Artigo: O que é inovação?

Artigo: O que é inovação?

O que é inovação

O que é inovação ? Nos dias atuais a palavra inovação é muito utilizada no contexto de ideias e invenções. Mas inovação não são apenas ideias e invenções, nem avanços científicos e tecnológicos. Inovação é um conceito muito mais ligado ao valor. Inovação é algo novo e que consegue alterar, gerando valor, o seu ambiente. O tamanho da inovação é diretamente relacionado com o tamanho do impacto desta mudança. É algo que ocorre dentro das organizações, porém gera uma mudança externa.

Mudança externa

É por isso que as organizações que buscam inovar devem pautar seus esforços não em desenvolver tecnologias, mas no mercado em que atuam. Quando uma empresa realiza esforços para buscar uma inovação voltada a produtos, poderão surgir verdadeiros “milagres tecnológicos”, porém com resultados econômicos decepcionantes. E este é um erro comum. Seus exemplos são numerosos. Quem não se lembra do carro DeLorean DMC-12, que estrelou o filme “De volta para o Futuro” de 1985? Um carro com design arrojado, motor potente e vários adereços tecnológicos: um produto verdadeiramente moderno. Entretanto suas vendas foram extremamente fracas e a companhia faliu, produzindo menos de 10 mil exemplares deste veículo. A DeLorean foi extinta, pois buscou ser uma empresa criativa, mas não inovadora e acabou cegando-se com o excessivo brilho da tecnologia.

The internet in your pocket

As empresas que de fato foram e são inovadoras sempre tiveram essa visão de inovação voltada ao mercado muito clara em sua cultura. A Apple, considerada a mais inovadora empresa da atualidade, sempre focou na sua proposição de valor ao invés da qualidade técnica de seus produtos. O exemplo disso é o slogan criado para o primeiro iPhone: “The internet in your pocket”. Ele mostrava claramente qual o valor a ser entregue.

O que fará a diferença aos serviços telefônicos?

Companhias do passado com forte viés inovador também sabiam disso. Os Laboratórios Bell, que dominaram o cenário técnico-científico da metade do século XX, tinham como lema a pergunta “O que fará a diferença aos serviços telefônicos?”. A visão era focada no mercado, não nas tecnologias. E foi com essa visão extremamente voltada ao mercado que os Laboratórios Bell conseguiram desenvolver tecnologias novas e complexas. Dentro dele nasceu o transistor e desenvolveram-se todos os fundamentos matemáticos da teoria da informação, sempre melhorando a sociedade ao seu redor e lucrando com isso.

Para encerrar, lançamos uma reflexão e um desafio. O que nossas organizações podem fazer de novo que vai mudar o mercado no qual estamos inseridos? É uma pergunta complexa e difícil. Atualmente, existem várias técnicas que nos ajudam a respondê-la. Podemos metodicamente montar um Business Model Canvas de nossos negócios para visualizar oportunidades ou usar técnicas de criatividade para visualizar saídas alternativas. Apesar da busca desta resposta ser diária e trabalhosa, quando finalmente a alcançamos, as recompensas são enormes.

Confira nosso bate papo sobre criatividade e inovação.

 

 

 

O que é inovação

 

[retweet]
[facebook]

3 respostas

Trackbacks & Pingbacks

    Deixe uma resposta

    Want to join the discussion?
    Feel free to contribute!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado.