Valuation: sua empresa vale o que valem seus processos

Valuation: sua empresa vale o que valem seus processos

Valuation – Qual é o valor de uma empresa? Qual é o valor justo a ser pago por determinada empresa? Qual modelo deve ser utilizado para precifica-la?

Muitos dizem que o preço da empresa está ligado ao faturamento. Outros pagam fortunas por uma boa ideia ou por uma nova tecnologia. Outros optam por comprar lindos planos de negócio. Há quem precifique a empresa pelo potencial do mercado e por fim, aqueles que a precificam pela competência do empreendedor.

Nós, da EDTI, usamos uma fórmula um pouco diferente para precificarmos as empresas, que além de levar em conta o faturamento e a margem de lucro, também leva em conta a maturidade do sistema. Quanto será que o investidor pagaria por uma empresa como a da figura 1, na qual insumos são transformados em saídas por meio de processos aleatórios?

 Valuation

Figura 1: representação esquemática de uma empresa com processos de baixa maturidade.

Conjunto de processos

Para nós uma empresa nada mais é do que um conjunto de processos, que vão desde processos que direcionam a organização até os processos que a suportam, passando pelos processos principais ou de missão. É este conjunto de processos que irá garantir que a empresa gere valor para os seus clientes, já que são eles os responsáveis pela transformação dos insumos e produto ou serviços úteis.

Uma empresa com processos de alta maturidade é o sonho de todo investidor. Quando ele investe neste tipo de empresa ele adquire uma máquina de fazer dinheiro, pois todos os processos independem das pessoas para funcionarem.  Os processos maduros garantem a perenidade da organização, pois ela se auto-gerencia e se auto-desenvolve.

Alta maturidade

Em empresas com alta maturidade, mesmo se um colaborador importante sai da organização, a maior parte do seu conhecimento e experiência ficou nos processos em que ela atuava. Neste tipo de organização há um fluxo continuo de inovação, pois os processos de desenvolvimento de produtos garantem esta o fluxo permanente de melhoria contínua. Neste tipo de organização há processos de treinamento bem definidos e aperfeiçoados continuamente.

Com processos maduros, a organização deixa de necessitar de heróis e bombeiros para entregar os pedidos no prazo ou nas condições de qualidade solicitadas. O retrabalho e a não conformidade são ocorrências raras e quando acontecem, há sempre um processo bem estabelecido para analisa-las que irá gerar ações de melhoria nos processos.

Claro que este é o cenário ideal, mas quando começamos a pensar que o valor de nossa empresa está no grau de maturidade dos processos, começamos a entender porque algumas empresas prosperam quando crescem e outras quebram. Crescer investir na maturidade dos processos pode ser o maior desperdício de tempo e dinheiro, pois nenhum investidor pagará caro por uma empresa dependente da figura do dono ou da existência de bombeiros.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *