a-teoria-dos-jogos

A teoria dos jogos

Elaborar uma estratégia significa pensar todas as suas opções, considerando as reações do seu adversário. A teoria dos jogos é uma forma de se utilizar algumas ferramentas formais com o intuito de antecipar o movimento do outro “jogador”, um dos seus principais conceitos é se imaginar na posição de seu adversário, e tentar imaginar o que você faria se estivesse no lugar dele.

Muito utilizada como uma forma de tomar decisões estratégicas, a teoria do jogo segue, além da ideia geral citada no paragrafo anterior, uma base analítica onde são estudadas as tomadas de decisão entre indivíduos, nos momentos em que seu resultado depende das decisões dos outros.

Essa base analítica se realiza através de estudos de cenários, onde existem vários interessados em otimizar os próprios ganhos, o que pode acarretar em alguns conflitos internos.

 

Como funciona

Ao estudar os cenários com as possíveis caminhos a se seguir possibilita enxergar o resultado de suas escolhas de forma mais clara, por exemplo, em cenários onde o que se busca é uma redução de custos, deve-se lembrar da curva de demanda, o que isso quer dizer?

Qualquer iniciativa de se abaixar o preço, gera um aumento de receita, por influenciar seu market-share. Além de manter atenção a esses aspectos, lembre de seu concorrente. Essa alteração irá atrair mais clientes para sua empresa, mas como seu concorrente irá reagir a isso? Será que poderão realizar a mesma alteração de preço? Oferecer um produto inédito?

Tudo deve ser levado em consideração, pois a estratégia dele também gera influência em seus negócios, a alteração inclusive pode deixar de ter o resultado esperado perante as ações da concorrência.  

O resultado de uma decisão depende obrigatoriamente da movimentação dos dois concorrentes, tornando todo esse processo muito mais abrangente e complexo.

Por isso a teoria do jogo é tão interessante, você precisa saber quais são os ganhos ou perdas de cada combinação, além de identificar quais são os incentivos mais atraentes para seu adversário, lembrando também que ele também está imaginando quais são os seus ganhos para também tomar uma decisão.

Dito isso, o aspecto mais importante e que deve ser lembrado sempre é isso, suas decisões não são independentes, e em ambos os casos, lucro ou prejuízo, dependem da combinação de muitas ações em cadeia até chegar em um equilíbrio.

Ferramentas que podem ser utilizadas

A teoria dos jogos não é totalmente intuitiva, ela oferece metodologias que ajudam a organizar o seu raciocínio nos jogos do cotidiano com seu concorrente. Esses conceitos bem estruturados vão ajudar nessa análise, são alguns deles:

  •  Matriz de resultados ou esquema de incentivos;
  • Equilíbrio de Nash;
  • Estratégia dominante.

Assim como várias teorias de administração ajudam a estruturar o seu pensamento nas decisões competitivas, a Teoria dos Jogos possui modelos formais e exemplos que facilitam o entendimento nas decisões interdependentes, além de facilitar a comunicação e treinamento dos conceitos como qualquer teoria formal. A base da teoria é colocar-se na posição do outro e raciocinar o que você faria em cada situação, modelando todas as interações com benefícios/prejuízos de ambos e daí tomar a melhor ação estratégica.

Em conjunto a análise de teoria dos jogos, que o faz pensar de forma global, a análise de dados, como podemos perceber, tem um peso igualmente significante, para isso saber tomar decisões analíticas, para isso a metodologia Seis Sigma serve muito bem para auxiliá-los com as ferramentas necessárias.

Para mais informações sobre os benefícios das ferramentas seis sigma para sua empresa acesse o link.

Agora você tem uma ideia de como começar a pensar de forma analítica, e quais conjuntos de ferramentas usar nessas decisões, para um conhecimento mais amplo sobre a metodologia Seis Sigma continue acompanhando nossos conteúdos!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *