Você está aqui: Início / Blog / Seja criativo com a EDTI: Efeito Duplo

Seja criativo com a EDTI: Efeito Duplo

Seja criativo

E aí, como foram com o exercício da Palavra Aleatória? Praticaram bastante? Se sim, segue aqui um segundo exercício para deixar você e toda sua equipe mais criativa. Chama-se Efeito Duplo (Double Effect) e também foi desenvolvido pelo De Bono.

Este exercício é uma variação do exercício 1, mas que exige muito mais esforço criativo. Só comece a fazê-lo se você já fez o primeiro.

Neste exercício, dois focos são definido ao mesmo tempo, mas somente uma palavra aleatória é escolhida. A tarefa é enxergar como uma mesma palavra pode fornecer ideias para cada um dos dois focos.

Cuidado: pode-se extrair um mesmo conceito da palavra aleatória e aplica-lo aos dois focos ou pode-se extrair dois conceitos da palavra, aplicando um conceito para cada foco.

Exemplo:

Foco 1: semáforos.

Foco 2: roubo.

Palavra aleatória: Valor.

Pensamentos imediato:
  • O valor precisa ser visto previamente. Portanto precisamos de um sistema que nos mostre antes, o que o semáforo irá fazer.
  • Alguma maneira de mostrar aos furtadores que não há nada para se furtar em uma casa, antes de que estes pensem em furtá-la. Talvez uma apólice de seguro visível a todos.
Pensamentos futuros:
  • Valor depende da circunstância. Então o comportamento do semáforo deve depender da hora do dia e do estado do tráfego.
  • Bens não tem valor para um ladrão se ele não puder revende-los. Então, algum spray invisível que possa identificar objetos roubados poderá incriminar o último revendedor do produto.

Tarefas. Aplique esta técnica para ter novas ideias sobre:
  • Como melhorar um mercado e ter novas ideias para um revista com a mesma palavra aleatória?
  • Como ter novas ideias sobre programas de televisão para crianças e para um asilo com a mesma palavra aleatória?

Façam as tarefas e nos enviem para participarem do nosso concurso cultural. Ganhe uma vaga em nosso curso VIP de Criatividade. Envie sua tarefa para: [email protected].