inteligência artificial

6 mudanças proporcionadas pela Inteligência Artificial e como se preparar!

Estamos vivendo o ápice da implementação da automação industrial dentro dos estabelecimentos. A Inteligência Artificial, que já é uma realidade em diversos segmentos, remodela a forma como nos comunicamos e trabalhamos.

Várias áreas vêm sendo diretamente impactadas pelo uso da Inteligência Artificial: ciclos de estoque, operações industriais, comunicação, marketing, segurança, saúde, entre outras. E a tendência é que isso cresça muito mais.

Este artigo vai apresentar algumas mudanças trazidas com a tecnologia, os setores que serão mais afetados nos próximos anos, além de dicas de como se preparar para o novo cenário. Tenha uma boa leitura!

Conheça 6 mudanças e exemplos trazidas pela Inteligência Artificial nos negócios

Indústrias mudarão a forma como são encaradas hoje por causa da Inteligência Artificial. Umas serão mais impactadas que outras, mas fato é que grandes mudanças nos esperam. Com os avanços tecnológicos, estamos sujeitos a uma série de inovações e tendências. Conheça as principais!

1. Internet Industrial das Coisas

Começou-se a utilizar a Internet das Coisas por meio das redes padrão Ethernet em ambientes de fábricas. Elas serviam para controlar operações de maneira automatizada e proporcionou melhorias a diversos setores.

Sistemas como esses foram desenvolvidos e incrementados com o tempo, de acordo com novos modelos de comunicação, tais como a computação na nuvem e o Edge Computing. A nomenclatura “Internet Industrial das Coisas” se dá porque, desde o início, as soluções tiveram muito foco na indústria em si.

Redes de computadores inteligentes que trabalham para coletar, por meio de sensores, enormes quantidades de informações. A tendência é que a velocidade e a eficiência desses sistemas aumentem consideravelmente nos próximos anos.

2. Análise de dados

Um dos termos mais conhecidos no meio tecnológico digital é o Big Data, que vem sendo bastante utilizado para reconhecer, analisar e compreender padrões de consumidores em todos os setores. Isso impacta diretamente o potencial dos negócios de maneira geral.

Pode-se notar que os resultados entregues por soluções tecnológicas desse tipo tendem a aumentar exponencialmente com o aprimoramento dos softwares ERP e o refinamento das suas capacidades gerais.

Essas práticas vão alterar, sistematicamente, o modo como as pessoas em geral e os profissionais se relacionam com uma ou com mais bases de dados.

3. Redes de comunicação

Já tem anos que as redes de comunicação vêm sofrendo mudanças graduais. Podemos observar diversos exemplos disso, como os softwares de integração de departamentos voltados para indústrias, que evoluem sistematicamente conforme os anos passam.

Tais avanços focam em facilitar e melhorar os processos dentro das indústrias. Com a integração das diversas informações, as relações entre setores se tornam mais simples. Redes de comunicação consideram e armazenam dados de gestão, assim como a logística, os sistemas de distribuição, os métodos financeiros etc..

4. Assistente pessoal

A Inteligência Artificial consegue mudar a forma como enxergamos e encaramos objetivos, pois auxilia na resolução de tarefas simples e diárias. Diversos aspectos são influenciados por essas inovações tecnológicas. Por exemplo, o smartphone e as aplicações que ele tem para o dia a dia do usuário comum e do empreendedor.

Ações como se lembrar de tarefas diárias, agendamento de reuniões e compromissos, horários específicos para visitas e tempos de viagens são alguns dos inúmeros exemplos da utilidade da Inteligência Artificial no meio.

5. Tomada de decisão assertiva

Atuante principalmente nas áreas de atendimento ao cliente, empresas têm optado pelos chatbots para garantirem maior agilidade no setor. Uma das vantagens que eles trazem é a possibilidade de trabalhar com dados confiáveis para a mensuração do trabalho.

Recursos de Inteligência Artificial são, de modo simples, gigantescos bancos de dados que podem e tendem a crescer com alimentação sistematicamente, além de poderem ser consultados com agilidade e simplicidade.

Por meio dessas práticas, é possível visualizar informações estratégicas que não foram avaliadas de antemão ou sequer registradas. Assim, as empresas conseguem ter assertividade na tomada de decisões, ao mesmo tempo em que vencem na competitividade.

6. Uso de dados para aumentar a performance

A Inteligência Artificial é capaz de substituir ações humanas e reforçar áreas estratégicas. Apesar de causar medo em alguns, a verdade é que isso deve ser encarado de maneira positiva. Afinal, permite que pessoas deixem de realizar tarefas repetitivas, com soluções simples, e foquem em outros processos.

Com menor intervenção humana e com a automatização dos processos crescendo e melhorando todos os dias, a eficiência nas tarefas aumenta.

Confira algumas formas de se preparar para essas mudanças

Há líderes que já estão prontos para adotarem a Inteligência Artificial no ambiente de trabalho. Ela ganhará ainda mais força no dia a dia empresarial, inclusive em posições e funções de liderança e gerenciamento de pessoas.

Medidas vêm sendo tomadas para que os setores e os profissionais das áreas possam usufruir ao máximo das inovações tecnológicas. Para ficar por dentro da automatização, é necessário que o profissional de hoje fortaleça as suas habilidades e conhecimentos. Saiba como se preparar!

Flexibilize a forma como gerencia suas atividades

É importante não se apegar aos métodos gerenciais atuais e buscar se adequar às mudanças que virão conforme empresas forem incorporando a Inteligência Artificial nos processos. Tais mudanças podem beneficiar aqueles que se precaverem e se adaptarem.

Crie uma rotina de treinamento próprio

Apesar das inovações diárias, nem toda organização corresponde às expectativas dos colaboradores na hora de ensiná-los e prepará-los para as mudanças. Ou seja, as empresas nem sempre investem no desenvolvimento e no aprendizado dos seus funcionários.

Portanto, busque aprender e aperfeiçoar habilidades. Caso seja necessário e sua empresa não disponibilize tais treinamentos, vá atrás por conta própria.

Faça-se indispensável para a sua indústria e seu empregador

Em cenários de mudanças drásticas, diferentes papéis emergem e habilidades recebem destaque no mercado de trabalho, do mesmo jeito que funções atuais também podem ser eliminadas diretamente.

Para o seu crescimento, observe como certos profissionais vêm se mantendo no negócio e como atuam. Busque captar e entender as mudanças nas estratégias e sempre se questione se está ou não sendo útil para o negócio, se é ou não uma prioridade para a empresa.

Observe, adapte-se com calma, mas com inteligência

Apesar do alto crescimento e da tendência ser clara, a implantação desses processos é complexa e lenta. A diferença entre expectativa e realidade entre os interessados nessas inovações ainda é grande, mas tende a diminuir a passos lentos.

Agora você já tem uma ideia de como andam os avanços tecnológicos da Inteligência Artificial nos meios empresariais e industriais. O segredo é buscar entender como e o porquê dessa mudanças ocorrerem e, pouco a pouco, abandonar os velhos costumes e adequar-se às novas e mais eficientes práticas do mercado global.

E ai, gostou do nosso texto? Como você encara a Inteligência Artificial? Deixe seu comentário abaixo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.