas: o propósito de sua existência não é claro ou muda constantemente. No artigo de hoje falaremos como o a definição do propósito é essencial para a sobrevivência das empresas. Os conceitos aqui apresentados foram extraídos do livro “O Manual do Líder” de Peter Scholtes.

O propósito diz a você (empresa) e ao mundo a razão da sua existência. Diz é qual o seu negócio e, consequentemente, qual não é o seu negócio.

Muitas empresas perdem mercado

Muitas empresas perdem mercado ou simplesmente deixam de existir porque não se atentam ao seu propósito. Um caso muito comum discutido nos dias de hoje entre empresários e consultores, é a Kodak.

A Kodak, especialista em filmes para máquinas fotográficas

A Kodak, especialista em filmes para máquinas fotográficas, pediu concordata ao governo dos Estados Unidos porque não identificou corretamente qual era a razão de sua existência. Enquanto seus executivos achavam que seus clientes queriam comprar filmes para máquinas, não percebeu que na verdade eles queriam mesmo era tirar fotos. Com a chegada das câmeras digitais, o filme tradicional deixou de existir e, com isto a Kodak morreu.

100% Vídeo e Blockbuster

Coisa semelhante aconteceu com os gigantes 100% Vídeo e Blockbuster. Estas empresas pensaram que seu propósito era o aluguel de fitas cassetes, DVDs e Blue-Ray em grandes lojas. A ideia era criar grandes lojas que arrasassem as pequenas locadoras de bairro, com poucos títulos. O propósito destas gigantes era oferecer um preço baixo e uma enorme quantidade de títulos. O que elas não calcularam era que a necessidade do cliente não era a loja grande e cheia de títulos, mas a de assistir filmes de seu interesse com a maior comodidade possível. Neste hiato surgiu a Netflix. Esta nova empresa tinha o propósito de entregar o DVD que o cliente gostaria de assistir sem que ele saísse de casa. Foi um tremendo sucesso e as duas gigantes de outrora praticamente saíram do mercado.

Mas, o mercado de entretenimento deu outra guinada. O cliente começou a ver lançamentos de filmes diretamente da internet, por meios oficiais e oficiosos. Entretanto, por ter o propósito declarado de oferecer entretenimento por meio da locação de filmes com a mais alta comodidade, a Netflix entrou nesta onda e lançou um aplicativo exclusivo para Smartvs que permite aos seus usuários assistir lançamentos sem sair de casa. O usuário baixa-os diretamente do servidor da Netflix.

Com um propósito bem definido dentro da organização, podemos identificar quem são nossos clientes, quais são suas necessidades e quais produtos ou serviços devemos entregar para atender suas necessidades. Um propósito baseado na necessidade do cliente pode fornecer um sinalizador de foco e direção estáveis, ideais para serem utilizados em tempos de mudanças turbulentas na tecnologia ou no mercado.

[retweet]
[facebook]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.