Trajetória de carreira: aprendendo com seu passado para projetar seu futuro  

Na equação do desenvolvimento pessoal e profissional somos protagonistas para criar uma solução positiva e confortante. Visando o sucesso na carreira, uma análise das ações tomadas no passado e seus resultados devem ser constatadas. Mas cuidado. Não se prenda totalmente no seu passado! Não se arrependa de ações tomadas, se preocupe em criar oportunidades.

Mudança Interna

Muitos profissionais não progridem na vida e na carreira porque perdem tempo e energia tentando consertar o dia de hoje e ontem. Não fazem, não buscam nada diferente, inovador para ajudar na construção do dia de amanhã melhor, como por exemplo uma Certificação Seis Sigma, que lhe dará uma grande bagagem e será muito bem vista na empresa. O equívoco está em querer mudar o resultado final. A maneira única de alterar o resultado final é mudando a sua causa. Se a causa está no pensamento ou na construção de raciocínio, a única forma de mudar o resultado é mudando a forma de pensar. É preciso mudar o pensamento para conseguir resultado melhor. Só uma mudança interna muda a forma de pensar.

Aprender com as falhas

Elencar ações e atitudes, tipo de trajetórias (seja carreira X ou Y), falhas e fracassos são algumas maneiras usuais de análise. Essa abordagem de análise de falhas do passado é interessante a medida que conseguimos aceitar as nossas próprias falhas e condicionar ações para criar oportunidades a partir delas. Funciona como uma parte do roteiro DMAIC, porém aplicada na vida pessoal, “MEDIR” como o processo está atualmente e “ANALISAR” para nos conduzir a técnicas que nos permitirão criticar o processo.

Soluções e Reinvenções

Verifique aquelas competências que te condicionam a um futuro melhor. Procure as características das pessoas que obtiveram sucesso naquele desafio que você também estava envolvido. Seja cursos, treinamentos especiais, aprender uma nova língua ou encarar um novo desafio. Estabeleça um objetivo, uma meta e tome ações para atingi-la. Em tempos difíceis de crise, o caminho pode ficar conturbado e seu objetivo pode parecer se distanciar. Entretanto a buscar de soluções e reinvenções pode ser a oportunidade perfeita para se destacar. Um curso de Green Belt ou Black Belt são maneiras eficientes de aprender metodologias novas que condicionam o profissional a melhores posições no mercado de trabalho.

 

Ficou interessado no tema? Comente abaixo e conheça os diversos cursos que a Escola EDTI oferece para você alcançar seus objetivos e tornar-se um profissional dinâmico e projetar-se para um futuro de extremo sucesso.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *