Você está aqui: Início / Blog / A mudança e peso do desenvolvimento de pessoas

A mudança e peso do desenvolvimento de pessoas

Desenvolver pessoas é o único jeito de garantir que os projetos de melhoria para o aperfeiçoamento dos processos prosperem, e consequentemente à empresa toda.

Iremos falar sobre a relevância desse tipo de iniciativa, continue a leitura para saber mais sobre esse assunto!

eBook: Como fazer análise de dados

A análise de dados tem sido uma habilidade cada vez mais requisitada no mercado de trabalho. A quantidade de dados disponíveis é enorme, mas poucas pessoas conseguem transformá-los em insights para decisões de negócios.

Capa eBook: Como fazer análise de dados

A única maneira de começar um trabalho sério de combate ao desperdício é através da análise de dados e acompanhamento adequado dos processos, num cenário de estabilidade econômica e baixo crescimento, a única forma de manter a empresa funcionando é acabar com o desperdício.

Investir em aperfeiçoamento de processos é um caminho para aumentar os lucros de uma empresa, mas isso só se torna possível através do investimento inicial em pessoal qualificado.

Portanto, o investimento na atualização dos profissionais que irão atuar nos projetos de melhoria, é o primeiro passo para a empresa prosperar e saírem da ideia a qual muitas empresas se vem presas, que normalmente consiste basicamente em apenas combater incêndios, sem analisar a causa raiz dos problemas, o que torna o problema propenso a acontecer novamente.

Para melhorar é preciso mudar, começando pela motivação. Mas como tornar essas equipes motivadas e preparadas para lidarem com imprevistos, e principalmente para estarem aptas a analisarem esses imprevistos de forma que não voltem a acontecer?

Como funciona a analise de dados

Uma boa análise de dados oferece um grande suporte nessa questão, pois facilita na tomada de decisões mais precisas e assertivas, bem como permite explorar as oportunidades da melhor forma.

Entender os cenários em que o negócio está inserido é fundamental para que haja boas condições para direcionamento de estratégias e tomada de decisão.

A análise de dados é uma forma de retroalimentar os planejamentos e iniciativas da empresa para que sinais, indicativos e insights se transformem em insumos para a definição dos rumos do empreendimento.

É por isso que profissionais com habilidade analítica tem sido cada vez mais requisitados no mercado.

Como começar a preparar as equipes para as etapas de melhoria e com habilidades analíticas

Este desejo tem que estar incutido na alta administração e não deve estar atrelado ao resultado financeiro de curto prazo. Se a paixão da empresa por desenvolver suas equipes for algo genuíno, o ganho financeiro será consequência.

Porém, não é fácil para os executivos e para os supervisores enxergar a conexão entre o sucesso deles e o investimento em pessoas.

Para eles, é muito mais fácil reclamar sobre o que está faltando e não está funcionando do que bancar a mudança. Mudar nos força a confrontar o desconhecido. Isto é arriscado.

É claro que trabalhar com pessoas é algo extremamente desafiador e as vezes frustrante. Isto faz crer que se não fossem as pessoas a mudança seria fácil. Entretanto, esta visão está errada. É impossível fazer mudanças sem envolver as pessoas e aí está o segredo das empresas em que a melhoria faz parte da sua filosofia.

Nestas empresas está claro que apesar das dificuldades, somente as pessoas estão aptas a pensar, resolver problemas e melhorar.

As pessoas são vistas como a chave para a expansão e fortalecimento da empresa. O que é realmente necessário para o sucesso dos projetos é uma crença incondicional que as pessoas são a chave para o sucesso e, assim, a empresa deverá fazer de tudo para desenvolver um sistema que apoie os esforços de melhoria.

Com o mercado de trabalho cada vez mais escasso de talentos, empresas e gestores inteligentes deram conta de que há um enorme número de colaboradores a espera de uma oportunidade de enfrentar desafios.

Porém, conectar estes talentos aos desafios que os motivam é uma das tarefas mais complicadas do gestor.

Para a geração Y, o salário deixou de ser a principal razão de se trabalhar. O que mais os motiva é a possibilidade de fazer parte de uma equipe que não tem medo da mudança e os apoia na caminhada diária rumo a excelência e a melhoria continua.

Empresas que investem em seus colaboradores conseguem atrair estes talentos sem que necessitem pagar fortunas. Isto acontece porque um processo de desenvolvimento humano genuíno é uma das maiores fontes de satisfação e atração deste jovens.

Reconhecimento no mercado

Além de estabelecer uma postura crítica em relação ao estabelecimento, é necessário fazer uma pesquisa sobre a validade do curso no mercado de trabalho. Afinal, por que ter um certificado que pode não contribuir para sua capacitação e reconhecimento como profissional?

Portanto, é importante:

• fazer pesquisas com outros profissionais para saber se o retorno foi positivo ou negativo;
  • informar-se sobre o reconhecimento da escola e do curso dentro de uma empresa;
  • analisar quais são os cursos que melhor atendem suas necessidades.

Vale ressaltar ainda que o aprendizado a distância é prático e pode ser mais rentável.

Entretanto, nada substitui a dedicação do aluno e a responsabilidade no aprendizado, pois mesmo que um certificado de curso online tenha o mesmo valor que o presencial, o sucesso da utilização do método virtual depende da força de vontade em aprender. Por isso, colocar o ensino como prioridade é essencial.

Para continuar aprendendo, não perca tempo! Se inscreva agora em um de nossos cursos de certificação Seis Sigma. Faça sua inscrição nos links a seguir: Green Belt/Black Belt.