Entenda por que a gestão de qualidade é importante

Independentemente da área em que sua empresa atue, mesmo que ela seja pioneira ou tenha poucos concorrentes, em algum momento será necessário ter uma vantagem competitiva para sair na frente.

Para encontrar essa vantagem, uma boa ferramenta é a gestão da qualidade, que pode te ajudar na produtividade e nas rotinas do seu negócio. Quer saber do que se trata e como ela pode te ajudar a se diferenciar? Então continue lendo:

O que é gestão de qualidade?

A gestão de qualidade é uma estratégia que foca na melhoria e otimização da qualidade de produção ou dos serviços do negócio. Ela surgiu com o nome de “controle de processos” no período da 2ª Guerra Mundial, mas esse termo não refletia bem o objetivo real dessa gestão.

Para entender melhor o que é isso, é importante saber o que é “qualidade” de fato. A norma ABNT ISSO 9000 define como “grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos”.

Ainda abstrato, não é mesmo? Então vamos aplicar essa definição aos negócios.

Quando você consegue entregar um produto ou serviço de forma satisfatória a curto e a longo prazos para o cliente, de forma a solucionar suas dores e problemas, você está entregando algo de qualidade para ele. Melhor ainda é quando você consegue superar as expectativas do seu público.

A gestão de qualidade também está ligada ao processo de produção, fabricação e distribuição. Ou seja, perpassa ponto a ponto da cadeia produtiva.

Como ela funciona?

A gestão de qualidade passa pela fiscalização de todos os processos da cadeia produtiva, seja na produção de produtos ou na prestação de serviços. Ela ocorre quando os gestores decidem implementar medidas, ferramentas e estratégias com foco em otimização, com o objetivo de impulsionar a qualidade do que é entregue.

Muito se pensa só é possível fazer isso com a obtenção de certificações importantes do mercado (entre elas, a mais importante é a ISO 9000). De fato, a certificação é um diferencial competitivo e vale a pena também investir nela, mas você também pode utilizar modelos de referência, bem como aplicar conhecimentos de cursos específicos dessa área.

Entre alguns dos pontos abordados em uma gestão de qualidade total eficiente estão:

  • Foco na satisfação do cliente;
  • Melhora dos processos de liderança na organização;
  • Implementação de processos que compreendam o sistema global da empresa;
  • Busca de melhorias contínuas nas rotinas do negócio;
  • Modificações baseadas em dados concretos;
  • Busca de relações saudáveis com parceiros e fornecedores.

Quais são as suas vantagens?

A implementação da gestão de qualidade em seu negócio é de extrema importância e traz uma série de vantagens, tais como:

Redução de prejuízos

Quando você estabelece uma gestão de qualidade, há uma otimização na elaboração de produtos e serviços. Com isso, buscam-se bons fornecedores, melhores formas de produzir determinado produto e maneiras de melhorar a entrega a fim de atender as expectativas do cliente, entre outros aspectos.

Assim, melhora-se a qualidade do que está sendo feito e, consequentemente, há uma redução no prejuízo derivado de reparação ou perda de peças.

Aumento nas vendas

Produtos e serviços que sejam feitos nesse escopo atraem a atenção do target, levando-o à aquisição mais facilmente. Para o público, mesmo que isso eleve o valor final, compensa muito mais um maior investimento em algo que o satisfaça do que em algo que deixe a desejar.

Branding

A implementação da gestão de qualidade é considerada uma forma de construção da imagem da marca na mente do consumidor final. Quanto a isso, podemos considerar a Apple um case de sucesso.

Uma das principais características ligadas à imagem da empresa americana é a qualidade e a eficiência dos seus produtos, o que coloca a organização como uma das mais valiosas do mundo.

Aplicar esses processos de otimização fará com que seu potencial cliente sempre associe a sua marca com algo que sempre vai exceder as expectativas dele. Isso é um grande diferencial no mundo dos negócios.

Aumento na produtividade

Melhorar a qualidade do produto final ou do serviço também permite a melhora de produtividade da empresa.

Para entender isso, é preciso ter em mente que aumentar produtividade não significa necessariamente entregar o resultado final mais rapidamente, mas sim ter o melhor resultado, com o mínimo de perdas, dentro do melhor prazo possível.

Sob essa ótica, a gestão de qualidade é bastante eficiente e representa ganhos significativos para a produtividade do seu negócio.

Diferencial competitivo

Demonstrar preocupação com o cliente, ter o anseio de superar suas expectativas e torná-lo prioridade, bem como entregar um produto ou serviço de qualidade, é um importante diferencial competitivo no mercado. Isso pode colocar seu negócio bem à frente dos seus concorrentes, principalmente se for uma área ainda com pouca competição.

Caso você esteja em um ramo mais concorrido, isso passa de diferencial para uma obrigação, uma vez que seus concorrentes também provavelmente estarão implementando uma gestão de qualidade eficiente em suas organizações.

Como implementar a gestão de qualidade na empresa?

Existem algumas medidas importantes para implementar a gestão de qualidade na empresa. Você pode, por exemplo, contratar uma consultoria especializada, que irá até seu negócio e analisará todos os processos, indicando as mudanças que deverão ser implementadas.

Além disso, é importante entrar com o processo de obtenção de certificações, tal como a ISO 9000, e seguir os protocolos recomendados pela ABNT, bem como os manuais de referência para a área.

Por fim, é preciso realizar os cursos destinados à implementação de gestão da qualidade e ter domínio sobre o que está sendo incluído na empresa. As adaptações devem ser feitas de forma consciente e já focadas nas peculiaridades do seu negócio.

Quais erros você não pode cometer?

No processo de implementação de gestão de qualidade no negócio, deve-se ficar atento para evitar que ocorram erros que possam comprometer as rotinas produtivas, tais como:

Não participar do processo de implementação

É de extrema importância que os gestores participem do processo de implementação de qualquer mudança na rotina da organização, principalmente no que diz respeito à qualidade.

Em uma primeira fase, haverá adequações e transições que nem sempre são tranquilas e que deverão ser analisadas continuamente. Muitas vezes algumas decisões precisam ser modificadas para trazer melhores resultados posteriores. Você só vai perceber isso se participar ativamente do processo de implementação.

Utilizar procedimentos adotados em outras organizações

Nunca repita os protocolos seguidos em outras organizações, mesmo que sejam do mesmo ramo. Cada empresa tem suas peculiaridades e, por isso, os processos são bem característicos de cada uma delas.

Ao utilizar um procedimento adotado em outro negócio, sua empresa poderá passar por cima das suas características essenciais, o que pode até mesmo prejudicar o rendimento a curto e a longo prazo.

Caso queira se inspirar no que foi realizado em outro lugar, não deixe de fazer as adequações necessárias, respeitando a natureza da sua organização.

Não registrar adequadamente as não conformidades

Todas as não conformidades encontradas devem ser registradas adequadamente. É preciso relatar o que foi encontrado, a solução definida e como ocorre a sua evolução dentro de um determinado período de tempo. Isso é importante para analisar o histórico e prevenir que os problemas se repitam a longo prazo.

Agora que você entendeu como a gestão de qualidade pode potencializar os ganhos da sua empresa, siga nossos perfis no Facebook e no LinkedIn para receber mais informações como essas.

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