Sua empresa é o Vietnã?

Sua empresa é o Vietnã?

Sua empresa é o Vietnã

Sua empresa é o Vietnã – Sempre quando nós falamos em Vietnam, a primeira coisa que nos vem à mente é a guerra. Soldados americanos rastejando em meio a balas e explosões. Vietcongs correndo por todas as partes e aparecendo do nada para aniquilar o inimigo invasor. Às vezes, quando faço visitas em algumas empresas, tenho esta mesma sensação.

Bombas explodindo a todo minuto

São bombas explodindo a todo minuto, muita confusão e incêndios a serem apagados. Problemas surgem do nada a todo o momento, obrigando os funcionários há dedicarem seu tempo exclusivamente a resolvê-los. Os sintomas do Vietnã são as constantes reclamações de clientes, a fábrica toda desorganizada e a imensa quantidade de papel preenchido sem motivo algum. Todos estes sintomas acabam resultando em retrabalho e perdas financeiras.

Guerra do Vietnã

Às vezes, nos embrenhamos tão profundamente nesta confusão diária que achamos normal viver no meio bagunça. Pensamos, como se pensava na Guerra do Vietnã, que resultados melhores só serão possíveis com o heroísmo e com a garra dos nossos “soldados”. Porém, tal comportamento só trás resultados indesejáveis. Na guerra, acumulavam-se corpos em pilhas, no nosso dia a dia, acumulamos stress físico e mental, desperdício enorme de recursos e uma lista de clientes insatisfeitos.

EUA resolveram mudar o seu jeito de pensar

A boa notícia é que isto tem cura. Não precisamos nos desgastar tanto todos os dias apenas para continuar as coisas como elas estão. O público nos anos 60 e 70 já sabia disso, fazendo protestos para que os EUA abandonassem uma guerra sem futuro e sem benefícios. Se até os EUA resolveram mudar o seu jeito de pensar, abrindo mão de uma ideologia em plena guerra fria, por que não tomar atitudes similares em nossas organizações?

Elabore gráficos de controle e aplique os conceitos de melhoria

Há várias alternativas para isto. Comece pelo 5S, depois implemente os indicadores, monte equipes Kaizen, elabore gráficos de controle e aplique os conceitos de melhoria. Faça tudo isto com a mentalidade voltada para analisar o processo a fundo.  Elimine a cultura da solução de contingência. Trabalhe para que os problemas jamais se repitam.

Atualmente, o Vietnã é um dos países que mais crescem no mundo. Além disso, ele é também um dos países mais bonitos do mundo. O turismo para ver suas lindas paisagens cresce vertiginosamente ano após ano. Surpreendemente é um lugar onde as pessoas gostam de estar. Se até o Vietnã substitui os horrores da guerra pela beleza das paisagens, por que nossa empresa é não trabalha para um futuro diferente? A maioria das empresas em que a EDTI teve a oportunidade de realizar projetos de melhoria alcançou taxas elevadas de crescimento. Nossos clientes também criaram um ambiente mais gostoso para seus clientes e colaboradores.  Então, para que continuar na guerra?

[retweet]
[facebook]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *