TODOS OS CURSOS DA EDTI POR R$ 169,90/MÊS.
INCLUINDO GREEN E BLACK BELT!!
Comece agora e cancele quando quiser.
balanceamento de linha

A Importância do Balanceamento de Linha

por
publicado em | atualizado em

Manter a produção de uma empresa sempre no alto e a rotina bem organizada não é uma tarefa fácil. Afinal, existem diversos fatores externos que podem influenciar no fluxo de trabalho, diminuindo-o ou aumentando-o dentro da rotina corporativa. Por esse motivo, processos como o balanceamento de linha são fundamentais para o sucesso de qualquer companhia.

Através dele, é possível entender mais sobre a atual situação da organização, bem como os maiores gargalos que precisam ser trabalhados. Desse modo, constrói-se uma gestão com base na resolução de problemas, o que é essencial para manter o crescimento constante da empresa.

Sabendo disso, criamos aqui um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre balanceamento de linha. Desse modo, não será difícil trazê-lo para a prática em sua empresa e torná-lo uma parte integrante do dia a dia de sua administração. Acompanhe abaixo!

O que é balanceamento de linha?

O que é balanceamento de linha?

Chamamos de balanceamento de linha os processos que visam entender o nível da empresa em relação a sua produtividade, bem como a atual situação da distribuição de tarefas e demandas dentro da empresa.

Seu principal objetivo é a resolução de gaps e a redução dos gargalos de produção, os quais podem ser fatores bastante prejudiciais para o rendimento da organização e da equipe.

Através dele os líderes da empresa ganham a oportunidade de entender melhor os seus próprios setores, tanto em relação a produtividade individual de cada funcionário quanto sobre o resultado geral obtido diariamente, semanalmente e mensalmente e assim criar estratégias para elevar a produtividade em todos os setores.

Balanceamento de linha de produção

O balanceamento de linha de produção é realizado quando, de fato, a empresa trabalha com a produção e confecção de produtos em seu dia a dia. Ele considera fatores como uso do estoque de matéria-prima disponível, distribuição das máquinas, uso efetivo de cada colaborador e tempo geral de produção.

Dentro do balanceamento de linha de produção, a organização de tarefas é um fator primordial. A gestão deve analisá-la de maneira intensa, para que entenda se os funcionários estão bem alocados em suas devidas praças e se os setores estão trabalhando de maneira interligada.

Caso a resposta seja negativa esses pontos devem ser trabalhados de maneira intensa, sempre priorizando a melhora na produtividade e, consequentemente, o aumento do lucro da corporação.

Balanceamento de linha de montagem

As linhas de montagem se tratam do fluxo de operação contínua, onde cada setor possui papel fundamental para que a tarefa dos demais seja realizada. Ou seja, são um caminho de processos seguidos, os quais devem estar em perfeita sincronia para que a produção da companhia cresça da maneira idealizada.

Dentro do balanceamento de linha de montagem, o principal fator considerado é o TC ou tempo de ciclo.

Ele pode ser definido como o tempo máximo que cada processo deve levar para ser concluído. Nesse sentido, também indica uma média de tempo para a produção, estabelecendo limites para que a companhia atinja as suas metas.

Qual a importância do balanceamento de linha?

Qual a importância do balanceamento de linha?

O balanceamento de linha em um enfoque simplificado é muito importante para a resolução de gargalos dentro da empresa. Através dele é possível identificar problemas e solucioná-los antes que causem atrasos ou prejuízos para a empresa.

Além disso, o balanceamento de linha também permite que os gestores identifiquem quais colaboradores estão tendo dificuldades com a realização de suas demandas.

A partir dessas análises eles podem proporcionar treinamentos e realocar os funcionários de modo a extrair deles o seu potencial máximo, sempre a favor do bem-estar da corporação e do aumento da lucratividade da companhia.

Como fazer o balanceamento de linha?

Para realizar essa prática, vale criar um balanceamento de linha de produção no Excel, onde deverão ser informados, em primeiro lugar, os seguintes fatores:

  • TC: tempo de produção / quantidade produzida no tempo;
  • NR: número real de colaboradores;
  • N: número teórico de colaboradores;
  • E: porcentagem de possível eficiência do balanceamento.

Depois, basta começar a notar os tempos utilizados para cada processo, buscando sempre fazer uma comparação entre os tempos mais discrepantes. Assim, depois pode-se fazer uma análise completa com os resultados colhidos, entendendo quais mudanças devem receber prioridade de tratamento.

Quais procedimentos devo seguir para criar um?

Para que um balanceamento de linha seja realizado corretamente, alguns procedimentos são essenciais e devem fazer parte do processo. Confira quais são:

  • Agrupar as tarefas individuais;
  • Formar grupos para cada posto de trabalho;
  • Definir um número mínimo de postos de trabalho;
  • Entender se os grupos escolhidos foram efetivos e trabalharam bem juntos.

Exemplos

Realizar esse processo na prática pode ser um pouco complicado. Sendo assim, separamos aqui um exercício resolvido e prático sobre balanceamento de linhas de montagem em formato de exemplo, para que você entenda na prática como realizar esse processo.

Imagine que um operador trabalha uma hora e meia a cada duas horas. Nesse tempo, ele deve produzir 20 peças a cada 2 horas. Nesse sentido, seu TC será de 4,5 minutos por peça, tendo em vista que 90 min/20: 4,5.

O N varia de acordo com a estimativa de cada empresa. Nesse sentido, seu cálculo deve ser feito com base em N = tempo total para produzir um componente na linha / TC.

Após ter em mãos o resultado dessa conta, passamos ao processo de dividir o trabalho entre os postos, sempre tendo como base o TC obtido, sem ultrapassá-lo. Por último, basta fazer o cálculo final do balanço, utilizando a fórmula E =  N/NR.

E aí, ainda ficou com alguma dúvida sobre o tema? Diga nos comentários!

E se você deseja continuar por dentro dos melhores conteúdos para a sua empresa, conheça o nosso blog! Aqui postamos artigos com tudo que você precisa saber para tornar a sua produção ainda maior e mais lucrativa!