5 dicas para identificar desperdícios

Todos nós, depois de tocados pela metodologia Lean, estamos bastante cientes de que precisamos eliminar desperdícios de nossas organizações.

eBook: Conheça o Seis Sigma e o que ele pode fazer!

O grande resultado do Seis Sigma é redução de custos. Sem comprovação dos resultados financeiros, um projeto Seis Sigma não é aprovado, o que gera um compromisso por parte dos participantes do projeto em entregar resultados e não somente ideias e diagnósticos. A maneira mais rápida é dar o primeiro passo e adquirir o conhecimento necessário para a implementação de melhorias. Participar de um curso para ganhar habilidade necessária na aplicação das ferramentas é essencial!





Capa eBook: Conheça o Seis Sigma e o que ele pode fazer!

Que eles estão presentes sabemos bem. Também sabemos que a maioria deles podem ser eliminados, mas por onde começar? Como identificar onde eles estão? Aqui vão 5 dicas para que possamos visualizá-los em nossas empresas.

Filme ou fotografe seu ambiente de trabalho

Para ambientes fabris isto é muito útil. Uma foto ou um filme pode nos fazer ver o que não conseguimos na correria do dia a dia. Às vezes vemos aquela pessoa perdendo tempo com inspeção ou aquela matéria-prima mal aproveitada.

No escritório, uma foto pode nos evidenciar a desorganização do ambiente e nos fazer refletir quanto tempo gastamos procurando coisas que estão ao alcance da mão. Organização sempre reduz nosso tempo desperdiçado.

Reveja seus estoques

Recursos no estoque podem sufocar nosso fluxo de caixa e um fluxo de caixa bagunçado é uma das principais razões pelas quais uma empresa quebra.

Devemos sempre saber quanto de estoque temos em matéria-prima, produtos em processamento e acabados. Não só saber quanto temos, mas quantificá-los em valores monetários.

Certamente essa quantificação abrirá nossos olhos para um bom dinheiro congelado e será um bom estímulo para enxugá-los.

Cronometre quanto tempo passamos nos preparando

Saber quanto tempo perdemos com set-up é fundamental. Para quem trabalha em escritórios, saber quanto é o tempo decorrido entre o momento que chegamos à empresa e o que começamos a trabalhar é muito interessante. Geralmente é um tempo alto e que pode ser reduzido.

Nas fábricas, cronometrar o set-up e usar de técnicas de criatividade para reduzi-lo é também uma atividade saudável à organização.

Reveja as coisas na quais está trabalhando

Muitas pessoas passam a maior parte do seu tempo de trabalho apagando incêndios, realizando atividades de contenção ao invés de trabalhar para que estes problemas não aconteçam.

Para muitos isso chega a ser a totalidade do tempo. Não estamos dizendo aqui que os problemas vão se resolver sozinhos, mas reservar um tempo para fazer com que eles não aconteçam é uma grande redução de desperdício.

Reveja seus esforços quanto a qualidade do seu trabalho

Quando fazemos um trabalho bem feito, não precisamos fazê-lo de novo. Isso significa que o tempo gasto no primeiro trabalho foi desperdiçado.

Devemos trabalhar para evitar este retrabalho. Identificar se nossa qualidade é satisfatória é o primeiro passo no caminho de fazê-lo. Caso não seja, podemos estudar melhores práticas para aumentar nossa qualidade.


No votes yet.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta