Vale a pena investir em cursos de especialização?

É certo dizer que o mercado de trabalho atualmente precisa de profissionais com as maiores competências e qualidades possíveis, fazendo, por conseguinte, com que as pós-graduações sejam altamente procuradas. Entre elas, o qual será o nosso foco, estão os cursos de especialização, que por sua vez são os mais procurados entre os profissionais da área da saúde.

Se é de seu interesse maximizar suas especialidades e assim melhorar suas condições em atuais ou futuros trabalhos, além de conseguir mais espaço no ambiente de trabalho, continue a leitura! Mostraremos algumas vantagens que um curso de especialização pode acarretar para a sua carreira!

Cursos de especialização – Os benefícios vigentes para a sua carreira

Naturalmente, para se investir em qualquer curso de pós-graduação, é necessário entender quais serão os benefícios que o mesmo trará para a sua vida e se é a especialização certa para o âmbito do seu cargo. No caso de um enfermeiro, pode-se optar por um curso que o ajude no desenvolvimento de gestão em um hospital, algo que o destacaria nessa profissão.

Seguem, por fim, as vantagens de um curso de especialização após sua formação inicial. Acompanhe!

Crescimento profissional

Durante o processo para a ascensão na sua carreira, é essencial manter-se atualizado, pois isso torna-se um ponto importante para tal conquista. Com as altas de desemprego, essa ação é quase que uma obrigação para todo capacitado.

Esteja sempre às claras com tendências ou áreas do mercado que podem surgir. Com um curso de especialização, a possibilidade de que você esteja apto e possuinte do conhecimento necessário para diversas funções da sua área é grande.

Valorização do currículo

Claramente, todos que desejam crescer no mercado almejam possuir um currículo bom e que seja reconhecido por outros profissionais. Contudo, muitos acabam por adquirir algumas dificuldades, desde a possuir somente o diploma de graduação a problemas burocráticos que cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado podem obter.

Nesse caso, o benefício da especialização é justamente a valorização do seu currículo de uma forma mais acessível, fácil e decorrente de um tempo mínimo. Ademais, você tem a possibilidade de orientar a sua vida profissional para um âmbito específico, comparado aos outros cursos, o qual obedeça aos seus desejos.

Novas possibilidades

Também é pertinente o interesse por outras áreas, sendo próximas ou não. Caso queira entrar para outros setores ou atuar em cargos diferentes do seu atual, procurar um curso também é um método eficaz para aumentar as suas opções profissionais e de carreira.

Um agente da área de saúde tem a capacidade, com um curso especializado, de atuar em outros cargos semelhantes em um hospital, como a área de gestão hospitalar ou técnica.

Aumento do salário

É claro o desejo de qualquer um querer um salário bom. E também é incontestável que, para o crescimento do salário, a pessoa precisa obter uma capacitação para o ofício e atender às exigências que o mercado de trabalho propõe.

Dito isso, certificações como o Seis Sigma podem ser um diferencial no seu currículo, já que apresenta uma fonte de qualificação; quanto mais qualificado você for, maiores são as chances de conquistar um crescimento salarial.

Um trabalhador com alguma pós-graduação tem melhores possibilidades de que uma pessoa que não possua. Isto é, você cresce profissionalmente com certificações e ainda tem um aumento considerável em seu salário.

Colaboração com as melhorias

Uma profissional que possui uma pós-graduação tem a tarefa de criar e realizar ações para melhorias em qualquer lugar.

Para qualquer pessoa, saber que está colaborando para alguma melhoria em sua área é de tremenda importância, não somente para os seus sentimentos como também para seu reconhecimento pela área dos seus serviços. Isso porque quanto melhor a sua participação e os seus resultados, maiores serão as chances de visibilidade.

Para mais, é importante também ficar claro quais são os tipos de certificação válidos para você nessa etapa.

Motivos para se investir na certificação Seis Sigma

O Seis Sigma, sendo um método que auxilia empresas a usar análises de informações para tomar decisões de qualidade, torna-se um ponto para alcançar o sucesso, quando o mesmo é ensinado.

Sabendo disso, é importante conhecer quais são os benefícios recorrentes desse curso.

Empregabilidade

A procura por trabalhadores para certificações de planos tornou-se maior, devido as empresas buscarem por profissionais com a capacidade de diminuir os seus custos e crescer com a produção com ótimos resultados.

Isto é, na sua posição, oferecendo suas habilidades, as chances potenciais de ser contratado para os serviços desejados são maiores.

Diferencial no currículo

Além de muito divulgada, a certificação de Seis Sigma é aplicada nas empresas, tanto grandes quanto menores, pelo mundo inteiro, sendo um pré-requisito para cargos de liderança.

Logo, com essa capacitação, você terá chances de achar um emprego não somente em sua localidade, mas também internacionalmente. Já que essa certificação é aceita em território nacional e pelo resto do mundo, seu currículo também poderá ser.

Desenvolvimento de habilidades de análise

Com esse curso, você melhora suas capacidades analíticas para solucionar problemas e adquirir resultados pertinentes. Tais atribuições de um profissional excepcional são aprendidas durante a qualificação.

O conhecimento é imprescindível, e o mercado de trabalho procura por pessoas nesses parâmetros. Ele necessita de trabalhadores com técnica — é sua maior procura —, e, nesse caso, para você o mundo do trabalho nunca estará inalcançável.

Chances de maiores salários

É afirmado que um profissional formado em Seis Sigma pode ganhar mais do que outros profissionais sem essa formação, ambos em mesmo ramo de trabalho. Os trabalhadores certificados podem ganhar até 20% a mais do que os que não possuem certificação.

Por fim, você que procura crescer no seu ambiente de trabalho e alcançar reconhecimento ou empregos melhores, é viável conhecer os cursos de certificação Seis Sigma e tentar mudar sua situação. Para tal, leve em consideração as orientações contidas neste artigo!

Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e conheça mais assuntos relacionados ao tema!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.