Você está aqui: Início / Blog / Causa e efeito na gestão da qualidade: conheça o Diagrama de Ishikawa

Causa e efeito na gestão da qualidade: conheça o Diagrama de Ishikawa

A análise de causa e efeito na gestão da qualidade existe desde que Kaoru Ishikawa, Joseph Juran e William E. Deming criaram as bases dessa atividade, na década de 1960.

Já em 1982, o mestre Ishikawa finalmente tornou oficial a criação da ferramenta que se tornou uma das mais utilizadas nesse sentido: o Diagrama de Causa e Efeito, também conhecido como Espinha de Peixe ou simplesmente Diagrama de Ishikawa.

Desde então, empresas de todas as partes do mundo vêm aprimorando a qualidade do que fazem por meio desse instrumento fundamental de análise e diagnóstico.

Veja nesse texto como ele é usado nas atividades produtivas e de que maneira a gestão da qualidade se beneficia com isso.

causa e efeito gestão da qualidade

O que é causa e efeito na gestão da qualidade?

A qualidade é um pressuposto para o sucesso de produtos e serviços.

Logo, é preciso desenvolver mecanismos, técnicas e estratégias para aprimorá-la constantemente.

Porém, não é possível estabelecer parâmetros de qualidade quando não se sabe em que patamar a empresa se encontra nesse quesito.

Além disso, há sempre os problemas pontuais que, embora não sejam recorrentes, podem impactar na qualidade em razão da sua imprevisibilidade.

Considerando cenários como esses, é fundamental que a gestão conte com recursos que a municiem com informações para controlar a qualidade do que fazem.

Qual a importância da análise de causa e efeito para a gestão da qualidade?

Produtos e serviços bem avaliados pelos clientes só fazem sucesso depois de um longo e exaustivo processo de aperfeiçoamento.

Em alguns casos, esse processo é baseado unicamente na experiência, por meio da tentativa e erro.

Assim, a qualidade é uma consequência natural da evolução.

Porém, esse caminho traz uma série de riscos, já que produtos e serviços precisam de um giro de vendas para que suas produções tenham continuidade.

É muito melhor, então, contar com métodos e ferramentas que permitam aprimorar a qualidade sem se arriscar a colocar no mercado soluções inacabadas.

Entra aí a importância da análise de causa e efeito na gestão da qualidade.

Além de ser um instrumento de controle confiável, ela minimiza riscos enquanto preserva mercados, ao garantir que só serão vendidas soluções dentro dos mais altos padrões de qualidade.

Como fazer análise de causa e efeito na gestão da qualidade?

Uma vantagem da utilização do Diagrama de Ishikawa na gestão da qualidade é a sua simplicidade.

Você não precisa de sistemas inteiros ou softwares para implementar essa ferramenta em suas rotinas.

Tudo o que você precisa é ter um problema ou questão para ser respondida.

A partir disso, basta traçar uma seta ou linha horizontal, com a questão escrita no final dela.

Perpendicular a essa linha e em sentido diagonal à esquerda, trace seis linhas, três em cima e três em baixo.

Cada uma deverá se relacionar com os 6 M’s de Ishikawa:

• Máquinas
  • Mão de Obra
  • Método
  • Materiais
  • Medidas
  • Meio Ambiente.

Em cada uma dessas linhas você deverá listar as possíveis causas para o problema, as quais serão levantadas em reuniões do tipo brainstorming.

👉 As empresas bem sucedidas também buscam o tempo todo melhorar os seus indicadores de qualidade. Veja como impactá-los com este ebook da EDTI!

causa e efeito gestão da qualidade

Como saber mais sobre Diagrama de Ishikawa e gestão da qualidade?

Ferramentas como o Diagrama de Causa e Efeito se inserem nas metodologias mais usadas pelas empresas para aprimoramento contínuo.

Ou seja, elas combinam essa ferramenta com diversas outras a fim de ter resultados muito melhores nos esforços de melhoria e solução de problemas.

Portanto, o Diagrama de Ishikawa torna-se muito mais eficaz quando ele é parte de um método de gestão.

Uma dessas metodologias é a Lean Six Sigma, que você pode aprender a fundo nos cursos EAD e presenciais Green Belt e Black Belt da Escola EDTI.

Forme-se em uma instituição de ensino com mais de uma década de bons serviços prestados, com diploma reconhecido pela The Council for Six Sigma Certification (CSSC).

A análise de causa e efeito na gestão da qualidade é essencial para entender os fatores que podem impactar negativamente na produção.

Como vimos, ela não é a única ferramenta para isso, embora esteja entre as mais importantes.

Conte com a EDTI e aprenda com os melhores profissionais do mercado como gerir a qualidade em tudo que fizer.

E já que falamos de aperfeiçoamento, faça isso por você também, lendo este e-book grátis em que mostramos como escolher projetos em Lean Six Sigma.