Quais São os Principais Programas de Acreditação Hospitalar, O Processo e Suas Vantagens

publicado em | atualizado em

A acreditação hospitalar visa garantir um atendimento de qualidade, reduzindo custos, otimizando processos de gestão e diminuindo o tempo de atendimento.

Preocupadas com a melhoria dessas ações, instituições nacionais e internacionais criaram programas de aprimoramento voltados especificamente para o âmbito hospitalar.

Esses processos chamam-se programas de acreditação hospitalar, os quais possuem inúmeras vantagens para todos os envolvidos no processo de atendimento à saúde, o que inclui de administradores a pacientes.

Por meio de protocolos ajustáveis a diferentes realidades, as iniciativas oferecem uma série de possibilidades de acreditação, com variadas formas e níveis de aplicação.

Além de todas as vantagens do ponto de vista da gestão, esses programas ainda oferecem redes de colaboração entre os membros e reconhecimento internacional das entidades acreditadas.

De forma integrada e eficiente, a acreditação hospitalar aborda aspectos desde a gestão de pessoas e procedimentos até pontos específicos dos cuidados relacionados à administração patrimonial.

Acompanhe o artigo e descubra tudo sobre o assunto, entendendo como você pode se beneficiar da acreditação hospitalar e de que forma colocá-la em prática.

O que é Acreditação Hospitalar?

O que é Acreditação Hospitalar?

Acreditação hospitalar é uma estratégia  voltada à racionalização e ordenação das Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde no Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar.

Há diferentes programas e metodologias de implementação da acreditação hospitalar, mas, em comum, todos eles se voltam diretamente à educação e formação permanente dos profissionais da saúde.

Tais processos estão, principalmente, vinculados ao aperfeiçoamento, à segurança e à qualidade no atendimento e cuidado dos pacientes.

Mais do que isso, os programas de acreditação hospitalar têm como objetivo a melhoria contínua dos serviços prestados, o que se dá por meio de protocolos, padrões e metas nacionais e internacionais de segurança aos pacientes.

Em linhas gerais, pode-se dizer que a acreditação hospitalar tem a ver com a incorporação de um sistema de gestão, estabelecendo técnicas padronizadas, que servem como referência para resultados eficientes.

A acreditação hospitalar não é obrigatória, mas possuir esse reconhecimento acrescenta credibilidade – até mesmo internacional – ao serviço de atendimento hospitalar, o que é um diferencial competitivo importante.

As vantagens não ficam restritas ao aspecto competitivo de mercado, mas também às melhorias dos processos internos dos serviços de saúde.

Isso porque toda a estrutura de atendimento é impactada pelas diretrizes estabelecidas nos diferentes programas.

Além disso, há variadas metodologias e ferramentas de gestão utilizadas, que se adaptam aos diferentes tipos de serviços de atendimento hospitalar.

Isso permite que a escolha do programa atenda às necessidades, objetivos e mesmo ao perfil da organização.

Quais são os principais programas e tipos de acreditação hospitalar?

Quais são os principais programas e tipos de acreditação hospitalar?

Para tentar facilitar a decisão na hora de escolher um programa de acreditação hospitalar, preparamos uma lista com os mais reconhecidos.

Como já dito, há modelos de padronização nacionais e internacionais, com diferentes características, mas que atendem, todos eles, às prerrogativas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e que estão de acordo com sua normativa geral.

Organização Nacional de Acreditação (ONA)

No Brasil, a Organização Nacional de Acreditação é uma das principais instituições de avaliação e acreditação hospitalar.

O trabalho da ONA tem como principal requisito o reconhecimento da alta qualidade de seus serviços na área da saúde.

Um dos mais distintos atributos da entidade é ser a única organização que oferece diferentes níveis de acreditação, que são os seguintes:

Acreditado

Acreditado Pleno

Acreditado com Excelência.

Nesse sentido, a grupo hospitalar que optar pelo reconhecimento da ONA poderá implementar sua acreditação de forma mais rápida, uma vez que o processo está dividido em etapas.

Com esse modelo, as unidades de saúde e demais organizações da área garantem, gradualmente, a melhoria de seus processos, podendo ampliar progressivamente o status de sua acreditação hospitalar.

Como a de primeiro nível está ligada principalmente aos processos relacionados ao atendimento e segurança dos pacientes, ela cumpre mais de 70% dos padrões de segurança da ONA, abarcando todas as atividades da instituição.

Já a acreditação pleno também se relaciona com a gestão integrada de toda a organização, mas supera os 80% de padrões de segurança vinculados aos pacientes.

O avanço, na relação com o nível anterior, além do percentual de aplicabilidade, está ligado à comunicação integrada entre as atividades.

O nível mais sofisticado, segundo os padrões da ONA, é o Acreditado com Excelência.

Como características, ele eleva os patamares de padrão no atendimento aos pacientes para mais de 90%, a gestão integrada para mais de 80% e, ainda, tem como meta a consolidação de uma cultura organizacional voltada para a melhoria contínua.

Enquanto a validação Acreditado e Acreditado Pleno da ONA tem validade de dois anos, a Acreditação com Excelência é válida por três anos.

Joint Commission International (JCI)

A Joint Commission International atua em âmbito global, há décadas, com uma presença que ultrapassa a metade dos países do globo, atendendo instituições hospitalares em mais de 90 nações.

O objetivo dessa organização é melhorar a segurança e a qualidade do atendimento aos pacientes.

Para alcançar essa meta, conta com uma comunidade internacional de colaboradores que tem como objetivo formar pessoas, compor publicações, fazer consultoria e prestar serviços de avaliação.

Seus padrões de acreditação dividem-se em três eixos, além das exigências para participação na acreditação, visando o atendimento e as ações em nível global da organização hospitalar.

São eles:

Padrões centrados no paciente

Padrões de gestão da instituição de saúde

Padrões de hospital de centro médico acadêmico.

No que diz respeito aos padrões centrados no paciente, essa acreditação hospitalar tem preocupações com o acesso e continuidade dos cuidados com os pacientes, o respeito aos seus direitos e aos da família, além da avaliação dos pacientes.

Também aspectos relacionados à administração e ao uso de medicamentos, bem como as instruções à família, são preocupações centrais do primeiro eixo.

Uma vez vencidos esses protocolos relacionados diretamente ao trabalho com os pacientes, há os padrões de gestão da instituição de saúde.

Nesta etapa, o foco é a melhora da qualidade e segurança do paciente, prevenção e controle de infecções, governança, liderança e gestão.

Ainda compõem essa dimensão do processo de acreditação aspectos relativos ao gerenciamento e segurança da instalação, qualificação e formação profissional da equipe, bem como a gestão das informações.

A última seção da acreditação hospitalar da Joint Commission International refere-se aos padrões de hospital de centro médico acadêmico.

Eles se conectam com a formação profissional médica e os programas de pesquisa envolvendo seres humanos.

O programa JCI de acreditação hospitalar requer a integração de todos os eixos para reconhecer uma casa de saúde como acreditada.

E é justamente isso que confere o padrão de excelência dos processos de gestão em escala global.

Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde (NIAHO)

A Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde ou National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (NIAHO), no original em inglês, é o primeiro programa integrado de acreditação hospitalar dos Estados Unidos.

Metodologicamente, esse sistema de acreditação integra dois ou mais conjuntos de padrões em uma mesma pesquisa para produzir resultados mais eficientes.

Trata-se de uma acreditação internacional, cujo diferencial centra-se nos protocolos voltados à gestão de riscos, abordando diferentes dimensões sobre o tema.

O foco se volta à eliminação máxima dos riscos à vida dos pacientes.

Isso porque tais procedimentos estão ligados desde a avaliação da pessoa que procura atendimento até a sua alta hospitalar.

A acreditação NIAHO baseia-se em uma perspectiva de atuação inovadora e avançada, com o objetivo de alcançar a excelência no atendimento e reconhecimento pela atuação hospitalar.

Isso se dá por meio de validação de sistemas, modelos de gerenciamento e programas especializados de treinamento.

Dentro do escopo de atuação da Acreditação Nacional Integrada para Organizações de Saúde, está também a contínua melhoria da assistência médica e a garantia de cuidados seguros com foco absoluto no paciente.

As vantagens da acreditação NIAHO, além de uma preocupação especial com a gestão de riscos, estão ligadas às ferramentas de avaliação e gestão da segurança das instalações físicas em perspectiva com a proteção da vida e saúde dos pacientes.

Soma-se a isso um rigoroso processo de avaliação do corpo clínico e de planejamento programado da alta hospitalar.

Essa acreditação, no Brasil, é realizada por auditores americanos, que avaliam se as aplicações realizadas estão em conformidade com as normas vigentes.

Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS)

A Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) é um dos mais inovadores players de tecnologia voltados às questões relacionadas à saúde.

Trata-se de uma consultoria global que dá suporte à transformação do ecossistema de saúde, apostando em saídas tecnológicas.

A acreditação hospitalar da HIMSS leva em conta os requisitos que devem ser atendidos para um hospital ter condições de implementar o prontuário eletrônico, por exemplo.

Isso tem a ver com uma série de procedimentos e com o estabelecimento de um novo paradigma na gestão hospitalar, com foco na tecnologia.

Mais do que atuar restritivamente nas casas de saúde, a HIMSS oferece soluções voltadas às políticas públicas na área da saúde.

Por meio de ações fundamentadas em pesquisas, ela orienta seu trabalho para análise e aconselhamento de líderes globais, bem como influenciadores, sobre as melhores práticas que aliam tecnologia e saúde.

Entre as ações realizadas pela organização, está a realização de eventos e a oferta de materiais educacionais para trabalhadores dos hospitais, mas também fornecedores e governos, com o intuito de subsidiá-los a tomar decisões mais assertivas.

As agências que prestam serviços na área da saúde que se tornam membros do programa de acreditação hospitalar da HIMSS contam os benefícios de formação tecnológica na área de educação.

E vale destacar que eles se estendem para todo corpo médico, dos iniciantes aos veteranos.

Accreditation Canada

O programa de acreditação hospitalar da Accreditation Canada se volta à capacitação de hospitais para a atuação de alta performance na operação, qualidade e segurança dos atendimentos.

Foca seus esforços em três questões bastante sensíveis:

Governança clínica

Medicina de evidência

Sobrecarga dos colaboradores.

Para atender a esses três eixos, mesmo sendo um programa global, a metodologia de acreditação hospitalar foi desenvolvida para ser adaptada localmente.

Além disso, os programas da Accreditation Canada estão disponíveis em diversos idiomas, incluindo o português.

Com uma filosofia voltada para o envolvimento de toda a organização, essa acreditação também se divide em três níveis: Gold, Platinum ou Diamond.

Quanto mais sofisticado o nível, maior o acesso a ferramentas de gestão.

Em linhas gerais, o programa de acreditação hospitalar busca agregar melhoria à qualidade de atendimento, minimizando riscos e oferecendo serviços com altos níveis de consistência.

No que diz respeito à atuação das equipes, aposta na melhoria contínua dos processos, simplificação e integração das atividades da forma mais sistêmica e clara possível.

Na relação do hospital com as famílias, o programa da Accreditation Canada oferece treinamentos voltados para cuidados respeitosos, levando em conta as particularidades culturais de cada região, sempre buscando responder às necessidades e crenças dos pacientes.

Todas as ferramentas de gestão oferecidas pela Accreditation Canada não apenas visam a maior eficiência nas ações realizadas como também conferem maior credibilidade às entidades conveniadas.

Do ponto de vista da captação de recursos, trata-se de um diferencial importante na relação com governos, financiadores, fornecedores e parceiros.

O que é o Processo de Acreditação Hospitalar?

O que é o Processo de Acreditação Hospitalar?

A Acreditação Hospitalar é o processo de reconhecimento formal, por parte de um organismo de acreditação, de que o hospital ou unidade de saúde atende requisitos previamente e oficialmente definidos, demonstrando competência técnica no cumprimento de protocolos de avaliação.

A definição que apresentamos no parágrafo acima consta nas diretrizes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Durante o processo de acreditação hospitalar, há o envolvimento de diversas áreas de uma unidade de saúde, desde as equipes técnicas, até a científica e clínica.

Atender às normas de acreditação requer, inclusive, ações de melhoria nos processos administrativos dos laboratórios, o que exige da equipe da acreditação uma formação técnica mais sofisticada.

Diferente dos processos de certificação, que são menos rigorosos, a acreditação hospitalar se orienta por protocolos internacionais de qualidade em todos os processos de gestão.

Enquanto na certificação são as instituições que decidem que protocolos seguir e qual área certificar, nos programas de acreditação, as normativas são rigorosas e seguem padrões estabelecidos pela entidade que fará o reconhecimento.

Como Conseguir a Acreditação Hospitalar

Como Conseguir a Acreditação Hospitalar

Basicamente, para conseguir a acreditação hospitalar, é necessário que uma unidade de saúde, qual seja sua dimensão, procure o programa que melhor combine com as suas necessidades, objetivos e possibilidades financeiras.

O campo da área da saúde é muito rico em opções de acreditação.

O programa pode ser aplicado desde instituições públicas a entidades privadas, tais como hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios de exames, maternidade, entre outros.

Depois de ter conhecido, nos tópicos anteriores, uma série de programas de acreditação hospitalar, a recomendação é analisar as alternativas e escolher o perfil mais alinhado à cultura organizacional de sua empresa.

E se há ainda alguma dúvida sobre a importância de dar esse passo, vamos listar as vantagens da acreditação hospitalar na sequência.

Vantagens de Obter a Acreditação

As vantagens de obter a acreditação hospitalar começam pelo reconhecimento internacional, o que confere um diferencial de mercado importante.

Mas há várias outras.

Veja uma lista com as principais.

Melhoria nos processos de gerenciamento de pessoal e correções contínuas

Maior protagonismo no mercado

Redução de custos e aumento da competitividade

Otimização dos processos para pacientes e colaboradores

Mais confiança nos serviços prestados

Satisfação dos clientes nos serviços adquiridos

Integração otimizadas entre os diversos setores

Maior segurança e redução da possibilidade de acidentes de trabalho

Ampliação do desenvolvimento individual e coletivo das equipes

Valorização do currículo e maior capacitação dos colaboradores.

Conclusão

Como vimos ao longo do artigo, os programas de acreditação hospitalar possuem vários níveis e formas de aplicação.

Tratam-se, além disso, de protocolos internacionais de gestão de pessoas e patrimonial.

Mais do que apenas uma certificação, a acreditação hospitalar traz novos horizontes de negócio, de atendimento e de gestão às organizações que integram os programas.

Trata-se de um projeto que atende os interesses de ponta a ponta do processo, uma vez que os gestores asseguram um atendimento de alta performance e, os usuários do sistema de saúde, uma assistência qualificada, justa e atenciosa.

Com o envolvimento amplo de todas as pessoas que compõem o ecossistema das unidades de saúde, os programas de acreditação hospitalar visam preencher gaps tanto dos procedimentos cotidianos e das rotinas de atendimento quanto garantir uma formação continuada e qualificada.

Agora que você conhece quais são as principais iniciativas do tipo, seus processos e as vantagens de aplicação para as organizações, é hora de pôr a mão na massa e aprofundar ainda mais seus conhecimentos.

Garantir o bem-estar de pacientes, equipes médicas e demais técnicos do ambiente hospitalar é um desafio constante para uma área que enfrenta decisões duras de ser tomadas diariamente.

Produzir um ambiente no qual os processos decisórios, administrativos e clínicos sejam melhor subsidiados com clareza informacional e transparência na condução dos desafios diários é uma tarefa que pode ser facilitada.

E isso acontece quando se tem ferramentas de gestão adequadas, em especial com reconhecimento internacional de um programa de acreditação hospitalar.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco.

[index]
[index]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d<c.length;d++){var e=c[d]
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d<c.length;d++){var e=c[d]